Timbre

Relatório de Delegação nº 12/2019/CBC2/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.002184/2019-96

INTERESSADO: COMISSÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÕES 2 (CBC2), GRUPO RELATOR DE RADIOCOMUNICAÇÕES 5 - GRR5

origem

CBC 2: Radiocomunicações.

evento

Reunião dos Grupos de Trabalho 3J, 3K, 3L e 3M, da Comissão de Estudos 3 do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

período e local

Grupos de Trabalhos 3J, 3K e 3M: 13 a 23/05/2019 - Genebra, Suíça. 

Grupo de Trabalho 3L: 15 a 23/05/2019 - Genebra, Suíça. 

Comissão de Estudos 3: 24/05/2019 - Genebra, Suíça.

delegação

Chefe da delegação:

FREDERICO FERNANDES NEVES – Engenheiro, M.Sc., Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da ANATEL, Relator do Grupo de Trabalho 3J e CE3 no Grupo Relator de Radiocomunicações 5 (GRR.5) da CBC2, Vice coordenador do Grupo Ad Hoc Propagação e Coordenador de Processos da Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER/SOR).

Chefe alterno da delegação:

RODRIGO VIEITAS SARRUF DE ALMEIDA – Engenheiro, M.Sc. Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da ANATEL, Relator do Grupo de Trabalho 3M no Grupo Relator de Radiocomunicações 5 (GRR.5) e Gerente Regional nos Estados do Rio de Janeiro e no Espirito Santo.

Delegação da Anatel:

RODRIGO DE ARAÚJO GRANATO – Engenheiro, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da ANATEL, membro do Comitê Técnico do Grupo Ad Hoc Propagação. 

Delegados de outras entidades:

ÂNGELO ANTÔNIO CALDEIRA CANAVITSAS – Engenheiro, D.Sc. Gerente Setorial de Relacionamento da TIC com Entidades Regulatórias da PETROBRAS, Relator do Grupo de Trabalho 3L do Grupo Relator de Radiocomunicações 5 (GRR.5) e Coordenador do Grupo Ad Hoc Propagação.

introdução

A Comissão de Estudos 3, no âmbito do Setor de Radiocomunicações da UIT (UIT-R), trata dos assuntos relacionados à propagação de ondas de rádio em meios ionizados e não ionizados e ao estudo das características do ruído, com o propósito de aperfeiçoar os sistemas de radiocomunicações. Os Grupos de Trabalho da CE3 se reúnem anualmente e são assim divididos: 

GT 3J: Fundamentos de Propagação; 

GT 3K: Propagação Ponto-Área; 

GT 3L: Propagação Ionosférica; e 

GT 3M: Propagação Ponto-a-Ponto e Terra-Espaço. 

Entre as questões em discussão, cabe destacar aquelas de maior interesse para o Brasil: 

Aperfeiçoamento dos modelos de propagação aplicáveis a sistemas ponto-área, no contexto da Rec. UIT-R P.1546 e P.1812; 

Aperfeiçoamento dos modelos de atenuação por chuva; 

Desenvolvimento de estudos relacionados com propagação por difração, no contexto da revisão dos fundamentos da Rec. UIT-R P.526; 

Acompanhamento do desenvolvimento da Rec. UIT-R P.530, sobre propagação em céu claro; 

Acompanhamento do desenvolvimento da Rec. UIT-R P.1411, sobre propagação ponto-área para sistemas WLAN operando na faixa de frequências de 300 MHz a 100 GHz; 

Acompanhamento do desenvolvimento da Rec. UIT-R P.533, sobre propagação ionosférica, principalmente, considerando a introdução de sistemas digitais em HF; 

Desenvolvimento de estudos sobre radio meteorologia, no contexto do acompanhamento das Rec. UIT-R P.837, P.838 e P.839; 

Desenvolvimento de estudos sobre propagação ótica no espaço livre (FSO), no contexto do acompanhamento das Rec. UIT-R P.1621, P.1622, P.1814 e P.1817; e 

Desenvolvimento de estudos sobre condutividade do solo, no contexto de acompanhamento do Atlas Mundial de Condutividade – Rec. UIT-R P.832 – Atlas Mundial de Condutividade do Solo. 

Cabe enfatizar a importância da participação brasileira nesta reunião, uma vez que será dada continuidade às atividades relevantes para a administração brasileira constantes do Plano de Trabalho do GRR-5 – Grupo Ad Hoc Propagação da CBC2. 

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

O Delegado FREDERICO FERNANDES NEVES atuou na coordenação da participação brasileira nas reuniões dos Grupos de Trabalhos 3J, 3K, 3L e 3M, tendo participado das reuniões de todos os Grupos de Trabalhos (principalmente 3K), onde não houve coincidência de horário.

O Delegado RODRIGO VIEITAS SARRUF DE ALMEIDA atuou como responsável por acompanhar as reuniões do Grupo de Trabalho 3M e, quando não ocorria sobreposição de horários, presente nas reuniões dos demais Grupos de Trabalho.

O Delegado RODRIGO DE ARAUJO GRANATO atuou como responsável por acompanhar as reuniões do Grupo de Trabalho 3J e, quando não ocorria sobreposição de horários, presente nas reuniões do Grupo de Trabalho 3M.

O Delegado ÂNGELO ANTÔNIO CALDEIRA CANAVITSAS atuou como Chairman do WP 3L-1 e do WP 3L-2 e como responsável por acompanhar as reuniões do Grupo de Trabalho 3L e temas coincidentes no Grupo de Trabalho 3J,e, quando não ocorria sobreposição de horários, presente nas reuniões dos demais Grupos de Trabalho.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Os principais resultados obtidos encontram-se abaixo, separados por Grupos de Trabalho.

Working Party 3J (Fundamentos de Propagação):

Para os trabalhos desse grupo, participaram 95 pessoas, sendo 82 delegados de 30 administrações, sendo os demais representantes de Agências Operacionais reconhecidas, Organizações Científicas ou Industriais, Organizações Regionais e Internacionais, Organizações Intergovernamentais operando sistemas de satélites, entidades tratando assuntos de telecomunicações, representantes da academia, universidades e instituto de pesquisas.

Os trabalhos relacionados ao WP3J foram divididos em subgrupos, conforme descrito a seguir:

3J-1: Effects of the clear atmosphere (Ms C.Allen)

3J-2: Effects of clouds and precipitation (Dr. A.Martellucci)

3J-3: Global mapping and statistical aspects (Dr. L.Castanet)

3J-4: Vegetation and obstacle diffraction (Mr S. Salamon)

Foram analisados 59 documentos de entrada, sendo produzidos 15 documentos (Documento WP3J (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4309169)) para a reunião do SG3 que será realizada em 2020.

As principais alterações de documentos estão listadas a seguir, demais análises dos documentos e resultado das reuniões estão nos anexos do Chairman’s Report (Documento WP3J (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4309169)).

 

Das Recomendações:

ITU-R P.1407 (Multipath propagation and parameterization of its characteristics)

Revisada para adicionar um teste estatístico para determinar a escala sobre a qual um processo pode ser considerado estacionário em sentido amplo e uma descrição da relação entre os espectros de Doppler e e de atraso Doppler.

ITU-R P.526 (Propagation by diffraction)

Revisada para melhorar a qualidade e a precisão da Figura 9, que representa a knife-edge loss como uma função do parâmetro de difração.

ITU-R P.841 (Conversion of annual statistics to worst-month statistics)

Revisada para redesenhar a Figura 1, que, no eixo vertical, tem uma linha de grade faltante e alguns rótulos mal colocados.

ITU-R P.1057 (Probability distributions relevant to radiowave propagation modelling)

Revisada para esclarecer a diferença entre uma distribuição de probabilidade normal com média e desvio padrão arbitrária, e uma distribuição de probabilidade normal padrão com média igual a zero e desvio padrão igual a 1. A aproximação para Q(x) também foi revisada e uma aproximação para Q - 1 (x) adicionada.

ITU-R P.676 (Attenuation by atmospheric gases)

Revisado para melhorar a precisão e ampliar os métodos de previsão na Recomendação (revisão da atenuação específica do vapor de água, das alturas equivalentes em vapor de água e oxigênio, da descrição do método de atenuação do caminho inclinado, da altura da atenuação máxima do vapor de água, do parágrafo relativo a efeitos dispersivos, correção de um erro tipográfico em um coeficiente de atenuação máxima do vapor de água, adição de um método para calcular a flexão atmosférica em percursos inclinados, de um método para calcular o atraso do trajeto atmosférico excessivo em percursos inclinados, de um método calcular as temperaturas do ruído de ressurgência e ressurgência nos caminhos inclinados, e um método para calcular a atenuação do caminho inclinado usando perfis atmosféricos verticais). Como resultado da adição de métodos de predição quanto aos efeitos de propagação relacionados à atenuação gasosa, o título da recomendação foi revisado de “Atenuação por gases atmosféricos” para“Atenuação por gases atmosféricos e efeitos relacionados”.

ITU-R P.527 (Electrical characteristics of the surface of the earth)

Revisado para melhorar o método para calcular a permissividade complexa da água salgada (mar), atualizar os coeficientes da condutividade da água salina no método de permissividade complexo em vegetação com congelamento (Figuras 10 e 11 foram atualizadas) e adicionar um método para calcular a emissividade (com as Figuras 12, 13 e 14 associadas), e um método para calcular a emissividade isotrópica do oceano. A emissividade para polarização circular também foi adicionada e correções editoriais menores e uma pequena correção editorial na referência da figura para esclarecer o gráfico associado (Anexo 1) foram feitas.

ITU-R P.310 (Definitions of terms relating to propagation in non-ionized media)

Revisada para adicionar um teste estatístico para determinar a escala sobre a qual um processo pode ser considerado estacionário em sentido amplo e uma descrição da relação entre os espectros de Doppler e e de atraso Doppler.

ITU-R P.1511 (Topography for Earth-to-space propagation modelling)

Revisada para atualizar o mapa de altura topográfica da superfície da Terra e para adicionar uma descrição das coordenadas geográficas e da altura nas Recomendações da série P, incluindo um mapa digital do EGM2008.

ITU-R P.1853 (Tropospheric attenuation time series synthesis)

Revisada para corrigir alguns problemas relatados do sintetizador de séries temporais de cintilação, para atualizar os sintetizadores de séries temporais individuais  de atenuação troposférica e para adicionar o sintetizador multi-site de atenuação troposférica individual e total.

ITU-R P.453-13 (The radio refractive index: its formula and refractivity data)

Revisada para adicionar um texto de advertência à Seção 3.2 alertando os usuários de que suas previsões não devem ser usadas para a previsão de propagação anômala entre estações de superfície em locais costeiros ou marítimos e de baixa latitude.

 

Das Questões:

ITU-R 201-6/3 (Radiometeorological data required for the planning of terrestrial and space communication systems and space research application)

Foi proposta a seguinte mudança no item 8, conforme abaixo:

                                      “Que métodos podem ser usados para realizar simulações baseadas em física e previsão de condições de propagação durante qualquer estação por períodos de tempo que variam de poucas horas a alguns dias, em qualquer lugar do mundo, usando métodos numéricos de previsão do tempo?”

 

Liaisons statements:

Os 4 Liasons Statements encaminhados para o WP 3J foram tratados e respondidos em conjunto com o WP 3K e/ou WP 3M e foram detalhados nos itens 7.3.8 e/ou 7.5.8.

 

Working Party 3K (Propagação ponto área):

Para os trabalhos desse grupo, participaram 98 pessoas, sendo 93 delegados de 25 administrações, sendo os demais representantes de Agências Operacionais reconhecidas, Organizações Científicas ou Industriais, Organizações Regionais e Internacionais, Organizações Intergovernamentais operando sistemas de satélites, entidades tratando assuntos de telecomunicações, representantes da academia, universidades e instituto de pesquisas. Importante ressaltar que na reunião anterior (Montreal, Canadá) não houve plenária do SG3 e os documentos aprovados anteriormente foram apresentados novamente em 2019 nos grupos de estudos e na plenária do SG3.

Os trabalhos relacionados ao WP 3K foram divididos em subgrupos, conforme descrito a seguir:

3K-1: Development of Recommendations concerning propagation data and path specific prediction methods for terrestrial services from about 30 MHz to about 3 GHz. (Mr J.Dieterle)

3K-2: Development of Recommendations concerning propagation data and path general prediction methods for terrestrial services from about 30 MHz to about 3 GHz. (Dr. F.Lewicki)

3K-3: Development of Recommendations concerning short-range propagation for personal communications and wireless LANs in the frequency range 300 MHz to 100 GHz. (Dr. W.Yamada)

3K-4: Development of Recommendations concerning propagation data and prediction methods for terrestrial broadband radio access systems from about 3 GHz to about 60 GHz. (Dr. M.Willis)

Joint Sub‑Working Group 3J-3K-3M: Development of Recommendations and Reports concerning propagation data and prediction methods for building entry loss for all services from about 100 MHz to about 100 GHz. (Dr. R.Rudd)

JSWG 3K-3M: Development of Recommendations and Reports concerning propagation data and prediction methods for clutter loss for all services from about 100 MHz to about 100 GHz. (Ms C.Allen)

 

Foram analisados 60 documentos de entrada, sendo produzidos 31 documentos temporários para a plenária do SG3.

As principais alterações de documentos estão listadas a seguir, demais análises dos documentos e resultado das reuniões estão nos anexos do Chairman’s Report.

 

Das Recomendações:

ITU-R P. 528 (Propagation curves for aeronautical mobile and radionavigation services using the VHF, UHF and SHF bands)

Anexo 2 da Recomendação subsituído por um novo descrevendo o passo a passo para calcular perda de propagação, incluindo software em C++ com o código fonte.

Removido o anexo 3.

Os dados tabelados foram atualizados pelos dados do software.

Document 3K/90 com o código fonte do software em C++ e exemplos em Matlab e Octave para gerar as curvas da Recomendação.

ITU-R P. 1238 (Propagation data and prediction methods for the planning of indoor radiocommunication systems and radio local area networks in the frequency range 300 MHz to 100 GHz)

Alterado a faixa de frequência da recomendação para 450 GHz.

Adicionado novo coeficiente para Transmission Loss a tabela 2.

Adicionado novo dados para basic transmission loss coefficients, shadow fading statistics e r.m.s delay spread para as frequências de 12.65-14.15, 25.3-28.3 e 67-73 GHz.

ITU-R P. 1411 (Propagation data and prediction methods for the planning of short-range outdoor radiocommunication systems and radio local area networks in the frequency range 300 MHz to 100 GHz)

Adicionado o passo a passo na seção 4 para implementação do método de Monte Carlo.

Modificada a tabela 4 adicionando dados para Basic Transmission Loss em área residencial baseado em medidas realizadas para a faixa até 73 GHz.

Modificação na seção 6 para evitar o uso incorreto do termo Cross Polarization.

ITU-R P. 1546 (Method for point-to-area predictions for terrestrial services in the frequency range 30 MHz to 3 000 MHz)

Modificações nos itens 10 (Cluttered transmitter correction) e 12 (Location variability in land area-coverage prediction), com correções conceituais sobre as condições de uso da Recomendação e referencias a ajustes estatísticos para as dimensões dos clutters. Os documentos de referencia para os ajustes foram os 3K/241, 3K/223 e 3K/220, além do Anexo 4 do documento 3K/256 (Chairman’s Report).

Concluído o estudo realizado para validar as predições com dados de campanha e com isso se constatou que a faixa de frequência da Recomendação pode ser estendida até 4000 MHz.

Atualizado o termo correto para Path Loss e esclarecido o método para clutter.

ITU-R P. 1812 (A path specific propagation prediction method for point-to-area terrestrial services in the VHF and UHF bands)

Adicionado novo método para calcular a variabilidade de local dependente da área considerando o nível de intensidade de campo predito.

Corrigido o uso do termo Path Loss.

ITU-R P. 1816 (The prediction of the time and the spatial profile for broadband land mobile services using UHF and SHF bands)

Proposta de inserir nova fórmula considerando perfil de ângulo de chegada, usando os mesmos parâmetros já usados por outras fórmulas nos anexos 1 e 3. Conforme documento 3K/244.

Na reunião de 2019 foram apresentados os dados e validado o modelo usado para o item a, sendo criado o capítulo 5 para o Anexo 2 com o previamente discutido e descrito no item anterior.

 

Das Questões:

ITU-R 203-7/3 (Propagation prediction methods for terrestrial broadcasting, fixed (broadband access) and mobile services using frequencies above 30 MHz)

Troca do termo “railway transportation” por “high speed transportation” para abranger outros meios de transporte

Estender do período de estudos até 2023 para o item 2 (further decides).

ITU-R 211-6/3 (Propagation data and propagation models in the frequency range 300 MHz to 100 GHz for the design of short-range wireless radiocommunication systems and wireless local area networks (WLAN))

Adicionar o item 16 na questão: “What effect does high speed transportation (expressway, railway) have on propagation characteristics?

Estender do período de estudos até 2023 para o item 2 (further decides).

ITU-R [NEW QUESTION] (PRELIMINARY DRAFT NEW ITU-R QUESTION ON THE IMPACT OF ENGINEERED SURFACES ON ELECTROMAGNETIC WAVE PROPAGATION AND SERVICE COEXISTENCE)

Canadá apresentou um documento sobre uso de superfície projetada (grade periódica de elementos condutores colocados em um substrato dielétrico) que se aplica também como filtro seletivo de frequência para ambientes. Documento 3J/167, 3K/214 e 3M/287.
Baseado no documento acima foi proposta uma nova questão para estudos sobre o tema com prazo final para 2023, categoria S3.

 

Dos Reports:

Seguem os seguintes Reports sob responsabilidade do grupo:

Report ITU-R P.239-7: Propagation statistics required for broadcasting services using the frequency range 30 to 1 000 MHz.

Report ITU-R P.880-2: Short distance radio-wave propagation in special environments.

Report ITU-R P.227-3: General methods of measuring the field strength and related parameters.

Report ITU-R P.228-3: Measurement of field strength for VHF (metric) and UHF (decimetric) broadcast services, including television.

Report ITU-R P.2345: Defining the propagation method for Recommendation ITU-R P.528, IF77 Propagation Method.

Report ITU-R P.2346: Compilation of measurement data relating to building entry loss

Revisão do Report submetida a plenária do Study Group 3 para aprovação.

Report ITU-R P.2402: Studies for short-path propagation data and models for terrestrial radiocommunication systems in the frequency range 6 GHz to 100 GHz.

Revisão do Report submetida a plenária do Study Group 3 para aprovação.

 

Liaisons statements:

3K/TEMP/87R1

Liaison Statement em resposta ao WP 5A (Cópia para WP1C) – Documento de trabalho para revisão do Report ITU-R M.2417-0.

Inclui building attenuation baseado no BEL a 300 GHz e blocking loss por CPMS (Close Proximity Mobile System).

3K/TEMP/88 

Liaison Statement em resposta ao WP 5D (Co-channel sharing analysis involving IMT-Advanced systems using HAPS as base stations in accordance with RR No. 5.388A).

Documento explica sobre aplicação da ITU-R P. 1409 na análise de estudos de compartilhamento de canal.

Informa sobre a criação de um grupo de correspondência para atualizar a respectiva Recomendação.

Questiona sobre qual o ângulo de interesse para estudos referente a Clutter.

3K/TEMP/95

Liaison Statement em resposta ao WP 6A (Guidance for implementing beyond 1st generation DTTB systems and methods for evaluation of their quality of service performance requirements).

Documento informa que modelos de propagação como os descritos nas Recomendações ITU-R P. 1812 e ITU-R P. 2001 possibilita bons níveis de precisão para implementação de DVB-T2 em situações  de espectro disponível reduzido. Inclusive o uso da Recomendação ITU-R P. 1546 e método de Monte Carlo para um todo o range da cdf de 1% a 99%.

3K/TEMP/96

Liaison Statement em resposta ao WP 6A (Time variation in Monte Carlo simulations for coverage and interference assessment in the broadcasting service).

LS faz um breve resumo do document 3K/303 para depois descrever um guia específico onde disserta sobre o uso de MC Simulation, parâmetro alpha e as sugestões dos valores para análise de interferência, bem como informa que está investigando o modelo. 

3K/TEMP/100

Liaison Statement em resposta aos WPs 1B, 5A, e 6A (Reply liaison statement to Working Parties 1B, 5A and 6A - Building entry losses in the range 9 kHz to 10 MHz (far field and near field)).

Documento descreve as condições de uso dos modelos de BEL, em resposta a questionamento referente a WPT (Wireless Power Transfer), fornecendo referencia de consulta para modelos específicos para as faixas de frequência em questão.

3K/TEMP/114

Liaison Statement em resposta ao TSAG on ITU Inter-Sector Coordination.

Documentos apenas agradece as informações fornecidas e informa não ter mais informações a prover a respeito da tabela apresentada.

 

Outros assuntos:

Além do descrito anteriormente, os seguintes documentos foram preparados para a plenária do Study Group 3:

Working document towards the development of a path specific clutter model.    

Working document towards a method of clutter classification using 3-D geographical data.

Working document towards a draft new Fascicle - Concerning Recommendation ITU-R P. 2108 on clutter loss and Report ITU-R P. xxx on Studies for clutter loss data and models in the frequency range 30 MHz to 100 GHz - Description of the method for clutter measurements.  

Modification of the Terms of Reference of Correspondence Group 3K-6.

Working document towards preliminary draft new Report ITU-R P.[EEMS] - Impact of engineered electromagnetic surfaces on radiowave propagation.

Working document towards a preliminary draft new Report ITU-R P.XXXX-0 - Studies for clutter loss data and models in the frequency range 30 MHz to 100 GHz.

Documents 3K/289 (UPDATE OF MATLAB/OCTAVE IMPLEMENTATION OF RECOMMENDATION ITU-R P.1546-5) e 3K/311 (DISCUSSION DOCUMENT ON RECOMMENDATION ITU-R P.2108).

 

 

Working Party 3L (Propagação Ionosférica e Ruído Rádio):

Para os trabalhos desse grupo, participaram 120 pessoas, de 26 administrações, sendo os demais representantes de Agências Operacionais reconhecidas, Organizações Científicas ou Industriais, Organizações Regionais e Internacionais, Organizações Intergovernamentais operando sistemas de satélites, entidades tratando assuntos de telecomunicações, representantes da academia, universidades e instituto de pesquisas.

Os trabalhos relacionados ao WP 3L foram divididos entre subgrupos, conforme descrito a seguir:

3L-1 e 3L-2: HF, MF e LF propagation (Dr. A. Canavitsas)

3L-3: Trans-ionospheric propagation (Dr. R. Perez)

3L-4: Radio noise (Erik Hill)

Foram analisados 25 documentos de entrada, sendo produzidos 17 documentos temporários (Documento WP3L (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4388202) para a reunião do SG3.

As principais alterações de documentos estão listadas a seguir, demais análises dos documentos e resultado das reuniões estão nos anexos do Chairman’s Report (Documento WP3L (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4388202)).

 

Das Recomendações:

ITU-R P. 531 (Ionospheric propagation data and prediction methods required for the design of satellite networks and systems)

O documento propôs várias mudanças, incluindo a proposta de inclusão de uma nova Seção (Seção 3 - Considerações para a propagação de VHF e HF) e uma nova equação para dependência longitudinal sazonal de S4 (índice de cintilação).

ITU-R P. 533 (Method for the prediction of the performance of HF circuits)

Revisão para melhorar a modelagem acima da MUF (maximum usable frequency) loss e corrigir as equações de probabilidade dentro do mês.

ITU-R P. 372 (Radio Noise)

A revisão não trouxe alterações substanciais,  mas  contém esclarecimentos para várias seções da Recomendação sobre ruído de rádio.

 

Das Questões:

ITU-R 214-4/3 (Radio Noise)

A revisão modifica o texto para refletir as mudanças no ambiente tecnológico e destacar a necessidade de mais dados e o desenvolvimento de modelos de ruído adequados.

 

Liaisons statements:

3L/82 Liaison statement to Working Parties 3L and 5C – Ionospheric sounders used for space weather remote sensing

SWGs 3L-1 and 3L-2 preparam o reply liaison com informações sobre “space weather remote sensing” and “ionospheric sounders” usadas para estudos e planejamento de comunicações de frequências na faixa de HF.

 

Outros assuntos:

Revisão do Report ITU-R P.2297 (Electron density models and data for transionospheric radio)

Este documento propôs a correção de várias equações do Relatório ITU-R P.2297-0 e o alinhamento com a Recomendação ITU-R P.531.

 

Working Party 3M (Propagação ponto a ponto a terra espaço):

Para os trabalhos desse grupo, participaram 104 pessoas de 24 administrações, sendo os demais representantes de Agências Operacionais reconhecidas, Organizações Científicas ou Industriais, Organizações Regionais e Internacionais, Organizações Intergovernamentais operando sistemas de satélites, entidades tratando assuntos de telecomunicações, representantes da academia, universidades e instituto de pesquisas.

Os trabalhos relacionados ao WP 3L foram divididos entre quatro subgrupos, conforme descrito a seguir:

3M-1: Terrestrial paths (Dr. B.Agba)

3M-2: Earth-space paths (Dr. L.Castanet)

3M-3: Interference paths (Ms C. Allen)

3M-4: Digital products (Dr. A.Martellucci)

Foram analisados 87 documentos de entrada, dos quais 18 foram anexos do último Chairman’s Report. Foram recebidos 08 Liaison Statements pelo WP 3M, sendo um deles apenas para informação. Foram produzidos 33 documentos temporários, dos quais 6 foram Liaison Statements.

As principais alterações de documentos estão listadas a seguir, demais análises dos documentos e resultado das reuniões estão nos anexos do Chairman’s Report (SEI 4388228)

 

Das Recomendações:

ITU-R P. 2001 (A general purpose wide-range terrestrial propagation model in the frequency range 30 MHz to 50 GHz)

revisada para corrigir o uso da terminologia "transmission loss" e uma  pequena revisão na Seção D.6 "Perda dependente da distância angular" para eliminar valores negativos (não-físicos) para perda de transmissão.

ITU P. 681 (Propagation data required for the design of Earth-space land mobile telecommunication systems)

revisada para incluir novos parâmetros e abordar ambientes rodoviários, ferroviários, suburbanos e urbanos para frequências entre 10 e 20 GHz.

ITU-R P. 1144 (Guide to the application of the propagation methods of Radiocommunication Study Group 3)

revisada para adicionar uma referência às definições de latitude, longitude e altura; excluída a Seção 3 pois essas informações foram transferidas para a Recomendação ITU-R P.1511; adicionada uma nova seção 3 sobre quadratura gaussiana; e corrigindo um erro tipográfico na Seção 2.

ITU-R P. 619 (Propagation data required for the evaluation of interference between stations in space and those on the surface of the Earth)

revisada em vários pontos da Seção 2.3 e Anexo C para considerar a atenuação atmosférica devido a gases atmosféricos.

ITU P.617 (Propagation prediction techniques and data required for the design of trans-horizon radio-relay systems)

revisada para incluir uma nova equação (7) que torna o método adequado tanto para os cenários de ângulos de elevação baixos quanto elevados e cenários simétricos e assimétricos. Também inclui um ajuste editorial na equação (6).

 

Das Recomendações (revisões editoriais):

ITU-R P.618-13 (Propagation data and prediction methods required for the design of Earth-space telecommunication systems)

harmonizar a notação na Seção 2.2.1.2 da Recomendação ITU-R P.618 13 com a Recomendação ITU-R P.837-7.

ITU-R P.617-4 (Propagation prediction techniques and data required for the design of trans-horizon radio-relay systems)

corrigir o parâmetro q com p na Equação (6).

ITU-R P.1409-1 (Propagation data and prediction methods for systems using high altitude platform stations and other elevated stations in the stratosphere at frequencies greater than about 1 GHz)

substituir o termo "path loss" pelo termo definido "basic transmission loss".

ITU-R P.2108-0 (Prediction of Clutter Loss)

substituir o termo "path loss" pelo termo "loss".

ITU-R P.679-4 (Propagation data required for the design of broadcasting-satellite systems)

o termo " excess path loss " foi definido, no entanto, o termo "excess" foi omitido na recomendação atual. Esta revisão editorial propôs corrigir esta omissão.

ITU-R P.620-7 (Propagation data required for the evaluation of coordination distances in the frequency range 100 MHz to 105 GHz)

substituir os termos “transmission path loss” ou “path loss” ao longo da Recomendação pelo termo “transmission loss”, definido na Recomendação ITU-R P.341.

ITU-R P.2040-1 (Effects of building materials and structures on radiowave propagation above about 100 MHz)

substituir o termo “free space path loss” pelo termo “free space attenuation” nesta Recomendação.

ITU-R P.452-16 (Prediction procedure for the evaluation of interference between stations on the surface of the Earth at frequencies above about 0.1 GHz)

substituir o termo “path losses” pelo termo “losses” nesta Recomendação.

ITU-R P.837-7 (Characteristics of precipitation for propagation modelling)

emenda editorial ao manual do usuário do software, integral à Recomendação ITU-R P.837-7, para especificar melhor o uso dos pacotes de software compilados disponíveis.

 

Das Questões:

Questão ITU-R 228-2/3 - Propagation data required for the planning of Radiocommunication systems operating above 275 GHz

Revisão para alterar o texto de “should be available by 2006” para “when available” no item 3.

Questão ITU-R 208-5/3 Propagation factors in frequency sharing issues affecting space radiocommunication services and terrestrial services

Revisão para incluir três novos itens, qual método descreve melhor a building entry loss, a perda adicional por clutter e qual a correlação de sinais interferentes em multiperpursos.

 

Liaisons statements:

3M/TEMP/138

Liaison Statement em resposta ao WP 4A – orientações no contexto dos estudos realizados no item 1.6 da agenda da WRC-19 sobre o cálculo da atenuação da chuva em um link de satélite usando a Recomendação ITU-R P.618-13.

Respondeu as questões específicas, abordando quando as probabilidades de chuva são maiores que 5% e o uso da Recomendação ITU-R P.618-13 em simulações de Monte Carlo.

3M/TEMP/141

Liaison Statement em resposta à Asia-Pacific Telecommunity  que solicitou comentários sobre os modelos de propagação para compensar a degradação no desempenho de links fixos devido aos ventos fortes.

Respondeu que vibrações nas antenas devido a ventos fortes não são um fenômeno de propagação caracterizado pela Comissão de Estudos 3.

Outros 4 liasons encaminhados para o 3M foram tratados em conjunto o 3K e foram anteriormente detalhados no item 7.3.8

 

Outros assuntos:

Um novo Grupo de Correspondência foi criado para estudar questões relacionadas ao modelo de propagação do HAPS. Seus termos estão contidos em 3M/TEMP/118.

 

Study Group 3 ( Radiowave Propagation):

Foram aprovados os documentos submetidos à plenária salvo algumas revisões editoriais a serem realizadas após o término da reunião, considerando o tempo disponível e a quantidade de documentos. Diversos documentos aprovados anteriormente nas duas plenárias realizadas para os grupos de trabalho (ao término da primeira semana de trabalho e nos dois dias anteriores a reunião do SG3) não foram submetidos conforme Resolução ITU especifica, salvo os Liasons Statement.

Ficou evidenciado que apenas um dia para a plenária do SG3 bem como o tempo destinado aos trabalhos dos grupos e subgrupos é insuficiente considerando a quantidade de documentos e o conteúdo científico analisado, tal consideração foi colocada pela administração iraniana e corroborada pelas demais.

 

POSIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS

A delegação brasileira se posicionou contrária a contribuição 3L/94 apresentada pela delegação dos Estados Unidos da America, esse posicionamento foi consenso com várias outras administrações pois empobrecia as informações de ruído para faixas de frequencia abaixo de 30 MHz.

A delegação brasileira reassumiu os trabalhos de table keepers para cinco tabelas do banco de dados (tabelas I) da ITU-R SG3.

A delegação brasileira presidiu os trabalhos do WP3L-1 e WP3L-2 e contribuiu com alguns trabalhos do WP3L-4.

ATIVIDADES DECORRENTES

Working Party 3J:

Realizar os teste de propagação por difração para finalizar a contribuição brasileira para a ITU-R P. 526.

 

Working Party 3K:

Grupo trabalhará nos métodos das seguintes Recomendações para estender a faixa de frequência aplicável:

ITU-R P.1546, ITU-R P.1812, ITU-R P.1411, ITU‑R P.1238, ITU-R P.1816 e ITU-R P.528.

Grupo trabalhará para estender a distância aplicável e pesquisará métodos para aumentar a aplicabilidade para a seguinte Recomendação:

ITU-R P.1411.

Grupo trabalhará para diminuir a distância aplicável para a seguinte Recomendação:

ITU-R P.1546, ITU-R P.1812 e ITU-R P.528.

Grupo continuará desenvolvendo as Recomendações ITU-R P. 2108 (Clutter Loss) e ITU-R P. 2109 (Building Entry Loss).

 

Working Party 3L:

Realizar testes de propagação ionosférica para verificar o desempenho das predições das Recomendações da UIT-R.

Preparar a contribuição brasileira sobre as emissões dos sistemas de carregamento de celulares sem fio, devido a emissões não desejadas que podem interferir na faixa de frequências de 100 a 148 kHz.

 

Working Party 3M:

Uma das prioridades do WP 3M é continuar o desenvolvimento das Recomendações ITU-R P.618 e ITU-R P.681, para melhorar a precisão de seus métodos de predição e ampliar sua aplicabilidade.

Outro ponto de atenção é promover ajustes e estudos para que a Recomendações ITU-R P.452 produza resultados compatíveis com ITU-R P.620. Há uma necessidade de estender a faixa de frequência da Recomendação ITU-R P.452 para cobrir até 105 GHz.

O WP 3M continua com diversos grupos de correspondência mas destaca-se a criação de um novo grupo de correspondência para estudar modelos de propagação para High-altitude platform stations (HAPS).

 

Study Group 3:

Nenhuma atividade diferente das destacadas nos WP 3J, 3K, 3L e 3M.

 

Outros assuntos:

Os WP3J e WP3K não sofreram alterações em suas composições.

Os Chairman do WP3M informou que não continuaria e o Dr. Richard Rudd (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland) assume como Chairman.

Foi anunciada a aposentadoria do Dr. Les Barclay e o atual Chaiman do WP3L, Mr. Christopher Behm, anunciou que continua conduzindo o grupo e propôs o nome do Delegado Dr. Ângelo Canavitsas para Vice-Chairman, somando essa atribuição aos 2 grupos já sob sua coordenação.

A administração brasileira possui posicionamento como Table Keeper nas seguintes tabelas sobre Terrestrial line-of-sight path data:

I-1: LOS rain attenuation statistics

I-4: LOS clear sky XPD and CPA statistics

I-5: LOS XPD and CPA statistics due to precipitation

I-6: LOS worst month multipath channel characteristics and outage times

I-14: LOS joint and differential rain attenuation statistics

Considerando que os Table Keeper não mais estavam participando das reuniões foi decidido pela Coordenação em se manter o posicionamento e atualizar os responsáveis, sendo assim a nova distribuição segue abaixo:

Delegado Frederico Neves ficou responsável pelas tabelas I-1, I-5 e I-14 (esta não atualizada no documento 3M/TEMP/135); e

Delegado Rodrigo Vieitas ficou responsável pelas tabelas I-1, I-4, I-6 e I-14 (esta não atualizada no documento 3M/TEMP/135).

Datas previstas para as próximas reuniões:

WP 3J, 3K, 3M: 08 a 18 de junho de 2020, Genebra, Suíça.

WP 3L: 10 a 18 de junho de 2020, Genebra, Suíça.

SG3: 19 de junho de 2020, Genebra, Suíça.

 

DOCUMENTOS RELEVANTES

Anexo 1 – Documentos WP 3J (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4309169)

Anexo 2 – Documentos WP 3K (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4388180)

Anexo 3 – Documentos WP 3L (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4388202)

Anexo 4 – Documentos WP 3M (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4388228)

Anexo 5 – Documentos SG3 (relação de documentos e Chairman’s Report) – SEI nº 4388232)

 

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

Esta Coordenação considera que os objetivos propostos na Proposta de Composição de Delegação nº 5/2019/CBC2/GC-CBC (SEI nº 3728088) foram alcançados e as informações constantes do relatório apresentam-se consistentes e de acordo com o previsto.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Vieitas Sarruf de Almeida, Relator, em 11/10/2019, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Frederico Fernandes Neves, Chefe de Delegação, em 11/10/2019, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Agostinho Linhares de Souza Filho, Coordenador da CBC2, em 15/10/2019, às 18:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 4201345 e o código CRC D37ECBEA.




Referência: Processo nº 53500.002184/2019-96 SEI nº 4201345