Timbre

Relatório de Delegação nº 36/2019/CBC2/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.041690/2019-09

INTERESSADO: COMISSÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÕES 2 (CBC2), GRUPO DE COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES BRASILEIRAS DE COMUNICAÇÃO

origem

CBC 2: Radiocomunicações.

evento

Reunião nº 33 do Grupo de Trabalho 5D (GT 5D) da Comissão de Estudos 5 (CE 5) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

período e local

10 a 13 de dezembro de 2019, em Genebra, Suíça.

delegação

Chefe de delegação:

ALEXANDRE CAMPOS MORAES – Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER).

Chefe alterno de delegação:

SIDNEY AZEREDO NINCE – Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR).

introdução

Trata-se de reunião do GT 5D, que teve ênfase nas atividades do Subgrupo de Trabalho de Tecnologia. Ademais, realizou-se, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2019, Workshop sobre a avaliação de propostas de interfaces de rádio terrestres das Telecomunicações Móveis Internacionais-2020 (IMT-2020, do inglês). Este dividiu-se em três etapas, que contaram com a participação das entidades relacionadas na Tabela 1, a seguir.

Tabela 1 - Apresentações do Workshop
Sessão 1 Proponentes de RITs e SRITs
1.1 Third Generation Partnership Project (3GPP)
1.2 China
1.3 Coreia
1.4 ETSI TC DECT
1.5 Nufront
1.6 TSDSI
Sessão 2 Grupos de Avaliação Independentes
2.1 5G Infrastructure Association (5GIA)
2.2 ATIS WTSC IMT-2020 Evaluation Group (ATIS)
2.3 Chinese Evaluation Group (ChEG)
2.4 Canadian Evaluation Group (CEG)
2.5 Wireless World Research Forum (WWRF)
2.6 Telecom Centres of Excellence, Índia (TCOE)
2.7 The Fifth Generation Mobile Communications Promotion Forum, Japão
2.8 ITA 5G Technology Evaluation Special Project Group
2.9 Trans-Pacific Evaluation Group (TPEG)
2.10 5G India Forum (5GIF)

O Workshop teve por objetivo promover o compartilhamento de informações sobre as propostas de interfaces de rádio terrestres IMT-2020 e facilitar o diálogo entre os participantes do GT 5D, os proponentes de tecnologias e os Grupos de Avaliação Independentes (GAIs). Este encontro deu continuação ao Workshop realizado em Munique, Alemanha, em 2017, quando se tratou principalmente do processo, requisitos e critérios de avaliação do IMT-2020.

Inicialmente, cabe, contudo, breve contextualização sobre o trabalho que vem sendo conduzido no Subgrupo de Trabalho de Tecnologia e o processo de submissão e avaliação do IMT-2020 atualmente em curso. São três os principais documentos relacionados aos requisitos, critérios de avaliação e formulários de submissão para o desenvolvimento do IMT-2020:

Relatório UIT-R M.2410 - "Este relatório descreve aspectos-chave relacionados aos requisitos mínimos de desempenho de tecnologias de interface de rádio candidatas ao IMT-2020. Ele também provê a informação de fundo necessária sobre os requisitos individuais e sobre os itens e valores escolhidos. A provisão de tal informação de fundo é necessária para uma compreensão mais ampla dos requisitos. Este relatório se baseia nas atividades de desenvolvimento em curso de entidades externas de pesquisa e de organizações tecnológicas."

Relatório UIT-R M.2411 - "Este relatório lida com os requisitos, critérios de avaliação e formulários de submissão para o desenvolvimento de recomendações e relatórios sobre IMT-2020, tais como a especificação detalhada do IMT-2020. Ele provê os requisitos de serviço, de desempenho técnico e espectral para Tecnologias de Interface de Rádio (RITs, do inglês)/Conjuntos de Tecnologias de Interface de Rádio (SRITs) para o IMT-2020."

Relatório UIT-R M.2412 - "Este relatório provê orientações quanto ao procedimento, à metodologia e ao critério (técnico, espectro e serviço) que deve ser utilizado na avaliação de Tecnologias de Interface de Rádio (RITs) ou Conjunto de RITs (SRITs) para uma variedade de ambientes de testes. Esses ambientes de teste são escolhidos para simular com boa aproximação os ambientes de operação de rádio mais desafiadores. O processo de avaliação é projetado de tal forma que o desempenho geral das RITs/SRITs seja avaliado de forma equânime, justa e com base em critérios técnicos. Ele garante que os objetivos gerais do IMT-2020 sejam atingidos."

Exibe-se, na Fig. 1, cronograma do processo de submissão e avaliação das tecnologias candidatas do IMT-2020. Nota-se que o processo teve início com a emissão da carta circular, em março de 2016 e tem término programado para novembro de 2020, após reunião nº 36bis do GT 5D.

Figura 1 - Cronograma para o desenvolvimento das recomendações de interface de rádio IMT-2020.

Consta da Tab. 2 sumário das submissões e avaliações do IMT-2020 até o momento. Nota-se que a maioria dos grupos avaliou as submissões de RIT e SRIT do 3GPP, cujos resultados acabaram por se estender às propostas de China e Coreia. Os proponentes TSDSI, ETSI e Nufront contaram com poucas avaliações.

Tabela 2 - Submissões do IMT-2020.

Submissão do IMT-2020

 

3GPP

China

Coreia

TSDSI

ETSI (TC DECT), DECT FORUM

Nufront

RIT

SRIT

 

IMT-2020/14

IMT-2020/13

IMT-2020/15

IMT-2020/16

IMT-2020/19

IMT-2020/17

IMT-2020/18

Grupo de Avaliação Independente Registrado

 

 

 

 

 

 

 

5G Infrastructure Association

Ref:  5D/1308

Corresponde ao 3GPP.

Corresponde ao 3GPP.

 

 

 

ATIS WTSC IMT-2020

 

Ref:  5D/1302

GT 5D concordou que a submissão é tecnicamente idêntica à do 3GPP (IMT-2020/24).

GT 5D concordou que a submissão é tecnicamente idêntica à do 3GPP (IMT-2020/25).

Pode-se realizar a avaliação de aspectos selecionados.

Pode-se realizar a avaliação de aspectos selecionados.

 

ChEG Chinese Evaluation Group

 

Ref:  5D/1305

 

 

 

Canadian Evaluation Group

 

Ref:  5D/1303

Não avaliado (Porque o GT 5D determinou que a avaliação do 3GPP vale também para este candidato).

Não avaliado (Porque o GT 5D determinou que a avaliação do 3GPP vale também para este candidato).

Avaliação parcial.

Avaliação parcial (apenas o componente RIT do DECT).

Avaliação parcial.

Wireless World Research Forum

 

 

 

 

 

 

Telecom Centres of Excellence, India

 

 

 

 

 

The Fifth Generation Mobile Communications Promotion Forum, Japan

 

Ref:  5D/1307

Os resultados da avaliação das submissões do 3GPP (IMT-2020/13) também devem aplicar-se às propostas da China (IMT‑2020/15) e Coreia (IMT-2020/16) uma vez que o GT 5D concluiu que a parte relativa a Novo Radio (NR, do inglês) e Internet das Coisas de Faixa Estreita (NB-IoT, do inglês) dessas propostas são tecnicamente idênticas às partes relevantes da proposta do 3GPP.

Os resultados da avaliação das submissões do 3GPP (IMT-2020/13) também devem aplicar-se às propostas da China (IMT‑2020/15) e Coreia (IMT-2020/16) uma vez que o GT 5D concluiu que a parte relativa a Novo Radio (NR, do inglês) e Internet das Coisas de Faixa Estreita (NB-IoT, do inglês) dessas propostas são tecnicamente idênticas às partes relevantes da proposta do 3GPP.

 

 

 

TTA 5G Technology Evaluation Special Project Group

Ref:  5D/1306

 

 

 

 

 

Trans-Pacific Evaluation Group

 

 

 

 

 

ETSI

 

 

 

 

 

 

 

Egyptian Evaluation Group (Retirou-se)

 

 

 

 

 

 

 

5G India Forum

 

Ref:  5D/1304

Avaliação parcial.

 

Avaliação parcial.

 

Africa​ Evaluation Group​ 

Avaliação parcial.

Avaliação parcial.

Avaliação parcial.

 

 

Avaliação parcial.

 

 

Incluem-se anexas as apresentações realizadas no Workshop.

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

Ambos os delegados participaram de todas as reuniões do GT 5D ocorridas no período. Não houve reuniões bilaterais.

PRINCIPAIS RESULTADOS

O Subgrupo de Trabalho de Aspectos Tecnológicos se reuniu duas vezes durante a reunião nº 33 do GT 5D. Estas foram as principais atividades realizadas:

Revisão do material adicional fornecido pelos proponentes de RITs/SRITs ETSI, Nufront e TSDSI - Decidiu-se, com base no Relatório UIT-R M.2411, que estes três proponentes cumpriram com o estabelecido para o Passo 3. Assim, todas as propostas seguem para o Passo 4;

Revisão das atividades conduzidas pelos GAIs através dos relatórios de avaliação preliminar;

Revisão da Recomendação UIT-R M.1457-14 (Especificações detalhadas das interfaces de rádio terrestres do IMT-2000) - Incluiu-se no documento contribuições trazidas por ETSI;

Início dos trabalhos no Relatório UIT-R M.[IMT-2020.OUTCOME] - Constarão deste documento os resultados dos Passos 4 a 7 do processo de desenvolvimento do IMT-2020. Elaborou-se um rascunho de plano de trabalho e rascunho do documento de trabalho para o projeto preliminar de nova recomendação UIT-R M.[IMT-2020.OUTCOME];

Início dos trabalhos na Recomendação UIT-R M.[IMT-2020.SPECS] - Elaborou-se plano de trabalho detalhado do documento de trabalho para o projeto preliminar de nova recomendação UIT-R M.[IMT-2020.SPECS] .

Houve também reuniões de três Subgrupos de Trabalho: Subgrupo de Trabalho de Coordenação, Subgrupo de Trabalho de Avaliação e Subgrupo de Trabalho de Especificações do IMT.

Foi esta a principal atividade conduzida pelo Subgrupo de Trabalho de Coordenação:

Revisão das submissões atualizadas para tecnologias de interface de rádio IMT-2020 e confecção de documento de atendimento aos critérios do Passo 3 do processo do IMT-2020.

Foram estas as principais atividades conduzidas pelo Subgrupo de Trabalho de Avaliação:

Revisão das autoavaliações recebidas. Chegou-se à conclusão de que as submissões de ETSI e TSDSI cumpriram o critério de completude estabelecido na Seção 4.3 do documento IMT-2020/YYY. Todavia, no nível de Subgrupo de Trabalho, não se chegou a uma conclusão quanto à submissão de Nufront;

Revisão dos relatórios provisórios e intenção de avaliação pelos GAIs; e

Aprovação dos relatórios de avaliação submetidos.

Foram estas as principais atividades conduzidas pelo Subgrupo de Trabalho de Especificações do IMT:

Atualização do plano de trabalho da Revisão 15 da Recomendação UIT-R M.1457; e

Análise de duas contribuições, de Coreia e Japão, relativas ao plano de trabalho da nova recomendação UIT-R M.[IMT-2020.SPECS].

POSIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS

A delegação brasileira não apresentou contribuições a esta reunião, em razão de que os trabalhos restringiram-se a atividades do Subgrupo de Trabalho de Tecnologia e a um Workshop conduzido, por um lado, pelos proponentes da tecnologia e, por outro lado, pelos GAIs, conforme processo de padronização do IMT-2020, atualmente em curso.

ATIVIDADES DECORRENTES

A plenária do GT 5D decidiu por levar adiante dois documentos:

Documento de trabalho para o projeto preliminar de nova recomendação UIT-R M.[IMT-2020.SPECS] - Especificações detalhadas das interfaces de rádio do IMT-2020; e

Rascunho do documento de trabalho para o projeto preliminar de nova recomendação UIT-R M.[IMT-2020.OUTCOME] - O resultado da avaliação, busca de consenso e decisão do processo do IMT-2020, incluindo-se características das interfaces de rádio do IMT-2020.

São estes os objetivos definidos para a reunião nº 34 do GT 5D, programada para ocorrer em fevereiro de 2020:

Revisão das atividades externas e dos relatórios de avaliação dos GAIs.

Completar o sumário dos relatórios de avaliação (IMT-2020/ZZZ);

Continuar o trabalho no novo Relatório UIT-R M.[IMT-2020.OUTCOME];

Continuar o trabalho solicitado pelo 3GPP em relação a medidas de campo de equipamentos IMT utilizando Sistemas Avançados de Antenas (AAS, do inglês);

Continuar o trabalho na revisão da Recomendação UIT-R M.1457-14;

Continuar o trabalho na nova Recomendação UIT-R M.[IMT-2020.SPECS]; e

Continuar o trabalho sobre o sincronismo de múltiplas redes IMT-2020 TDD.

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

A atuação da delegação brasileira nas Reuniões se deu em conformidade com a Proposta de Composição de Delegação.

Desta forma, esta Coordenação posiciona-se favoravelmente à aprovação do presente relatório de delegação.

RELAÇÃO DE ANEXOS

Apresentações dos proponentes (SEI nº 5039653):

Apresentação de 3GPP;

Apresentação de China;

Apresentação de Coreia;

Apresentação de ETSI;

Apresentação de Nufront; e

Apresentação de TSDSI.

Apresentações dos GAIs (SEI nº 5039665):

Apresentação de 5G Infrastructure Association;

Apresentação de ATIS WTSC IMT-2020 Evaluation Group;

Apresentação de ChEG Chinese Evaluation Group;

Apresentação de Canadian Evaluation Group;

Apresentação de Wireless World Research Forum;

Apresentação de Telecom Centres of Excellence, Índia;

Apresentação de The Fifth Generation Mobile Communications Promotion Forum, Japão;

Apresentação de TTA 5G Technology Evaluation Special Project Group;

Apresentação de Trans-Pacific Evaluation Group; e

Apresentação de 5G India Forum.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Campos Moraes, Chefe de Delegação, em 02/01/2020, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Tarcísio Aurélio Bakaus, Vice-Coordenador da CBC2, em 02/01/2020, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 5031980 e o código CRC EAD8EFCB.




Referência: Processo nº 53500.041690/2019-09 SEI nº 5031980