Timbre

Relatório de Delegação nº 30/2020/CBC3/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.037839/2020-81

INTERESSADO: COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES, GERÊNCIA DE CONTROLE DE OBRIGAÇÕES DE QUALIDADE, SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÕES COM CONSUMIDORES, SUPERINTENDÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO

origem

 CBC 3: Normalização de Telecomunicações.

evento

Reunião da Comissão de Estudos 12 (CE 12) – Performance, QoS e QoE - do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações – UIT-T, de 7 a 11 de setembro de 2020 (REMOTA).

período e local

7/09/2020 a 11/09/2020, reunião remota.

delegação

Chefe de delegação (PARTICIPAÇÃO REMOTA):

ÍSIS DE ANDRADE LIMA  - Assessora na Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade da Superintendência de Controle de Obrigações da Anatel.

Delegados Internos (PARTICIPAÇÃO REMOTA):

ALEXANDRE MAGNUS QUEIROZ GAMEIRO - Coordenador de Processo na Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo.

DAVID SANTANA E SILVA BARRETO - Coordenador de Processo na Gerência Regional nos Estados da Bahia e Sergipe (GR08), Superintendência de Fiscalização;

DANILO DELOGO TAVARES - Coordenador de Processo na Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade da Superintendência de Controle de Obrigações da Anatel;

DOUGLAS VIZEU FIGUEIREDO - Servidor na Gerência Regional no Estado do Rio de Janeiro (GR02), Superintendência de Fiscalização; e

JOÃO FELIPE MAYER SAUCEDO - Coordenador de Processo na Gerência de Controle de Obrigações de Qualidade da Superintendência de Controle de Obrigações da Anatel.

introdução

Escopo e objetivos da Comissão de Estudos 12

O Setor de Normalização da UIT (UIT-T) tem como objetivo a produção de padrões técnicos globais para o Setor de telecomunicações e TICs, baseados nas discussões técnicas realizadas em suas 10 Comissões de Estudo, das quais fazem parte os Estados membros, os Membros do Setor, os Membros Associados e a Academia. Os padrões são postos à discussão e deliberação nas Comissões de Estudo, que então os aprovam e os divulgam em séries temáticas de “Recomendações UIT-T”.

As reuniões da CE 12 têm como objetivo reunir especialistas do setor, reguladores, membros da indústria e representantes de operadoras para discutir as melhores práticas e trocar experiências relacionadas com ações regulatórias para promover a melhoria da qualidade dos Serviços de Telecomunicações.

Os temas debatidos na Comissão incluem padronização de definições relacionadas a qualidade, qualidade do serviço (QoS), qualidade experimentada (QoE), segmentação dos aspectos da qualidade, indicadores-chave (KPIs), melhores práticas na seleção de indicadores e metas, melhores práticas regulatórias, ferramentas e métodos para monitoramento e avaliação da qualidade de equipamentos e aplicações específicas (como gaming, vídeo, chamadas de voz, etc), entre outras.

Benefícios da participação na Comissão de Estudos 12

Em relação aos objetivos e benefícios trazidos pela atuação na CE 12, cabe ressaltar que promover a oferta de serviços de telecomunicações com qualidade satisfatória é um dos objetivos estratégicos da Anatel e essa temática vem sendo regulada pela Agência desde sua criação, por meio de diferentes instrumentos normativos.

Considerando a atuação da Agência na regulação qualidade e seu papel colaborativo nos debates sobre da CE 12, o comparecimento da Anatel nas reuniões do grupo promove a troca de experiências e dissemina ações desempenhadas pela Anatel, para tomar subsídios para o avanço nas discussões sobre operacionalização do RQUAL atualmente em curso, além de sustentar a posição de liderança do país nas discussões sobre qualidade à nível internacional.

As questões e itens de maior relevância para o Brasil na reunião da CE12  são expostas a seguir.

Q2/12 - Definitions, guides and frameworks related to quality of service/quality of experience (QoS/QoE)

A Questão 2 engloba os debates sobre as definições relacionadas às recomendações desenvolvidas na CE 12. São debatidos conceitos sobre qualidade do serviço (QoS), qualidade experimentada (QoE), qualidade de transmissão etc. Em especial, o Brasil está acompanhando o seguinte item:

Q12/12 - Operational aspects of telecommunication network service quality 

Essa Questão tem trazido os itens de trabalho de maior interesse para o Brasil na CE 12, englobando questões regulatórias voltadas à qualidade nas telecomunicações, formas de aferição da qualidade, aspectos da qualidade dos serviços, efeitos que possuem impacto na qualidade, melhores práticas regulatórias para qualidade, entre outros. Os itens de trabalho em andamento com maior relevância são:

Q7/12 - Methods, tools and test plans for the subjective assessment of speech, audio and audiovisual quality interactions 

Essa Questão é focada nos métodos de aferição de QoE em diferentes aplicações, tais como jogos, vídeo e áudio. Os itens em estudo de maior interesse para o Brasil são:

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

A delegação brasileira atuou, em especial, nos itens abaixo.

Proposta de relatório técnico "Roadmap for QoS and QoE in the ITU-T Study Group 12 context" TR-RQ (ex G.CQoE)

O Brasil sugeriu a substituição de editor do servidor JOÃO FELIPE MAYER SAUCEDO pelo servidor DANILO DELOGO TAVARES, em razão de afastamento da Anatel. A proposta foi aceita pelo grupo e o Brasil deve seguir na editoria do item.

Proposta de apêndices para a Recomendação E.812 (E.CrowdESFB-app)

A versão desenvolvida durante os e-meetings entre abril e setembro de 2020, enviada ao SG12 pelos editores, foi aceita com poucas sugestões de revisão ortográfica. O item de trabalho foi pautado em apenas uma sessão da Q12, não havendo divergências sobre o conteúdo.

Os apêndices foram aprovados por consenso pelo SG12 e serão incorporados à Recomendação E.812.

Proposta de recomendação "QoS management model for bridging the gaps between QoS and QoE" (E.QoSMgtMod)

O Brasil já havia posicionado de forma bastante enfática, em abril de 2020, de forma contrária à proposição desse item na forma de recomendação. Trata-se de um documento que expõe práticas operacionais para os reguladores que, apesar de não dispor práticas contrárias às adotadas no Brasil, não apresenta fundamentos para justificar que tais práticas devem ser recomendadas internacionalmente.

Essa proposta brasileira foi novamente pontuada pelo representante da Orange e, no fórum da Questão 12, ficou acordado que a proposta seria determinada, mas que os países poderão indicar discordância a respeito da tipologia do documento.

PRINCIPAIS RESULTADOS

A reunião da CE12 teve como foco principal a aprovação dos itens de trabalho considerados mais desenvolvidos. Os demais itens de trabalho não receberam contribuições e não foram abordados, em razão do encontro ter sido agendado em caráter complementar à reunião de abril de 2020. Nesse sentido, não foram trazidos para debate itens de trabalho com divergências entre as delegações e representantes de entidades.

Assim, os principais resultados foram a aprovação dos itens mais desenvolvidos. O resumo é mostrado na tabela abaixo.

Item

Título

Resultado

TR-RQ (ex G.CQoE) 

Roadmap for QoS and QoE in the ITU-T Study Group 12 context

O item não foi pautado. Houve apenas troca de editor.

E.CrowdESFB-app

Appendices to recom. E.812: Crowdsourcing Approach for the Assessment of end-to-end QoS in Fixed Broadband and Mobile Networks

Aprovado por consenso. (SEI 6029461)

E.QoSMgtMod 

QoS management model for bridging the gaps between QoS and QoE

Aprovado por determinação. (SEI 6029457)

E.RQST

Voice and Data QoS KPI thresholds on mobile networks"

O item não foi pautado.

P.CROWDG

Subjective evaluation of gaming quality with a crowdsourcing approach

O item não foi pautado.

P.CROWDV

Subjective evaluation of video and audiovisual quality with the crowdsourcing approach

O item não foi pautado.

POSIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS

As contribuições brasileiras debatidas ao longo dos e-meetings entre abril e setembro/2020, para o item E.CrowdESFB-app, foram incorporadas e o item de trabalho foi aprovado por consenso.

Para o item de trabalho TR-RQ (ex G.CQoE), o Brasil sugeriu a substituição de editor do servidor JOÃO FELIPE MAYER SAUCEDO pelo servidor DANILO DELOGO TAVARES, em razão de afastamento da Anatel para cursar mestrado.

ATIVIDADES DECORRENTES

As próximas ações para o Brasil em decorrência dos resultados da reunião são:

desenvolver o item de trabalho TR-RQ (ex G.CQoE) para apresentar como contribuição na próxima reunião da CE12.

participar das discussões remotas em sessões especiais (e-meeting) para desenvolvimento do item de trabalho E.RQST , encaminhando contribuições e apresentando o posicionamento brasileiro a respeito do documento;

avaliar se existem contribuições brasileiras ao plano de trabalho para a Resolução 95, item de trabalho WTSA Resolution on Service Quality;

acompanhar as discussões nas reuniões mensais da Q7/Q10, que estão pré-agendadas para a primeira terça-feira de cada mês.

DOCUMENTOS RELEVANTES

Relatório da Questão 12 (SEI nº 6029454)

Relatório da Questão 7 (SEI nº 6029455)

Proposta de recomendação QoS management model for bridging the gaps between QoS and QoE (SEI nº 6029457)

Apêndices à Recomendação E.812 (SEI nº 6029461)

Plano operacional Resolução 95 (SEI nº 6029477)

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

A representação brasileira atingiu os objetivos descritos na PCD Nº 30/2020/CBC3/GC-CBC (SEI 5867400).


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Isis de Andrade Lima, Chefe de Delegação, em 01/10/2020, às 09:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Danilo Delogo Tavares, Especialista em Regulação, em 01/10/2020, às 14:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por David Santana e Silva Barreto, Especialista em Regulação, em 01/10/2020, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Douglas Vizeu Figueiredo, Especialista em Regulação, em 01/10/2020, às 15:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Magnus Queiroz Gameiro, Coordenador de Processo, em 01/10/2020, às 15:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 6027933 e o código CRC 36430131.




Referência: Processo nº 53500.037839/2020-81 SEI nº 6027933