Timbre

Relatório de Delegação nº 9/2020/CBC3/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.031631/2019-14

INTERESSADO: COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

origem

CBC 3: Normalização de Telecomunicações.

evento

Reunião da Comissão de Estudos 16 (CE-16) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações - UIT-T.

período e local

7 a 17 de outubro de 2019, Genebra, Suíça.

delegação

Chefe de delegação:

MARCELO FERREIRA MORENO – Pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora e Vice-presidente da Comissão de Estudos 16 (CE16) da UIT-T, Setor de Normalização; e Relator da Questão 13/16 da CE16 da UIT-T.

Delegados da Anatel:

MARCIO LUCAS GRACIANO JUNIOR – Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Área Tecnológica, servidor da Gerência de Regulamentação, da Superintendência de Planejamento e Regulamentação, colaborador da CBC3.

introdução

A CBC3 atua nos trabalhos do Grupo Assessor de Normalização das Telecomunicações (Telecommunication Standardization Advisory Group / TSAG) e das Comissões de Estudo (CEs) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T). Dentre as principais áreas de especialização da CBC 3 – Normalização de Telecomunicações, incluem-se as relacionadas a seguir que estão no escopo de atuação da CE16:

Redes integradas de banda larga, para o transporte de TV a cabo, conteúdos multimídia interativos, vídeo sob demanda, Codificação de Imagem, Áudio e Vídeo, Frameworks de aplicações multimídia e requisitos de dispositivos terminais e Serviços IPTV.

O evento realizado reuniu diversos especialistas do setor – reguladores, governos, membros da indústria e representantes de operadoras – para discutir a harmonização, as melhores práticas e a troca de experiências relacionadas aos referidos aspectos operacionais.

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

O Chefe da delegação, MARCELO FERREIRA MORENO, Vice-presidente da CE16 e Relator da Questão 13/16, presidiu os trabalhos desta questão e auxiliou na condução dos trabalhos da Comissão de Estudos 16, como Vice-Presidente.

Além disso apresentou as contribuições brasileiras para a Q13/16.

O delegado MÁRCIO LUCAS GRACIANO JUNIOR  acompanhou as Questões 26/16 (acessibilidade), assim como os trabalhos de codificação de vídeo em andamento nas Questões 6/16 e 8/16, que se reuniram em conjunto com o JPEG e o MPEG; assim como o acompanhamento dos trabalhos das Questões 5/16 e 22/16, cujo trabalho se iniciou recentemente.

O delegado também acompanhou a Questão 13/16 (IPTV) relatada pelo Chefe da Delegação Brasileira.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Nesta reunião, a delegação brasileira enviou 12 contribuições (9 para a Q13/16 e 3 para a Q22/16), além de acompanhar as questões de maior interesse para o Brasil, tendo como objetivo internalizar nas discussões em da Agência, voltadas à revisão da regulamentação.

As contribuições da delegação para a Q13/16 propuseram mudanças na Proposta de Recomendação que trata de mecanismos para prover acesso e controle remoto ao Middleware em terminais IPTV para possibilitar serviços multi-device e experiências integradas, além de contribuições para a Recomendação H.761 com atualizações para alinhamento à Norma ABNT NBR 15606-2, propondo novos módulos Lua charset, network, buffer, bit32, e classes tcp, udp e http para suporte à API Lua.

As contribuições par a Q22/16, trataram de requisitos para DLS (Distributed Ledger Systems) e Casos de Usos para DLT (Distributed Ledger Technology)

Dada a diversidade e profundidade de assuntos, e de documentos debatidos durante o evento, na sequência é trazida uma síntese das principiais temáticas abordadas no encontro.

Acessibilidade e fatores humanos : O trabalho foi concluído em uma revisão do Documento Técnico ITU-T FSTP-ACC-RCS (V2) com uma visão geral dos serviços de legenda, para incluir considerações de privacidade no provisionamento desses serviços. A colaboração com a ISO / IEC JTC1 SC35 (interfaces do usuário) progrediu com um draft de atualização para a H.ACC-GVP planejado em orientações sobre a apresentação visual de informações de áudio, incluindo legendas (ISO / IEC 20071-23) e um novo item de trabalho ITU-T F.ACC-AVSL sobre apresentação visual de informações de áudio em linguagens de sinais que progredirá como um conjunto texto; além disso, há outros dois itens planejados como futuros textos, H.ACC-GAD e H.ACC-GAP.

Q5/16

A Questão 5/16 examinou nove contribuições que cobrem casos de uso, concordou em criar um novo item de trabalho, o F.AI-SCS, sobre casos de uso e requisitos para a interação de fala de serviços inteligentes ao cliente. A questão também analisou as declarações de ligação do JPEG (ISO / IEC JTC 1 / SC 29 / WG 1), TSAG, FG DPM, FG ML5G e SG13 e duas ligações de saída foram preparadas para JPEG e ML5G. 

A questão planeja realizar uma reunião presencial ou eletrônica antes da próxima reunião do SG16 em junho de 2020.

Q6/16 e Q8/16

O trabalho de codificação da Questão 6/16 é conduzido em conjunto com a ISO / IEC JTC 1 / SC 29 / WG 1 (JPEG), e uma parcela substancial de o trabalho de codificação de vídeo da Q 6/16 está sendo realizado em conjunto com a ISO / IEC JTC 1 / SC 29 / WG 11 (MPEG) em duas equipes de colaboração conhecidas como Joint Video Experts Team (JVET) e Joint Collaborative Team on Video Coding (JCT-VC). 

As reuniões da JVET e da JCT-VC foram realizadas de maneira colocada, com a reunião do SG16.

O JVET tem a tarefa de desenvolver o Versatile Video Coding (VVC), um futuro padrão de codificação de vídeo com substancial eficiência de codificação aprimorada em relação ao HEVC (H.265), e o JCT-VC é encarregado da manutenção e aprimoramento do HEVC (H.265), AVC (H.264) e CICP (H.273). 

Também foi realizada uma reunião do MPEG de forma colocada durante o atual reunião do SG16. 

A Q6 / 16 está planejando realizar duas reuniões do relator, duas reuniões do JVET e duas reuniões do JCT-VC antes da próxima reunião do SG16 em junho / julho de 2020 e realizar reuniões do JVET e do JCT-VC de forma colocada com a próxima reunião do SG16 em junho / julho de 2020. 

A Questão discutiu planos para o próximo período de estudo; Embora seu foco permaneça na compressão de vídeo, é planejando ampliar seu escopo para cobrir também itens de manutenção de sistemas MPEG da Q 11/16 e trabalho relacionado da Questão 7/16, além de abrir espaço para compressões de diferentes classes de sinais.

Q 13/16

A Questão 13/16 avançou o trabalho em sete recomendações: H.761 (V4), H.764 (V2), H.IPTV-EUIF.1, H.IPTV-LSFA, H.IPTV-SBM, H.IPTV-TDES.6, H.IPTV-TDES.7, H.IPTV-TMRAPI. 

O grupo completou duas recomendações para Consentimento: novo ITU-T H.753 (ex H.IPTV-SBM) em metadados baseados em cena para serviços de IPTV e ITU-T H.764 revisado especificando a linguagem de script aprimorada dos serviços IPTV.

 Nenhum novo item de trabalho foi iniciado na Questão.

foram preparadas três declarações de ligação. 

O grupo planeja realizar uma reunião física interina em uma reunião conjunta do grupo de relatores (final de março de 2020) e duas reuniões eletrônicas. O grupo também discutiu o escopo da questão e termos de referência em preparação para o próximo período de estudo.

Q22/16

Nesta reunião, a Questão 22/16 analisou sete contribuições e quatro declarações de ligação (TSAG, SG17, SG5 e FG  DLT). Os três novos itens de trabalho propostos foram aceitos (H.DLT-VERI, H.DLT-INV, H.DLT-TFR). Conforme solicitado pelo TSAG,

A Q22 / 16 revisou os dois resultados do FG-DLT em casos de uso de DLT e na estrutura reguladora de DLT e propôs para aprovação nesta reunião como documentos técnicos HSTP.DLT-UC, HSTP.DLT-RF, respectivamente. A questão 22/16 também preparou algumas atualizações aos seus termos de referência, em preparação para o próximo período de estudo.

 Suzana Moreno (BNDES, Brasil) foi nomeada como Relatora Associada do Q22 / 16 nesta reunião.

Q26/16

A Questão 26/16 analisou 17 contribuições com a participação de vários delegados com deficiência. Discussões: continuação em H.702 (V2), F.930 (V2), FSTP-ACC-AS, FSTP-ACC-ALD, HSTP-ACC-UC, FSTP.ACC-AM e FSTP-TRS-KPI.

A revisão do documento técnico FSTP-ACC-RCS "Visão geral dos serviços de legendagem remota" foi concluída e enviada para aprovação. A cooperação com a ISO / IEC JTC1 / SC35 continuou, com um draft planejado H.ACC-GVP sobre orientação na apresentação visual de informações em áudio, incluindo legendas (ISO / IEC 20071-23) e um novo item de trabalho ITU-T F.ACC-AVSL sobre apresentação visual de informações de áudio em linguagens de sinais que progrediu como um texto conjunto; além disso, há outros dois itens planejados como futuros textos, H.ACC-GAD e H.ACC-GAP. 

Foi organizada uma reunião do IRG-AVA pela Q26/16, que contou com a participação de cerca de 15 delegados e discutiu tópicos de acessibilidade à mídia audiovisual de interesse comum ao SG16 e ITU-R SG6. 

A Q26/16 realizará discussões no período intermediário de dois grupos ad hoc, um sobre a discussão da IoT para Pessoas com deficiência.

 A Q22/16 planeja uma reunião interina em março de 2020, juntamente com WP2/16.

 Foram realizadas discussões preliminares sobre atualizações do texto da Questão em relação à WTSA-20.

Outros assuntos 

Um novo grupo de foco ITU-T em IA para direção autônoma e assistida (FG-AI4AD) foi criado nesta reunião. 

O novo FG apoiará atividades de padronização de serviços e aplicativos ativados por sistemas de IA em direção autônoma e assistida. Isto incidirá na avaliação comportamental da IA responsável por tarefas dinâmicas de condução, de modo a garantir que o desempenho da IA nas estradas atendem ou excedem o desempenho de um motorista humano competente e cuidadoso e, consequentemente, constroem confiança pública essas tecnologias

Preparativos para a WTSA-20 : Discussões foram realizadas em reuniões ad hoc e na plenária sobre o mandato do SG16 (incluindo seu título, pontos de orientação e papéis principais) para o período de estudo 2021-2024; a tendência atual é alinhar a redação de seu mandato com as tendências atuais e futuras da padronização, como uma evolução dos serviços multimídia e eletrônicos. As questões foram discutidas ao nível do relator e do grupo de trabalho. A tendência é manter o atual número de Questões (considerando a nova Q23 / 16 proposta e a fusão da Q7 / 16 na Q6 / 16).

Recomendações Consentidas pelo SG16 na Plenaria:

ITU-T F.740.1 (ex F.ISOMReqs) "Requirements for an information service of objects in museums" (New)

 ITU-T F.743 (V2) "Requirements and service description for video surveillance" (Rev.)

ITU-T F.743.10 (ex F.CDN-MEC) "Requirements for mobile edge computing enabled content delivery networks" (New)

ITU-T F.749.11 (ex F.CUAV-MEC) "Requirements of civilian unmanned aerial vehicles enabled mobile edge computing" (New)

 ITU-T H.222.0 (08/2018) | ISO/IEC 13818-1:2019 Amd.1 "Information technology - Generic coding of moving pictures and associated audio information: Systems: Carriage of JPEG XS in MPEG-2 TS" (New)

 ITU-T H.222.0 (08/2018) | ISO/IEC 13818-1:2019 Cor.1 "Information technology - Generic coding of moving pictures and associated audio information: Systems: Correction of stream_type value" (New)

 ITU-T H.265 V7 "High efficiency video coding" (Rev.)

 ITU-T H.430.4 (ex H.ILE-MMT) "Service configuration, media transport protocols and signalling information of MMT for Immersive Live Experience (ILE) systems" (New)

 ITU-T H.626 (V2) "Functional architecture for video surveillance system" (Rev.)

 ITU-T H.629.1 (ex F.DRIDS) "Scenarios, framework and metadata for digitalized artwork images display system" (New)

 ITU-T H.644.2 (ex H.VCDN.1-NV) "Virtual content delivery network: Network virtualization" (New)

 ITU-T H.753 (ex H.IPTV-SBM) "Scene-based metadata for IPTV services" (New)

 ITU-T H.764 (V2) "IPTV services enhanced script language" (Rev.)

 ITU-T H.810 "Interoperability design guidelines for personal connected health systems: Introduction" (Rev.)

 ITU-T H.813 "Interoperability design guidelines for personal connected health systems: Healthcare Information System interface" (Rev.)

 ITU-T H.830.15 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Services interface Part 15: FHIR Observation Upload: Health & Fitness Service sender" (Rev.)

 ITU-T H.842 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 2: Optimized Exchange Protocol: Personal Health Gateway" (Rev.)

 ITU-T H.844 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 4: Continua Design Guidelines: Personal Health Gateway" (Rev.)

 ITU-T H.845.17 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 5Q: Power status monitor" (Rev.)

 ITU-T H.846 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 6: Personal Health Gateway" (Rev.)

ITU-T H.850 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 10: Transcoding for Bluetooth Low Energy: Personal Health Gateway - General requirements" (Rev.)

 ITU-T H.850.6 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 10F: Transcoding for Bluetooth Low Energy: Personal Health Gateway - Pulse oximeter" (Rev.)

 ITU-T H.850.7 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 10G: Transcoding for Bluetooth Low Energy: Personal Health Gateway - Continuous glucose monitoring" (Rev.)

 ITU-T H.862.0 (ex F.HF-SLM) "Requirements and framework for ICT sleep management service models" (New)

Outros textos aprovados pelo SG16, Technical Papers e Suplementos:

ITU-T FSTP-ACC-RCS (V2) "Technical Paper: Overview of Remote Captioning Services" (Rev.)

 ITU-T H.830.16 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Services interface Part 16: FHIR Observation Upload: Health & Fitness Service receiver" (Rev.) – NOTE 2

 ITU-T H.849 "Conformance of ITU-T H.810 personal health system: Personal Health Devices interface Part 9: Transcoding for Bluetooth Low Energy: Personal Health Devices" (Rev.) – NOTE 2

 ITU-T H.Sup19 (V2) "Usage of video signal type code points" (Rev.)

 ITU-T HSTP.DLT-RF "Technical Paper: Distributed ledger technologies: Regulatory framework" (New)

 ITU-T HSTP.DLT-UC "Technical Paper: Distributed ledger technologies: Use cases" (New)

 ITU-T HSTP-H812-FHIR V2 "Technical Paper: Interoperability design guidelines for personal health systems: Services interface: FHIR Observation Upload for trial implementation" (Rev.)

POSIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS

Contribuições e Artigos técnicos brasileiros aprovados:

ITU-T H.764 (V2) "IPTV services enhanced script language" (Rev.) 

ITU-T HSTP.DLT-RF "Technical Paper: Distributed ledger technologies: Regulatory framework" (New)

 ITU-T HSTP.DLT-UC "Technical Paper: Distributed ledger technologies: Use cases" (New)

A pesquisadora Suzana Moreno (BNDES, Brasil) foi nomeada como Relatora Associada da Q22/16.

CONCLUSÃO E RESULTADOS

A participação da Anatel na Comissão de Estudos 16 foi importante para apoiar a participação brasileira nesta Comissão de Estudos, tendo em vista que as discussões no âmbito desse grupo envolvem questões relevantes para a regulação nacional, em especial quanto aos temas relacionados à Multimídia e novos temas como Blockchain - DLT (Distributed Ledger Technology).

Dessa forma, a participação do evento permite internalizar as discussões de maior interesse da Agência, nas esferas regulamentares, de acompanhamento e controle, e de gestão de recursos de numeração, contribuindo para refletir sobre a necessidade de aprimoramento de processos internos, bem como da regulamentação setorial.

Ressalta-se, que o aprofundamento dessas questões possibilitará a criação de massa crítica sobre as referidas temáticas, servindo de subsídios para que a Anatel acompanhe de forma mais proativa as questões atuais e contribua efetivamente com o desenvolvimento dos estudos no âmbito dessa importante Comissão de Estudos 16, com vistas aos interesses nacionais.

RESULTADOS GERAIS

120 Contribuições Avaliadas

Iniciados 26 novos itens de trabalho.

Recomendações consentidas: 24 nesta reunião

Novas perguntas: A Q12 / 16 teve suas sessões inaugurais; uma nova Q23/16 foi proposta.

Outros textos aprovados: (Total: 7) 2 Recomendações; 4 Artigos Técnicos e 1 Suplemento

DOCUMENTOS RELEVANTES

Os documentos relativos à reunião podem ser consultados em https://www.itu.int/md/T17-SG16-191007-TD.

ANEXOS

Relatório WP1 (SEI nº 5265379);

Relatório WP2 (SEI nº 5265380);

Relatório WP3 (SEI nº 5265381).

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

Nos termos da PCD nº 25/2019/CBC3/GC-CBC (SEI nº 4482138), a delegação cumpriu com os objetivos propostos, mapeando e acompanhando os temas de maior relevância da CE-16, com maior sinergia e de interesse para a atuação da Agência.

Nesse sentido, esta coordenação emite seu parecer favorável ao Relatório de Delegação aqui apresentado.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio Lucas Graciano Junior, Membro de Delegação, em 05/03/2020, às 16:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 5300431 e o código CRC BE7A684F.




Referência: Processo nº 53500.031631/2019-14 SEI nº 5300431