Timbre

Relatório de Delegação nº 16/2019/CBC3/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.007056/2019-39

INTERESSADO: CONSELHO DIRETOR DA ANATEL

origem

CBC 3: Normalização de Telecomunicações.

evento

Reunião da Comissão de Estudos 20 – “Internet das Coisas, Comunidades e Cidades Inteligentes" do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T).

período e local

9 a 18 de Abril 2019, Genebra, Suíça.

delegação

Chefe de delegação:

RODRIGO SANTANA DOS SANTOS - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – área tecnológica, Assessor no Gabinete do Conselheiro Aníbal Diniz da Anatel, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

Delegados do Governo Federal:

GUILHERME DE PAULA CORREA - Analista de infraestrutura no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), coordenador da iniciativa Câmara de IoT do MCTIC,  colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

RODRIGO CRUZ GEBRIM – Coordenador de Infraestrutura do Departamento de Inclusão Digital no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

DIOGO SANTOS DE GODOI - Analista de Infraestrutura do Departamento de Inclusão Digital no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

Delegados de outras instituições:

TIAGO BARROS - Engenheiro Chefe de IoT do Instituto CESAR, responsável pela definição, planejamento e execução das pesquisas e desenvolvimentos sobre IoT na instituição, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

DANIEL AUGUSTO GUERRA DA COSTA - Consultor Tecnológico / Líder de Projetos – Eldorado, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

JOEL JOSÉ PUGA COELHO RODRIGUES - Professor e Coordenador do IoT Research Group – Inatel, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

MAURO ALEXANDRE AMARO DA CRUZ - Pesquisador do IoT Research Group – Inatel, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

GUSTAVO MARQUES MOSTAÇO - Pesquisador do Departamento de Engenharia da Computação - Escola Politécnica da USP, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

OLÍMPIO RODRIGUES - Pesquisador do Departamento de Engenharia da Computação - Escola Politécnica da USP, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

WILIAN F. COSTA - Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

CARLOS EDUARDO CUGNASCA - Vice-Chefe do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais - Escola Politécnica da USP, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

WILIAN F. COSTA - Professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

WERTER PADILHA CAVALCANTE - CEO da Taggen, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3.

DANE AVANZI - Diretor do Grupo Avanzi, colaborador do Grupo Relator 4 da CBC3

introdução

A Comissão de Estudos 20 (CE20) – “Internet das Coisas, Comunidades e Cidades Inteligentes"- do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T) é responsável por estudos relacionados com a padronização de requisitos de tecnologias para o ecossistema de Internet das Coisas, incluindo aplicações para Comunidades e Cidades Inteligentes, Industria 4.0, Agricultura de precisão, dentre outros. Esta nova Comissão de Estudos foi formalmente ratificada na Conferencia Mundial de Normalização de 2016 com o objetivo de congregar em um único local as diversas iniciativas sobre Internet das Coisas no âmbito do setor de normalização da UIT.

Assim, diversas recomendações importantes para o futuro deste ecossistema estão no escopo na CE20, como a ITU-T Y.2060/4000 - "Overview of Internet of Things", que traz a definição da UIT para Internet das Coisas, define o Framework básico deste ecossistema e demonstra alguns casos de uso; a recomendação ITU-T Y.4100 - "Common requirements of the Internet of Things"; a recomendação ITU-T Y.4450 - "Overview of Smart Farming based on networks" ou a recomendação, ainda em discussão, Y.4454 -  "Platforms interoperability for smart cities".

Em paralelo, foi estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a "Câmara de IoT", fórum multissetorial composto de representantes do governo (incluindo Anatel), iniciativa privada, academia e centros de pesquisa para discutir o desenvolvimento do mercado de Internet das Coisas no Brasil. A Câmara, por meio de uma parceria entre o MCTIC e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), realizou profundo estudo para o diagnóstico do ecossitema de IoT brasileiro e para a construção das políticas públicas que tem como objetivo: o levantamento do mercado de Internet das Coisas no mundo; a definição dos setores prioritários da economia brasileira para receber os investimentos necessários para o desenvolvimento de IoT; e a formulação de ações voltadas para acelerar a implantação do mercado de IoT no país.

Como primeiro resultados deste estudo, foram identificados diversas áreas onde o Brasil tem potencial para contribuir no ecossistema de IoT mundial, como a área de Agricultura e Cidades Inteligentes. Assim, a participação em fóruns internacionais de normalização como a UIT, e em especial a CE20, se torna crucial para trazer ao país estudos que são desenvolvidos sobre tais temas e, além disso, levar as experiências e necessidades dos stakeholders brasileiros para garantir que os padrões internacionais, e por consequência os produtos e tecnologias que serão desenvolvidos, reflitam os interesses e necessidades do país.

A atuação internacional do Brasil na temática de Internet das Coisas é, inclusive, aspecto destacado dentro do estudo conduzido pelo MCTIC/BNDES, trazendo ainda maior relevância para participação na CE 20.

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

No âmbito da reunião do CE20, a atuação dos delegados  teve como principais objetivos: (i) defender as contribuições e posições brasileiras; (ii) acompanhar as discussões da comissão de estudo; (iii) articular com os coordenadores da CE20 as questões prioritárias para o Brasil e  possíveis contribuições brasileiras.

Nesse sentido, o Brasil apresentou 3 (três) contribuições de encaminhamentos dos itens de trabalho em que é relator, sendo 2 (duas) propostas de recomendação e 1 (uma)  de suplemento:

https://www.itu.int/md/T17-SG20-C-0603/en -> Updates to the Draft Recommendation ITU-T Y.IoT-SLF - "Framework and Capabilities for Smart Livestock Farming Based on Internet of Things"

https://www.itu.int/md/T17-SG20-C-0602/en -> Updates to Draft Recommendation Y.dev-IoT-arch "Architectural reference model of devices for IoT applications" and request for consent.   

https://www.itu.int/md/T17-SG20-C-0601/en -> Updates to the Draft Supplement ITU-T Y.Sup-IoT-Eco-Plan "Framework for Internet of things ecosystem master plan"

A contribuição de atualização do item de trabalho Recommendation ITU-T Y.IoT-SLF - "Framework and Capabilities for Smart Livestock Farming Based on Internet of Things" recebeu contribuições durante a reunião, principalmente do Reino Unido. As contribuições foram consolidadas no documento após intensa discussão no Q2/20 e aprovado pelo grupo relator.

Quanto à contribuição de atualização do item de trabalho Supplement ITU-T Y.Sup-IoT-Eco-Plan "Framework for Internet of things ecosystem master plan", foi discutido no grupo de relatoria Q2/20 e aprovado com ajustes solicitados pelos estados membros que integram o grupo.

Sobre a contribuição de atualização do item de trabalho Recommendation Y.dev-IoT-arch "Architectural reference model of devices for IoT applications", ela foi discutida e aprovada na Q3/20. Vale destacar que o documento foi submetido e aprovado na Comissão de Estudo 20, obtendo a numeração Y.4460.

Vale ressaltar que esta recomendação é o primeiro fruto na área internacional de normatização da colaboração entre o Governo (Anatel e MCTIC), setor privado (Instituto Cesar e Eldorado) e academia (INATEL), trabalho que se iniciou nas discussões da Câmara de IoT.

 Além disso, os delegados atuaram na discussão e defesa dos 3 (três) documentos em que o Brasil é editor nas questões Q2/20 e Q3/20, bem como defendeu posicionamento brasileiro nas demais discussões.

Por fim, ressalta-se que os delegados do MCTIC, presentes na reunião,  acompanharam os principais itens discutidos nas questões 7 (sete) e 1 (um), relacionados à Cidades Inteligentes.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Conforme exposto supra, as contribuições brasileiras foram discutidas na Q2/20 e Q3/20, e acatadas pelos participantes, sendo, portanto, dados encaminhamentos aos itens de trabalho, conforme tabela a seguir:

TD

Questão

Tipo de Documento

Identificação

Título

TD1311-R1

2/20

Supplement

Y.Sup-IoT-Eco-Plan

Draft Supplement ITU-T Y.Sup.IoT-Eco-Plan "Framework for Internet of things ecosystem master plan", output of Q2/20 meeting, Geneva, 9-18 April 2019

TD1289

2/20

Recommendation

 Y.IoT-SLF

Draft Recommendation ITU-T Y.IoT-SLF "Framework and Capabilities for Smart Livestock Farming Based on Internet of Things", output of Q2/20 meeting, Geneva, 9-18 April 2019

Além disso, foram aprovadas na CE20 4 (quatro) recomendações, dentre as quais se destaca o item de trabalho conduzido e liderado pelo Brasil, bem como acordado um Suplemento, conforme disposto a seguir:

TD

​ ITU-T Numeração

Identificação

Título

Questão

1239-R3

Y.4206
           

Y.UCS-reqts

Requirements and capabilities of user-centric work space service

2/20

TD1237-R2

Y.4207

Y.SEM

Requirements and capability framework of Smart Environmental Monitoring

2/20

TD1231-R2

Y.4460

Y.dev-IoT-arch

Architectural reference model of devices for IoT applications

3/20

TD1286-R1

Y.4906

Y.AFDTS

Assessment Framework for digital transformation of sectors in smart cities

7/20

TD1228-R2

Y.Suppl.54 to ITU-T Y.4000 series

Supplement Y.HEP

Framework for Home Environment Profiles and Levels of IoT Systems​'

5/20

Ademais, nesta reunião foram aprovados 7 (sete) novos itens de trabalho:

TD

Questão

Tipo de Documento

Identificação

Título

TD1257-R1

1/20

Recommendation

Y.rrm-data

Requirements and reference model of IoT related data from city infrastructure

TD1250-R1

3/20

Recommendation

Y.IoT-AOS-prot

Protocols of supporting autonomic operations in the Internet of things

TD1281

4/20

Recommendation

Y.smart-education

Requirements and reference architecture of smart education

TD1296

4/20

Recommendation

Y.BC-SON

Framework of blockchain-based self-organization networking in IoT environments

TD1299

4/20

Recommendation

Y.IoT-SCS

Requirements and functional architecture for smart construction site services

TD1303

4/20

Recommendation​

Y.UAV-BSI

Requirements and functional architecture of base station inspection services using unmanned aerial vehicles

TD1307

4/20

Recommendation​

Y.smoke-detection

Requirements and Functional Architecture of Smart Fire Smoke Detection Service

Nas questões Q1/20 - "Conectividade ponta a ponta, redes, interoperabilidade, infraestruturas e aspectos de Big Data relacionados a IoT e SC&C", Q2/20 - "Requisitos, capacidades e casos de uso em verticais", Q3/20 - "Arquiteturas, gerenciamento, protocolos e qualidade de serviço", Q4/20 - "e/Smart serviços, aplicativos e plataformas de suporte", Q5/20 - "Pesquisa e tecnologias emergentes, terminologia e definições ", Q6/20 - "Segurança, privacidade, confiança e identificação para IoT e SC & C" e Q7/20 - "Avaliação e avaliação de cidades e comunidades inteligentes e sustentáveis"- ocorreram contribuições e discussões durante a reunião com avanços nas minutas de documentos em desenvolvimento, bem como a aprovação de documentos, conforme já abordado neste relatório.

Destaca-se a discussão do documento de Recommendation ITU-T Y.4459 "An architecture for IoT interoperability" que não teve consenso para aprovação e foi endereçada solução de discussões em duas e-meetings e aprovação na próxima reunião da CE20.

Outro documento que merece destaque é a Recomendação oneM2M Security  que não foi aprovada o consenso e será decidido na próxima reunião da CE20.

Além disso, maiores detalhes da discussões, bem como os links para os relatórios das questões, podem ser encontrados no Sumário Executivo desta reunião do SG20 disponibilizado no site da Comissão de Estudos no seguinte link: Sumario da Reunião do CE20.

Por fim, diante das discussões ocorridas na CE20, os resultados serão internalizados na Anatel, especialmente aqueles que tiverem potenciais impactos na Regulamentação e serão internalizados nas discussões no âmbito da CBC3, de forma a contribuir para os projetos nacionais

Anexos

Recomendação aprovada Y.4460 (SEI nº 4079610)

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

Nos termos das Propostas de Composição de Delegação nº 9/2019/SEI/CBC3/GC-CBC (SEI nº 3858160) e nº 13/2019/CBC3/GC-CBC (SEI nº 3938852), os delegados cumpriram com os objetivos propostos, atuando de forma estratégia nos trabalhos da Reunião da Comissão de Estudos 20 do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T), defendendo as contribuições brasileiras e participando ativamente das discussões.

Neste sentido, esta coordenação emite seu parecer favorável ao Relatório de Delegação aqui apresentado.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Nilo Pasquali, Coordenador da CBC3, em 29/04/2019, às 16:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Santana dos Santos, Participante, em 29/04/2019, às 17:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por João Alexandre Moncaio Zanon, Secretário da CBC3, em 29/04/2019, às 17:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 4076501 e o código CRC F13B3B46.




Referência: Processo nº 53500.007056/2019-39 SEI nº 4076501