Boletim de Serviço Eletrônico em 19/09/2022

  

  

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

  

Portaria Anatel nº 2461, de 19 de setembro de 2022

  

Aprova a Ficha Modelo de Consolidação do Indicador Atendimento especializado nos setores de atendimento no estabelecimento (ASA). 

 

O GERENTE DE SUPORTE À FISCALIZAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES, no uso das competências que lhe foram conferidas pelo artigo 190, inciso I, do Regimento Interno da Agência, aprovado pela Resolução nº 612, de 29 de abril de 2013, considerando a necessidade de elaborar as regras e procedimentos para subsidiar a elaboração de Ranking de Acessibilidade estabelecido no Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo (RGA),  aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016, e alterado pelo Resolução nº 677, de 30 de maio de 2017, a necessidade de orientar os Agentes de Fiscalização no desempenho de suas funções na verificação do indicador Atendimento especializado nos setores de atendimento no estabelecimento (ASA) e o constante dos autos do processo nº 53500.294325/2022-92.

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar a Ficha Modelo de Consolidação do Indicador Atendimento especializado nos setores de atendimento no estabelecimento (ASA), constante do Anexo, a qual possui uma versão em formato excel disponível no SEI nº 8942223.

Art. 2º Revogar a Portaria nº 2117, de 18 de novembro de 2021, que aprovou a Ficha Modelo de Consolidação do Indicador Atendimento especializado nos setores de atendimento no estabelecimento (ASA), publicada no Boletim de Serviço Eletrônico em 23 de novembro de 2021, nos autos do processo nº 53500.048506/2021-68.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico.

 


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Documento assinado eletronicamente por Alexandre Ataíde Gonçalves Oliveira, Gerente de Suporte à Fiscalização, em 19/09/2022, às 16:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


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ANEXO

FICHA MODELO DE CONSOLIDAÇÃO INDICADOR DO ASA

 

       

ATENDIMENTO À PCD AUDITIVA

ATENDIMENTO À PCD MOTORA

ATENDIMENTO À PCD VISUAL

PRIORIDADE

GERAL

UD[1]

Nome Fantasia da Loja ou Código Chave de Identificação:[2]

FICHA DE CAMPO
SEI nº

FOTOS
SEI nº

1 - Há atendentes com conhecimento em Libras no estabelecimento, capazes de fornecer este tipo de atendimento na presença do consumidor? S/N

1.1 - Ao menos um atendente do estabelecimento possui capacitação em Libras de, no mínimo, 120 horas? S/N

1.2 - Existe atendente, no estabelecimento, com:
diploma de curso superior de bacharelado em tradução e interpretação em Libras – Língua Portuguesa, ou Letras com habilitação em tradução e interpretação de Libras ou em Letras Libras – bacharelado, reconhecidos pelo Ministério da Educação; ou

diploma de curso superior em outras áreas, mais diploma de curso de pós-graduação em Tradução e Interpretação em Libras ou de cursos, de nível avançado, de extensão, formação continuada ou especialização em Tradução e Interpretação em Libras, que totalizem uma carga horária mínima de 360 horas; ou

ProLibras com data de emissão entre 2005 e 2015 e certificados de cento e vinte horas de capacitação em interpretação e tradução de Libras emitidos nos últimos cinco anos; ou

ProLibras com data de emissão entre 2005 e 2015, acrescido de certificados de 60 horas de capacitação em interpretação e tradução de Libras emitidos nos últimos 5 anos e comprovação de experiência profissional mínima, como intérprete e tradutor de Libras, de 2 anos nos últimos 3 anos.

2 - O estabelecimento conta com acesso à Central de Intermediação de Comunicação – CIC ? S/N

3 - Há algum outro dispositivo tecnológico, que não se confunda com a CIC, e que permita a intermediação entre atendente e consumidor com deficiência auditiva com recurso de videochamada, ou outra aplicação capaz de traduzir, em tempo real, Libras para Português e vice-versa? S/N

4 - Há sinalização indicando que o Estabelecimento possui Atendimento para pessoas com deficiência auditiva? S/N

5 - Há rampa de acesso com corrimão, ou plataforma elevatória para pessoas com deficiência motora? S/N/NA

6 - O estabelecimento possui ao menos um balcão rebaixado para o acesso de pessoas com deficiência motora, tendo como referência o estabelecido na Norma ABNT 9050. S/N/NA

7 - Há espaço reservado e sinalizado de espera para pessoas com deficiência motora? S/N

8 - Há Piso Tátil para acesso de pessoas com deficiência visual, a partir da entrada da loja, ao menos até o primeiro ponto de atendimento acessível (gerenciador de senhas, atendente, etc)? S/N

8.1 - Para onde o Piso Tátil encaminha a PCD visual (gerenciador de senhas, atendente,...)?

9 - É possível à pessoa com deficiência visual solicitar documentos em formato acessível? S/N

9.1 - Qual o procedimento adotado na loja?

9.2 - Detalhar prazo para entrega da solicitação dos documentos em formato acessível?

10 - A Prestadora utiliza senhas sonoras ou gerenciador de fila de atendimento por meio de equipamentos que vibrem (ex: pagers)? S/N

11 - Há atendimento prioritário como gerenciador de filas com senhas preferenciais em paridade com outros tipos de prioridades, como grávidas e idosos? S/N

12 - Descrever qualquer recurso de acessibilidade observado na loja que não se enquadre nos itens anteriores.

RI nº / SEI nº

Gerencia Senhas

Certificados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                                   

 

                                           

 

 

Todas as observações relevantes foram colocadas em comentários nas próprias células.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[1] Unidade Descentralizada responsável pela fiscalização (GRXX ou UOXX.X)

[2] Identificação da loja fornecida pela prestadora e utilizada nas fichas

[3] Para uso do Centralizador


Referência: Processo nº 53500.294325/2022-92 SEI nº 9137103