Timbre

Relatório de Atividades

ÁREA

Gerência de Planejamento Estratégico (PRPE) / Superintendente Executiva (SUE)

título

Relatório do Plano de Dados Abertos da Anatel (PDA) 2018/2020

PERÍODO

01/11/2018 a 31/10/2019

OBJETIVOS

Apresentar os resultados alcançados acerca do Plano de Dados Abertos da Anatel relativo ao período de 2018/2019, em conformidade com o Plano de Ação (Anexo I) do PDA aprovado pela Portaria nº 1838, de 1º de novembro de 2018, alterado pela Portaria nº 1935, de 23 de setembro de 2019 .

HISTÓRICO

O Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, publicado no Diário Oficial da União em 12 de maio de 2016, instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal com os seguintes objetivos:

Promover a publicação de dados contidos em bases de dados de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sob a forma de dados abertos;

Aprimorar a cultura de transparência pública;

Franquear aos cidadãos o acesso, de forma aberta, aos dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo federal, sobre os quais não recaia vedação expressa de acesso;

Facilitar o intercâmbio de dados entre órgãos e entidades da administração pública federal e as diferentes esferas da federação;

Fomentar o controle social e o desenvolvimento de novas tecnologias destinadas à construção de ambiente de gestão pública participativa e democrática e à melhor oferta de serviços públicos para o cidadão;

Fomentar a pesquisa cientifica de base empírica sobre a gestão pública;

Promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação nos setores público e privado e fomentar novos negócios;

Promover o compartilhamento de recursos de tecnologia da informação, de maneira a evitar a duplicidade de ações e o desperdício de recursos na disseminação de dados e informações; e

Promover a oferta de serviços públicos digitais de forma integrada.

A Resolução nº 3, de 13 de outubro de 2017, do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, aprovou as normas que dispõem sobre procedimentos complementares e diretrizes para a elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos, conforme disposto no Decreto nº 8.777/2016.

As referidas normas estabelecem que a autoridade designada nos termos do art. 40 da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informação - LAI) será responsável por assegurar a publicação e a atualização do PDA, e será responsável pela elaboração de Relatório Anual sobre o cumprimento do PDA, com recomendações sobre as medidas indispensáveis à implementação e ao aperfeiçoamento da Política de Dados Abertos.

RESULTADOS ALCANÇADOS

I. Divulgação dos Dados Abertos

O Plano de Dados Abertos da Agência, aprovado pela Portaria nº 1.838/2018 e alterado pela Portaria nº 1.935/2019, previu a publicação de 29 bases de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos nos primeiros 12 meses de sua vigência, conforme relacionado abaixo:

Item

Base de Dados

Descrição

Mês/Ano Publicação

Curadoria de Dados

Periodicidade de Atualização

1

Indicador: Ampliar a parcela da população coberta com rede de transporte (backhaul) óptica (PPA 2016-2019)

Indicador para o acompanhamento da meta do PPA 2016-2019 que trata da ampliação da parcela da população coberta com rede de transporte (backhaul) óptica.

dez/18

PRUV/SPR

Semestral

2

Indicador: Aumentar a velocidade média da banda larga fixa (PPA 2016-2019)

Indicador para o acompanhamento da meta do PPA 2016-2019 que trata do aumento da velocidade média da banda larga fixa prestada por meio do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM.

dez/18

PRUV/SPR

Semestral

3

Indicador: Aumentar a proporção de acessos da banda larga móvel (3G/4G) para 90% dos acessos móveis pessoais (PPA 2016-2019)

Indicador para o acompanhamento da meta do PPA 2016-2019 que trata do aumento da proporção de acessos da banda larga móvel (3G/4G) para 90% dos acessos móveis pessoais em operação no Serviço Móvel Pessoal - SMP.

dez/18

PRUV/SPR

Mensal

4

Indicador: Disponibilizar o serviço de banda larga móvel em todos os municípios do país (PPA 2016-2019)

Indicador para o acompanhamento da meta do PPA 2016-2019 que trata da disponibilização do serviço de banda larga móvel em todos os municípios do país.

dez/18

PRUV/SPR

Semestral

5

Acessos por velocidade contratada (banda larga fixa)

Quantidade de acessos em serviço na banda larga fixa por velocidade contratada coletada das prestadora do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM que possuam mais de 50 mil acessos em serviço.

dez/18

PRUV/SPR

Trimestral

6

Proporção da população coberta por rede móvel, por tipo de tecnologia

Indicador (9.c.1) associado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 9 - da Agenda 2030 das Nações Unidas, que trata da proporção da população coberta por rede móvel, por tipo de tecnologia.

dez/18

PRUV/SPR

Semestral

7

Acessos em Serviço na banda larga fixa, por 100 habitantes, por velocidade de conexão

Indicador (17.6.2) associado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 17 - da Agenda 2030 das Nações Unidas, que trata do número de acessos em serviço na banda larga fixa (Serviço de Comunicação Multimídia - SCM), por 100 habitantes, por velocidade de conexão.

dez/18

PRUV/SPR

Mensal

8

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017

Dados associados a pesquisa de satisfação e qualidade percebida realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel em 2017.

dez/18

RCIC/SRC

Anual

9

Relação de Municípios com Prestadoras e Tecnologias - SMP

Relação de municípios que possuem prestadoras de telefonia móvel (Serviço Móvel Pessoal - SMP) e as tecnologias disponíveis por prestadora

dez/18

COQL/SCO

Mensal

10

Escolas Rurais Conectadas

Relação de escolas públicas rurais que possuem conexões de dados, por tecnologia de acesso e prestadora.

mar/19

COUN/SCO

Trimestral

11

Municípios com Áreas Rurais Atendidas

Relação de municípios que possuem escolas públicas rurais com conexão de dados e prestadora associada.

mar/19

COUN/SCO

Trimestral

12

Códigos de Seleção de Prestadora (CSP)

O Código de Seleção de Prestadora (CSP) identifica uma empresa que pode executar ligações de longa distância nacionais ou internacionais. O código tem o formato padronizado de 2 (dois) caracteres numéricos que devem ser digitados pelo usuário antes do código de área da localidade.

mar/19

ORCN/SOR

Mensal

13

Serviços de Utilidade Pública e de Emergência (SUP)

São os serviços reconhecidos pelo poder público que colocam ao dispor do público em geral a prestação de serviços de interesse do cidadão mediante, dentre outras formas, a utilização de código de acesso telefônico de fácil memorização no formato tridígito.

mar/19

ORCN/SOR

Mensal

14

Empresas prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia isentas de autorização da Anatel

Lista de empresas prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM isentas de autorização pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel em conformidade com o estabelecido pela Resolução nº 680/2017 da Anatel.

jun/19

ORLE/SOR

Diária

15

Autorizadas do Serviço Limitado Privado - SLP

Lista de pessoas naturais e jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Limitado Privado - SLP

jun/19

ORLE/SOR

Diária

16

Autorizadas do Serviço Limitado Móvel Aeronáutico - SLMA

Lista de pessoas naturais e jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Limitado Móvel Aeronáutico - SLMA

jun/19

ORLE/SOR

Diária

17

Autorizadas do Serviço Limitado Móvel Marítimo - SLMM

Lista de pessoas naturais e jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Limitado Móvel Marítimo - SLMM

jun/19

ORLE/SOR

Diária

18

Autorizadas do Serviço de Radioamador

Lista de pessoas naturais e jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço de Radioamador

jun/19

ORLE/SOR

Diária

19

Autorizadas do Serviço Rádio do Cidadão

Lista de pessoas naturais e jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Rádio do Cidadão

jun/19

ORLE/SOR

Diária

20

Autorizadas do Serviço Móvel Global por Satélite - SMGS

Lista de empresas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Móvel Global por Satélite - SMGS

jun/19

ORLE/SOR

Diária

21

Autorizadas dos Serviços Auxiliares de Radiodifusão e Correlatos - SARC

Lista de pessoas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar os Serviços Auxiliares de Radiodifusão e Correlatos - SARC

jun/19

ORLE/SOR

Diária

22

Autorizadas do Serviço Especial para Fins Científicos e Experimentais

Lista de pessoas naturais e jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Especial para Fins Científicos e Experimentais

jun/19

ORLE/SOR

Diária

23

Autorizadas do Serviço Limitado Especializado - SLE

Lista de pessoas jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Limitado Especializado - SLE

jun/19

ORLE/SOR

Diária

24

Autorizadas do Serviço Móvel Especializado - SME

Lista de pessoas jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Móvel Especializado - SME

jun/19

ORLE/SOR

Diária

25

Autorizadas do Serviço Especial de Radiochamada - SER

Lista de pessoas jurídicas autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel a explorar o Serviço Especial de Radiochamada - SER

jun/19

ORLE/SOR

Diária

26

Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018

Dados associadas a pesquisa de satisfação e qualidade percebida realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel em 2018.

ago/19

RCIC/SRC

Anual

27

Laboratórios de Ensaio Acreditados

Lista de laboratórios de ensaio acreditados pelo Inmetro, no âmbito específico das telecomunicações, segundo critérios próprios do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC e observada a regulamentação técnica adotada pela Anatel, reconhecidos como aptos a realizarem os ensaios exigidos no processo de avaliação da conformidade e a emitir relatórios, conforme previsto em regulamentos, procedimentos, normas para certificação e padrões vigentes. 

set/19

ORCN/SOR

Mensal

28

Organismo de Certificação Designados (OCD)

Lista de instituições técnicas legalmente constituídas que, por delegação da Anatel, conduzem processos de avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações, no âmbito da certificação compulsória, e expedem os certificados de conformidade correspondentes. Os certificados de conformidade de produtos para telecomunicações expedidos pelos OCDs constituem pré-requisito necessário à expedição da homologação, pela Anatel, para fins de comercialização e utilização legais desses produtos no Brasil.

set/19

ORCN/SOR

Mensal

29

Aplicação do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações - Fistel

Valores aplicados relativos à arrecadação das receitas do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações - Fistel.

set/19

AFFO/SAF

Mensal

Todas as bases 29 bases previstas para serem disponibilizadas no período foram devidamente publicadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos, conforme previsto no item 6.2. do Plano de Ação do PDA que trata do cronograma de publicação dos dados.

 

II. Consulta Pública

A Agência realizou Consulta Pública (processo SEI 53500.021232/2019-45) com o objetivo de incentivar a participação da sociedade e otimizar os esforços para colocar ao dispor bases em formato aberto e em conformidade com os anseios da sociedade. A Consulta Pública estava prevista no item 6.1 do Plano de Ação do Plano de Dados Abertos.

Nesse sentido, como o objetivo de aperfeiçoar os dados abertos divulgados pela Agência, foram encaminhadas as seguintes contribuições principais: 

a) Necessidade aprimorar os glossários de termos associados as bases de dados divulgadas;

b) Necessidade de sincronizar as atualizações dos dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos com as atualizações que ocorrem em transparência ativa no portal da Agência na Internet; e

c) Necessidade de avaliar a sensibilidade na divulgação dos dados geolocalizados dos sites das prestadoras dos serviços de telecomunicações em transparência ativa e no Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Além disso, foram solicitadas a divulgação das seguintes bases de dados pela Agência: 

a) Estações Very Small Aperture Terminal (VSAT) licenciadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações;

b) Relação de empresas Credenciadas de Rede Virtual do Serviço Móvel Pessoal; e

c) Acessos dos serviços de telecomunicações ainda não divulgados pela Agência.

Por fim, foi sugerido à Agência que avaliasse a possibilidade de disponibilização de bases de dados por meio de API (do inglês, “Application Programming Interface”). A Interface de Programa de Aplicativos, ou simplesmente “API”, é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na web. Um exemplo de API é o Google Maps que permite que diversos sites e aplicações utilizem os seus dados e funcionalidades. Esse ponto foi encaminhado para avaliação da equipe de TI da Agência.

As bases de dados sugeridas para divulgação (item 6.5.) serão relacionadas na proposta do novo PDA da Agência que vigorará pelos próximos dois anos (2020-2022).

Todas as contribuições recebidas foram comunicadas às diversas Curadorias de Dados por meio do Memorando-Circular nº 7/2019/PRPE/SPR (SEI 5049921).

 

III. Aperfeiçoamento do processo de publicação dos dados

Em 2019 a Agência iniciou a disponibilização de dados setoriais por meio dos "Painéis de Dados da Anatel". A ferramenta disponibiliza uma série de gráficos, mapas, dados segmentados e planilhas que podem ser úteis para consumidores, empresas, consultorias, órgãos públicos e veículos de imprensa. Atualmente, estão disponíveis em transparência ativa dados sobre os temas "Acessos", "Certificação de Produtos", "Consumidor", "Espectro e Órbita", "Outorga e Licenciamento", "Qualidade dos Serviços" e "Regulamentação".

Os relatórios presentes nos Painéis de Dados da Anatel exportam bases de dados em formato aberto (ex.: arquivos .csv), bem como alimentam os arquivos disponibilizados para consulta no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Nesse sentido, os dados disponibilizados no portal da Anatel por meio dos Painéis de Dados estão sincronizados com os dados abertos disponibilizados pela Agência.

Por outro lado, ainda existem bases de dados que não estão sendo atualizadas de forma automática e periódica, seja porque elas não estejam em bases corporativas da Agência, seja porque os dados ainda não estejam em transparência ativa nos Painéis de Dados da Anatel. Nestes casos, os dados estão sendo atualizados periodicamente, de forma manual, pelas respectivas Curadorias de Dados.

O objetivo é que existam, para todas as bases de dados publicadas, seções nos Painéis de Dados da Agência que divulguem os dados em transparência ativa, bem como gerem as respectivos arquivos, em formato aberto, que serão disponibilizados no Portal Brasileiro de Dados Abertos de forma automática e com atualizações periódicas, eliminando a necessidade de atualização manual dos dados divulgados.

 

IV. Painel de Monitoramento do GCU

O Painel de Monitoramento de Dados Abertos, disponibilizado pela Controladoria-Geral da União (CGU), apresenta um panorama da abertura dos dados pelo Poder Executivo Federal. A ferramenta permite conferir as bases de dados já publicadas, os cronogramas de publicação e acompanhar o cumprimento da política de dados abertos por diversos órgãos e entidade do Governo Federal.

Segue abaixo o resultado de consulta realizada no Painel de Monitoramento relativo a Anatel (referência: dez/2019).

 

 

Segue abaixo tabela resumo de publicações das bases de dados conforme a vigência do Plano de Dados Abertos:

 

VIGÊNCIA DO PLANO

PUBLICAÇÕES PREVISTAS

PUBLICAÇÕES REALIZADAS

% EXECUÇÃO

2016-2018

31(1)

28

90,32

2019-2020

52

41(2)

78,85%

Até novembro/2019

52

29

55,77%

TOTAL

81

69

85,19%

Notas: 

(1) Duas das bases previstas para publicação no PDA 2016/2018 não foram disponibilizadas, conforme definido em Reunião da Comissão de Gestão de Dados. Por esse motivo, o Painel de Monitoramento da CGU está prevendo a publicação de apenas 81 bases totais na vigência dos dois primeiros Plano de Dados Abertos da Agência;

(2) O total de 41 bases de dados publicadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos relacionadas na tabela acima contempla as 29 bases divulgadas até novembro/2019 e as 12 bases de dados divulgadas em dezembro/2019. Além disso, de acordo com o Plano de Ação presente no Plano de Dados Abertos 2019-2020 da Anatel, até o final da sua vigência ainda estão previstas para publicação mais 11 bases de dados.

Na consulta consta uma base de dados com publicação em atraso. Essa base se refere ao item "Indicadores Estratégicos (Plano Estratégico da Anatel)" cuja publicação foi prevista no Plano de Dados Abertos 2016-2018 da Agência, aprovado pela Portaria nº 801, de 11 de julho de 2016.

A base de dados citada não foi publicada porque ainda se encontra em fase de aprovação, no Conselho Diretor da Agência, a Portaria que instituirá os indicadores estratégicos setoriais da Anatel.

 

V. Grau de Maturidade dos Dados Abertos

Seguindo as orientações da CGU acerca do grau de maturidade na publicação de dados abertos, podemos segmentá-lo em cinco níveis principais. Nesse sentido, dados publicados se tornam mais úteis e de fácil aproveitamento e reutilização cada vez que se alcança um novo nível.

NÍVEIS

DESCRIÇÃO

1

Dados disponíveis na Web independentemente do formato, porém com licença aberta (ex: .PDF sob licença aberta).

2

Além da condição anterior, os dados estão publicados de forma estruturada, legível por máquina (ex: arquivo de Excel).

3

As condições anteriores, mas agora utilizando formato não proprietário (ex: arquivo em .CSV em substituição do arquivo em Excel).

4

Nessa etapa, o dado deve estar em formato aberto e adicionalmente deve ser publicado na web com URI (Uniform Resource Identifier) que descreva cada um deles.

5

Todas as condições anteriores, acrescentando a condição de que os dados possam ser conectados a outras bases.

 

Nesse contexto, a Agência tem publicado os seus dados abertos em formato não proprietário por meio de arquivos .CSV, associados a glossários de termos e metadados com o objetivo de auxiliar o usuário no entendimento das informações. Nesse sentido, podemos classificar os dados abertos publicados pela Anatel no nível 3 da tabela acima. 

CONCLUSÃO

Nos primeiros doze meses do Plano de Dados Abertos (2019-2020), aprovado pela Portaria nº 1.838/2018 e alterado pela Portaria nº 1.935/2019, a Agência publicou 29 das 52 bases de dados previstas, ou seja, 55,77% do total. 

Realizou, ainda, a Consulta Pública nº 38, de 26 de julho de 2019, com o objetivo de incentivar a participação da sociedade e otimizar os esforços para colocar ao dispor bases em formato aberto e em conformidade com os anseios da sociedade. As contribuições recebidas foram internalizadas com o objetivo de aprimorar os dados abertos divulgados pela Agência.

Além disso, foi diagnosticada a necessidade de incentivar as publicações de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos por meio de rotinas automáticas e com atualizações periódicas. Nesse sentido, sempre que possível, deverão ser construídos relatórios (dashboard) que possam ser disponibilizados em transparência ativa no portal da Agência na Internet por meio dos "Painéis de Dados da Anatel", o que facilitará a geração automática dos arquivos disponibilizados com dados abertos.


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Documento assinado eletronicamente por Karla Crosara Ikuma Rezende, Superintendente Executivo, em 24/03/2020, às 15:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


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Documento assinado eletronicamente por Marcelo Monteiro Macêdo, Gerente de Planejamento Estratégico, em 25/03/2020, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


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Documento assinado eletronicamente por Herculano Araújo Rodrigues de Oliveira, Coordenador de Processo, em 25/03/2020, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 4894331 e o código CRC 979AB334.




Referência: Processo nº 53500.005578/2018-15 SEI nº 4894331