Timbre

Relatório de Delegação nº 7/2019/CBC2/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.010005/2019-94

INTERESSADO: COMISSÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÕES 2 (CBC2), GRUPO DE COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES BRASILEIRAS DE COMUNICAÇÃO

origem

CBC 2: Radiocomunicações.

evento

Reuniões dos Grupos de Trabalho 5A, 5B e 5C, do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

período e local

De 29/04 à 09/05/2019, GT 5A, em Genebra, Suíça.

De 29/04 à 10/05/2019, GT 5B, em Genebra, Suíça.

De 29/04 à 08/05/2019, GT 5C, em Genebra, Suíça.

delegação

Chefe de Delegação:

LICINDO PEREIRA ALVES FILHO - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Ouvidoria (OV), Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, Vice Líder do Grupo Relator de Radiocomunicações 2 (GRR2) - Serviços Terrestres, da CBC 2.

Chefe alterno de delegação:

MARCELO TAPAJÓZ DE ARRUDA – Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

Delegado da ANATEL:

CARLOS EVANGELISTA DA SILVA JÚNIOR – Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações, Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER), Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.

Delegados de outros órgãos e/ou entidades:

RONALDO C. SANTAREM - Diretor Vice Presidente - UTC América Latina, que participará das reuniões do GT 5A;

VAHÉ ANTOINE YAGHDJIAN - Eng. Telecomunicações - DECEA, que participará das reuniões do GT 5B;

WALLACE GUTEMBERG MEDEIROS LUZ, Capitão - DECEA, que participará das reuniões do GT 5B.

introdução

Conforme previsto nas Propostas de Composição de Delegação nºs 11/2019/CBC2/GC-CBC e 18/2019/CBC2/GC-CBC, foi realizado no período de 29/04 à 10/05/2019 as reuniões dos Grupos de Trabalhos 5A, 5B e 5C da Comissão de Estudo 5 (CE 5) do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT-R).

Grupo de Trabalho 5A

O GT 5A é responsável pelos estudos relacionados aos serviços móveis terrestres, excluindo o International Mobile Telecommunications (IMT) e incluindo o acesso sem fio de serviços fixos. Também é responsável por estudos relacionados aos serviços radioamador e radioamador por satélite.

Em decorrência da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2015 (CMR-15), o GT 5A ficou responsável pelos seguintes itens de agenda da CMR-19:

Item 1.1: considerar a atribuição de faixas de frequências entre 50 e 54 MHz para o serviço Radioamador na Região I;

Item 1.11: tomar as medidas necessárias, conforme apropriado, para facilitar a harmonização global ou regional de faixas de frequências de suporte a sistemas de comunicações ferroviárias entre trens e vias e as atribuições existentes aos serviços móveis;

Item 1.12: considerar a possível harmonização global ou regional de faixas de frequências para a implementação da evolução de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) conforme as atribuições existentes aos serviços móveis;

Item 1.16: considerar problemas relacionados aos sistemas de acesso sem fio, incluindo redes locais de rádio (WAS/RLAN), nas faixas de frequência entre 5150 e 5925 MHz, levando em conta a atribuição adicional de espectro aos serviços móveis;

Item 9.1.5: considerações sobre o impacto técnico e regulatório das Recomendações ITU-R M.1638-1 e ITU-R M.1849-1 nas notas de rodapé 5.447F e 5.450A do Regulamento de Radiocomunicações.

Grupo de Trabalho 5B

O GT 5B está estruturado em serviço marítimo, aeronáutico e de radiodeterminação. Nestes subgrupos são realizados estudos relacionados ao Serviço Móvel Marítimo, incluindo o Sistema Global de Socorro e Segurança no Mar (Global Maritime Distress and Safety System - GMDSS) e o gerenciamento das Identidades do Serviço Móvel Marítimo (Maritime Mobile Service Identities - MMSI), Serviço Móvel Aeronáutico e Serviço de Radiodeterminação (radionavegação e radiolocalização), além dos estudos sobre sistemas de comunicações para uso no Serviço Móvel Marítimo e Serviço Móvel Aeronáutico.

O GT 5B mantém estreita cooperação com outras agências especializadas das Nações Unidas tais como a Organização Internacional de Aviação Civil (International Civil Aviation Organization - ICAO), Organização Marítima Internacional (International Maritime Organization - IMO) e a Organização Meteorológica Mundial (World Meteorological Organization - WMO).

Em decorrência da CMR-15, o GT 5B ficou responsável pelos seguintes itens de agenda da CMR-19:

Item 1.8: considerar possíveis marcos regulatórios para dar suporte à modernização e à introdução de novos sistemas por satélite ao Sistema Marítimo Global de Segurança e Socorro (GMDSS);

Item 1.9.1: marco regulatório na faixas de 156-162,05 MHz  para a proteção do GMDSS e do sistema automático de identificação de chamada (AIS) de equipamentos radiomarítimos autônomos;

Item 1.9.2: modificações no Regulamento de Rádio, incluindo novas atribuições de espectro ao serviço Móvel Marítimo por Satélite (Terra para espaço e espaço para Terra), preferencialmente nas faixas de 156,0125-157,4375 MHz e 160,6125-162,0375 MHz do Apêndice 18, para permitir um novo componente satelital do sistema de intercâmbio de informações VHF (VHF Data Exchange System - VDES), enquanto assegura que este componente não irá degradar o atual componente terrestre do VDES, mensagens de aplicação especifica (applications specific messages - ASM) e operações de sistemas de identificação automática (Automatic Identification System - AIS) e não imporão nenhuma restrição aos serviços existentes nesta faixa nem nas faixas adjacentes;

Item 1.10: considerar necessidade de espectro e previsões regulamentares para a introdução e uso do Sistema Aeronáutico Global de Segurança e Socorro (GADSS);

Item 9.1.4: estações a bordo de veículos sub-orbitais;

Grupo de Trabalho 5C

O GT 5C é responsável pelos estudos relacionados aos sistemas fixo sem fio e aos sistemas HF em serviços fixos e móveis terrestres. Este grupo estuda performance e disponibilidade, critérios de interferência, arranjos de canais/blocos de RF, características de sistema e viabilidade de compartilhamento.

Em decorrência da CMR-15, o GT 5C ficou responsável pelo seguinte item de agenda da CMR-19:

Item 1.14: considerar, com base nos estudos da UIT-R, as ações regulatórias apropriadas para estações em altas plataformas (HAPS), nas atribuições aos serviços fixos existentes.

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

A atuação da delegação brasileira teve como objetivos principais: (i) discutir os assuntos tratados nos Grupos de Trabalho; e, quando necessário; (ii) manifestar apoio ou discordância com propostas apresentadas pelos demais participantes (Administrações ou Membros do Setor).

O Delegado MARCELO TAPAJÓZ DE ARRUDA atuou com foco nas discussões do GT 5A.

O Delegado CARLOS EVANGELISTA DA SILVA JÚNIOR atuou com foco nas discussões do GT 5B.

O Delegado LICINDO PEREIRA ALVES FILHO, chefe da delegação,  atuou na coordenação da participação brasileira nos subgrupos de trabalho, com foco nas discussões do GT 5C.

O Delegado RONALDO C. SANTAREM atuou com foco nas discussões do GT 5A.

Os Delegados VAHÉ ANTOINE YAGHDJIAN  e WALLACE GUTEMBERG MEDEIROS LUZ, atuaram com foco nas discussões do GT 5B.

PRINCIPAIS RESULTADOS

As reuniões dos Grupos de Trabalho 5A, 5B e 5C foram realizadas no período de 29/04 à 10/05/2019, em Genebra, Suíça, conforme previsto nas PCD's da reunião. Cada grupo foi subdividido em subgrupos de trabalho, de acordo com os principais temas de discussão.

Cada grupo foi responsável por analisar as contribuições encaminhadas pelas administrações e por outros grupos da UIT-R. O detalhamento dos documentos de entrada e saída tratados nas reuniões está disponível nos relatórios dos respectivos presidentes dos grupos de trabalho (Chairman Report).

Os relatórios dos presidentes dos grupos de trabalho estão disponíveis nos links abaixo:

GT 5A

Relato dos itens de Agenda acompanhados pelo GT 5A

As reuniões do GT5A foram realizadas entre os dias 29/04/19 a 09/05/19, em Genebra, e foram presididas por José Costa (Canadá). As discussões foram organizadas em 5 subgrupos relatores, conforme abaixo detalhado:

Sub-Group

Subject

Chairman

Item de agenda associado (WRC-19)

5A-1

Radioamador

Dale Hughes, Australia

1.1 – Alocação de 50-54 MHz para o Serviço de Radioamador na Região 1

5A-2

Sistemas e Padrões

Lang Baozhen, China

1.11 – Sistemas de Radiocom. em linhas férreas

5A-3

PPDR

Amy Sanders, USA

-

5A-4

Interferência e Compartilhamento

Michael Kraemer, Alemanha

1.16 – WAS/RLAN em 5150 – 5925 MHz

/9.1.5 – Recs. ITU-R M.1638-1 and ITU-R M.1849-1 in Nos. 5.447F and 5.450A

5A-5

Novas Tecnologias

Hitoshi Yoshino, Japão

1.12 – Sistemas de Transporte Inteligente (ITS)

 

Na reunião foram tratados 88 documentos de entrada e 6 documentos de ligação. Durante a reunião foram produzidos 41 documentos temporários de saída. 

Os itens a seguir detalham os principais assuntos tratados nos grupos/subgrupos.

5A-1 – Radioamador

item 1.1 WRC-19 (Res. 658): Analisa as ações necessárias de modo a possibilitar alocação para Radioamadorismo entre 50-54 MHz na Região 1.

Durante a reunião de maio de 2019 o Grupo de Trabalho (WG) 5A-1 reuniu 12 vezes e concluiu os seguintes temas:

No que tange o item de agenda 1.1 o documento de trabalho 5A / 650 (Anexo 14) trata das necessidades de espectro do serviço de amador e os estudos de compartilhamento com os serviços incumbentes na faixa de frequência de 50 - 54 MHz.

Principais objetivos para a próxima reunião:

5A-2 – Sistemas de Radiocomunicações  em linhas férreas

item 1.11 WRC-19 (Res. 236): Tomar as medidas necessárias, para facilitar faixas de frequências regionais harmonizadas de apoio às radiocomunicações ferroviárias, sistemas entre trem e via férrea dentro das alocações existentes de serviços móveis, em conformidade com a Resolução 236 [COM6 / 12] (WRC-15);

O SWG 5A2-1 Linhas Férreas foi presidido pelo Sr. Liu Bin. Este SWG (Sub Working Group) reuniu 2 vezes, analisou todas as contribuições recebidas e produziu 2 documentos temporários. Foram feitas melhorias no documento de trabalho PDNR (Preliminary Draft New Recommendation) ITU-R M [RSTT_FRQ] intitulado Harmonização das faixas de frequências para os sistemas de radiocomunicações ferroviários entre o trem e a via férrea. Neste subgrupo de trabalho (SWG), foram estabelecidos dois Drafting Groups:  Relatório de Utilização da RSTT e outro para responder a liaison statement para o WP6A.

Foram discutidos os seguintes assuntos:

O Grupo de Trabalho 5A-2 criou um subgrupo de trabalho e quatro drafting groups para tratar dos seguintes temas: AI 1.11 Railway, CDLMR, Utilities, M. [MS-RXCHAR-28] e A2G, respectivamente, cujos chairmans são listados abaixo:

Subgroup

item

Chairman

SWG 5A2-1

AI 1.11 Railway

Mr. Bin Liu

DG5A2-1

CDLMR

Mr. Daniel Hamadeh

DG5A2-2

Utilities

Mr. Brett Kilbourne

DG5A2-3

M.[MS-RXCHAR-28] 

Mr.  Dante Ibarra

DG5A2-4

A2G

Mr. Kim Kolb

Como sumário dos trabalhos realizados pelos diversos subgrupos de trabalho citam-se:

Principais objetivos para a próxima reunião:

5A-3 – PPDR (public protection and disaster relief)

Sem item de agenda.

O Grupo de Trabalho 5A-3 (GT 5A-3) reuniu-se duas vezes na reunião de maio de 2019 do Grupo de Trabalho (WP) 5A. O GT 5A-3 analisou uma contribuição de entrada e um anexo ao Relatório do Chairman do WP 5A.

Foram realizadas os seguintes trabalhos:

Principais objetivos para a próxima reunião:

5A-4 – Interferência e Compartilhamento

Item de agenda 1.16: considerar questões relacionadas a sistemas de acesso sem fio, incluindo redes locais de radiocomunicações (WAS/RLAN), nas faixas de frequências entre 5150MHz e 5925 MHz, e tomar as medidas regulatórias apropriadas, incluindo alocações adicionais de espectro para o serviço móvel, de acordo com Resolução 239 [COM6 / 22] (WRC-15);

Item 1.16: considerar problemas relacionados aos sistemas de acesso sem fio, incluindo redes locais de rádio (WAS/RLAN), nas faixas de frequência entre 5150 e 5925 MHz, levando em conta a atribuição adicional de espectro aos serviços móveis.

O Grupo de Trabalho (GT) 5A-4 prosseguiu com os trabalhos relacionados ao compartilhamento de RLAN, parâmetros e medições relativos ao item de agenda 1.16. Também continuou o trabalho sobre o desenvolvimento de um Relatório PDNR ITU-R M. [100 GHz.RSTT.COEXIST], e completou a revisão da Recomendação ITU-R M.1808. Além disso respondeu a liaison statements, relacionados aos itens 1.5 e 1.3 da agenda da WRC-19, para os grupos de trabalho 4A e 7B, respetivamente.

Consideração sobre alguns documentos de entrada:

Radiação não ionizante;

Em cooperação com especialistas da ITU-R e ITU-D, o ITU-T SG 5 comentou as novas diretrizes do ICNIRP, “Diretrizes para limitar a exposição a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos variáveis ​​no tempo (de 100 kHz a 300 GHz)”. As revisões da ICNIRP de 1998 e as Diretrizes de 2010 atualizarão as publicações da ITU sobre EMF.

A ITU-D SG 2 Q7 / 2 destaca o novo Suplemento K.Supp-5G_EMF_Compliance:

A revisão do Suplemento 4 da Recomendação ITU-T K.91 sobre “Considerações EMF em cidades inteligentes sustentáveis”;

Uma nova versão do software estimador de EMF;

Um novo Apêndice V contido no software K.52-calculator;

Um novo Anexo VIII da Recomendação ITU-T K.91 sobre “Orientação para avaliação, avaliação e monitoramento da exposição humana ao RF EMF”.

Revisão da Recomendação ITU-R M.1808

Com base nos trabalhos da reunião anterior do WP 5A, o WG 5A-4 concluiu o trabalho de revisão da Recomendação ITU-R M.1808 e concordou em sugerir à Plenária do WP 5A que a revisão fosse submetida ao Grupo de Estudo 5. Com base no documento 5A / 1053, o GT 5A-4 discutiu então um possível liaison statement  ao WP 7B.

Foram expressos pontos de vista de que o WP 7B usou uma reIação de proteção de I/N de -6 dB no Relatório ITU-R SA.2429 e que isso não está de acordo com a Recomendação ITU-R M.1808 que afirma que “para aplicações com maiores requisitos de proteção, como serviços PPDR, uma I/N de −10 dB pode ser usada para determinar o impacto da interferência” de forma que esse ponto de vista conclui que os estudos no Relatório ITU-R SA.2429 são, portanto, incompletos.

Outras opiniões, porém, dizem que os estudos no Relatório ITU-R SA.2429 estão completos e em consonância com a Recomendação ITU-R M.1808, uma vez que essa recomendação afirma que um I/N de -10 dB pode ser usado, o que significa que esta é uma opção possível, mas não um requisito mandatório.

Não foi possível chegar a acordo sobre esta questão e, por conseguinte, foi elaborado um liaison statement ao WP 7B para informar que o trabalho sobre a revisão da Recomendação M.1808 estava completo e que esta revisão deveria ser utilizada em futuros estudos de compartilhamento, sem impacto a versão atual do Relatório ITU-R SA.2429 nem no Relatório CPM da WRC-19.

Critérios de proteção versus porcentagem de tempo

Durante as discussões no GT 5A-2 sobre o documento de trabalho preliminary draft new Recommendation (PDNR) ITU-R M.[MS-RXCHAR-28], foi apontado que a questão de um percentual de tempo associado a informações sobre critérios de proteção é um tópico mais geral que deve ser discutido no GT 5A-4, pois afetaria potencialmente muitos sistemas móveis terrestres sob a responsabilidade do WP 5A e suas características associadas para estudos de compartilhamento e compatibilidade.

Foi esclarecido na discussão que essa porcentagem de tempo (s) seria principalmente necessária para ser usada nos modelos de propagação e o documento de entrada enviado pelo Reino Unido (documento 5A/963-E), em novembro/18, forneceu alguns exemplos dos modelos de propagação, porcentagens de tempo e critérios de proteção utilizado nos vários estudos marítimos ESIM realizados até agora no WP 4A.

Concordou-se em iniciar uma discussão mais ampla sobre este tópico na reunião do WP 5A em abril/maio de 2019 para determinar que orientação, caso houvesse, poderia ser desenvolvida sobre a questão geral das porcentagens de tempo a serem usadas em modelos de propagação junto com a proteção. Ou seja, buscou-se um encorajamento de aprofundamento (através de contribuições) nesta discussão sobre os critérios de proteção dos vários sistemas móveis terrestres sob a responsabilidade do WP 5A. Esse tema, porém, não evoluiu substancialmente em abril/maio de 2019, percebe-se que é um tema sensível principalmente para o IMT, pois majoritariamente esse grupo tende a querer justificar um critério de 100% do tempo, fato que já se presenciou em discussões de coexistência do HAPS com IMT, por exemplo, onde a delegação americana insistia na adoção (respeito à) desse critério.

Foi enviado um liaison statement ao WP4A sobre a conclusão do trabalho da Recomendação ITU-R M. [RX CHAR 28] e fornecer mais algumas informações ao WP 4A relacionadas ao item da agenda 1.5 da WRC-19:

“To ensure protection of mobile service from time-varying interference events, WP 5A offers the following guidance to WP 4A on the long term protection criteria. WP 5A continues to study the appropriate values for the long term protection of mobile service, the following value may be provisionally adopted in the sharing and compatibility studies between mobile service and ESIM:

•                  Long term protection criterion: I/N=-6 dB (20% of time)

Working Party 5A looks forward to continued collaboration on this topic.”

WRC-19 agenda item 1.16

O grupo de trabalho 5A-4 continuou o trabalho do item de agenda 1.16, sendo o subgrupo de trabalho presidido pelo Sr. Hector Marin (MEX). Este subgrupo reuniu-se 6 vezes e estabeleceu um Grupo de elaboração de documentos de compartilhamento RLAN, presidido pelo Sr. Jicheng Fang (CHN), que se reuniu 8 vezes.

Com base nas contribuições de entrada, os documentos de estudo de compartilhamento para as faixas de frequências: 5150-5250 MHz, 5350-5470 MHz e 5725-5850 MHz foram atualizados para incluir as várias propostas de texto recebidas nas reuniões. Durante as reuniões do grupo foi acordado em sugerir à plenária do 5A que se elevasse estes documentos para PNDR. Porém, durante a plenária houve uma reviravolta capitaneada por Iran, Rússia e Globastar que não concordaram com a alteração no status dos documentos, foi uma manobra para enfraquecer o peso dos estudos para a conferência WRC19, apesar dos fortes protestos da delegação do Japão e dos Estados Unidos, foi essa decisão que prevaleceu.  Os trabalhos sobre estes documentos continuarão na próxima reunião do WP 5A.

O status do documento RLAN MEASUREMENTS foi mantido em PDNR pois, algumas seções do estudo ainda precisavam de informações adicionais, o WG 5A-4 concordou então que o documento não poderia ser elevado para Draft New Report.

O documento de trabalho RLAN REQ-PAR também foi atualizado com base nas contribuições recebidas e foi acordado sugerir à Plenária 5A que ele fosse elevado a PDNR. Em situação de certa forma semelhante aos relatórios de compartilhamento, há alguns problemas pendentes no que concerne a citação de documentos de referência, que levaram à conclusão no WG 5A-4 de que este documento não poderia ser acordado para a elevação ao status de Draft New Report.

Principais objetivos para a próxima reunião:

5A-5 – Novas Tecnologias

O Grupo de Trabalho 5A-5 (GT 5A-5) reuniu-se seis vezes durante a 22ª reunião do ITU-R WP 5A de abril / maio de 2019. Cerca de 70 delegados de diversos países e organizações participaram das reuniões. As tarefas atribuídas ao WG 5A-5 abordam novas tecnologias.

Vinte e duas contribuições de entrada foram atribuídas ao GT 5A-5:

Topic

Contributions

–    Intelligent transport system (ITS) (Q. 205-5/5)

ITS General: 983 (ITU-T SG 17); 995 (CITS); 997 (ITU-T SG 16); 998 (ITU-T FG-VM)

Study Question: 1023 (Korea); 1037 (Japan); 1051 (China)

M.2084: 976 Annex 22 (WP 5A); 1005 (3GPP TSG RAN); 1009 (USA); 1021 (China, Korea); 1022 (Korea); 1034 (Huawei, Intel, Nokia, Ericsson); 1050 (China)

Sharing: 1001 (Telstra)

Handbook: 1008 (USA); 1024 (Korea); 1038 (Japan); 1049 (China)

–    AI 1.15 (Above 275 GHz, Res. 767)

M.2417: 976 Annex 24 (WP 5A); 1006 (USA)

–    /9.1.8 (MTC, Res. 958)

976 Annex 23 (WP 5A); 1033 (Huawei, Intel, Nokia, Qualcomm, Sony, Ericsson); 1045 (China)

–    Liaison statement from ITU‑T SG20 JCA-IoT and SC&C

980 (JCA-IoT and SC&C)

 

Foram estabelecidos subgrupos  (SWG) e drafting groups (DGs) para realizar os trabalhos:

SWG/DG (Chairperson)

SWG 5A-5-1

– ITS: Intelligent Transport System - (Mr. Satoshi Oyama, Japan);

DG ITS-3

– M.2084 - (Mr. Andy Phang, Singapore)

DG ITS-4

– LMH-ITS - (Mr. HyunSeo Oh, Korea)

DG 5A-5-2

– M.[NON_IMT.MTC_USAGE] - (Mr. Jean-Philippe Kermoal, Germany)

O WG 5A-5 analisou 19 contribuições de entrada e desenvolveu 4 documentos de saída:

Concluiu os seguintes trabalhos nessa 22ª reunião:

Principais objetivos para a próxima reunião:

GT 5B

A reunião iniciada no dia 29/04 começou com uma Plenária geral do 5B onde foram apresentados os relatos dos Rapporteurs relativos a assuntos da utima reunião, sendo apresentados nesta plenária os 12 documentos de entrada abaixo:

 

Study category

Output of earlier meetings of WP 5B

Input documents

Compatibility at 50-54 MHz with the Amateur Service

 

5B/647

Revision of Recommendations

 

 

      ITU-R M.1638-1

5B/646 Annex 1

5B/678, 5B/705, 5B/708

New Recommendation

 

 

      ITU-R M.[RAD 92-100 GHZ]

5B/646 Annex 16

5B/679, 5B/693

New Reports

 

 

      ITU-R M.[RADAR SIMULATION]

5B/646 Annex 15

5B/691

      ITU-R M.[FOD 92-100 GHZ]

5B/646 Annex 17

5B/692

      ITU-R M.[FOD-EESS-SHARE]

5B/646 Annex 18

5B/703

IMT vs Radiodetermination 3 GHz

 

5B/655, 5B/668

Terrestrial radar operating in EESS frequency bands

 

5B/702

Other

 

(5B/642) , 5B/707

 

Além disso foram apreciados Liasions Statments com outros grupos conforme abaixo:

 

Na sequência aconteceram as plenárias dos sub grupos 5B1(Radiodeterminação), 5B-2(Aeronáutico) e    5B-3(marítimo), respectivamene. As tabelas abaixo sumarizam os documentos de entrada apresentados nestas plenárias, bem como o documento de referência da última reunião:

5B-1(Radiodeterminação)

 

Study category

WRC-19 agenda items/Resolutions

Output of earlier meetings of WP 5B

Input documents

Compatibility at 50-54 MHz with the Amateur Service

1.1

Res. 658

 

5B/647

Revision of Recommendations

 

 

 

      ITU-R M.1638-1

 

5B/646 Annex 1

5B/678, 5B/705, 5B/708

New Recommendation

 

 

 

      ITU-R M.[RAD 92-100 GHZ]

 

5B/646 Annex 16

5B/679, 5B/693

New Reports

 

 

 

      ITU-R M.[RADAR SIMULATION]

 

5B/646 Annex 15

5B/691

      ITU-R M.[FOD 92-100 GHZ]

 

5B/646 Annex 17

5B/692

      ITU-R M.[FOD-EESS-SHARE]

 

5B/646 Annex 18

5B/703

IMT vs Radiodetermination 3 GHz

 

 

5B/655, 5B/668

Terrestrial radar operating in EESS frequency bands

 

 

5B/702

Other

 

 

(5B/642) , 5B/707

 

5B-3(Aeronáutico)

Study category

WRC-19 agenda items/Resolutions

Output of earlier meetings of WP 5B

Input documents

Short duration satellites above
137 MHz

1.7
Resolution 659

 

5B/653, 5B/676, 5B/683, 5B/689

New [Recommendation/Report]

 

 

 

      ITU-R M.[AMRS-VHF]

 

5B/646 Annex 9

5B/682, 5B/688

Revision of Reports

 

 

 

      ITU-R M.2204-1

 

5B/538 Annex 23

 

New Reports

 

 

 

      ITU-R M.[PROTECT]

 

 

 

      ITU-R M.[SENSE-AND-AVOID]

 

5B/646 Annex 11

5B/696, 5B/706

ITU-R M.[SUBORBITAL-VEHICLES]

9.1.4
Resolves 763

5B/646 Annex 3

5B/680, 5B/690

Aeronautical & Maritime Protection Criteria

 

 

(5B/658)

Other

 

 

(5B/642)

 

5B-2(Marítimo)

Study category

WRC-19 agenda items/Resolutions

Output of earlier meetings of WP 5B

Input documents

Modernisation of GMDSS and introduction of additional satellite systems to support GMDSS

1.8
Resolution 359

 

 

Autonomous maritime radio devices

 

1.9.1
Resolution 362

5B/646 Annex 10 5B/646 Annex 12

5B/657, 5B/663, 5B/664, 5B/667, 5B/669, 5B/670, 5B/677,5B/687, 5B/697, 5B/699

VDES satellite including New Report

1.9.2
Resolution 360

 

 

Maritime Numbering issue

 

5B/646 Annex 4

5B/657, 5B/665, 5B/669

IMO/ITU joint expert group

 

 

 

Revision of Recommendations

 

 

 

ITU-R M.690-3

 

 

5B/660

      ITU-R M.1174-3

 

5B/646 Annex 5

 

      ITU-R M.1371-5

 

5B/646 Annex 6

5B/659, 5B/660, 5B/666, 5B/669,5B/674, 5B/675, 5B/698, 5B/701

ITU-R M.1798-1

 

 

5B/684

      ITU-R M.2058-0

 

5B/646 Annex 7

5B/686, 5B/704

New Reports

 

 

 

      ITU-R M.[MAR-RADIO]

 

5B/305 Annex 19

 

      ITU-R M.[HF NOISE AT SEA]

 

5B/646 Annex 14

 

      ITU-R M.[UHF_ONBOARD_USAGE]

 

5B/646 Annex 13

 

Interference to HF maritime mobile

 

 

 

Aeronautical & Maritime Protection Criteria

 

 

5B/658

Other

 

 

(5B/642)

 

Relato dos itens de Agenda acompanhados pelo GT 5B:

O item de Agenda 1.8 trata da modernização do GMDSS(Global Maritime Distress and Safety System) e na atual reunião não recebeu contribuições. A última atualização sobre o assunto vem da CPM19-2. Em que foi criado um novo método (A3) relacionado ao issue A (modernização do GMDSS), em virtude de contribuição da Rússia. Ficando assim os três métodos conforme descrito abaixo:

A1: NOC (No Change) - nenhuma alteração no RR.

A2: Alocação de frequências conforme abaixo:

MF NAVDAT

A faixa de 495-505 kHz deve ser atribuída para o uso do MF NAVDAT internacional.

A limitação do uso das faixas 415-495 kHz e 505-526,5 kHz (505-510 kHz na Região 2)  para o serviço móvel marítimo somente por radiotelegrafia deve ser removida. Abrir a possibilidade de usar essas bandas pelo MF NAVDAT nacional.

HF NAVDAT

Modificar o Apêndice 17 do RR para permitir que as faixas de frequência descritas na versão mais recente da Recomendação ITU-R M.2058 sejam utilizadas para o sistema HF NAVDAT. Por conseguinte, devem ser elaboradas disposições regulamentares adequadas para assegurar a compatibilidade dos sistemas HF NAVDAT com os sistemas móveis marítimos digitais, que operam nas faixas de frequências em questão.

 

A3: similar ao A2, porém com as seguintes condições: a transmissão do NAVDAT será apenas de estações costeiras e o seu uso está sujeito a obtenção de acordo entre as administrações afetadas.

Já os métodos da issue B (introdução de sistema satelital adicional no GMDSS), permeneceram inalterados. Estão abaixo listados:

B1: alterações regulatórias simples no RR, sem alteração da atribuição existente para a faixa de frequências 1.616-1.626,5 MHz, e introdução dessa faixa no Apêndice 15 do RR (faixas para aplicações GMDSS).

B2: esse método considera a operação em faixa adjacente (1.626,5-1.660,5 MHz) de sistema MSS GSO. Dividido em B2(a) e B2(b): B2(a) é similar ao B1, porém sem alteração na provisão RR No. 5.364 e inclusão de nota de rodapé para evitar restrições no sistema MSS GSO na faixa adjacente. B2(b) é similar ao método B4, incluindo nota de rodapé para evitar restrições no sistema MSS GSO na faixa adjacente.

B3: NOC (No Change) - nenhuma alteração no RR.

B4: alteração do status, de secundário para primário, da faixa de frequências 1.621,35-1.626,5 MHz (Terra-espaço) para o MMSS e inclusão dessa faixa no Apêndice 15 do RR (faixas para aplicações GMDSS), além de demais alterações em provisões do RR em consequência.

O item de agenda 1.9.1 trata da  Regulamentação dos  Autonomous Maritime Radio Devices(AMRD) e proteção do AIS e do GMDSS na faixa de 156-162.05 MHz. O dispositivos AMRDs são classificados como grupo A, que são aqueles que aumentam a segurança da navegação, e grupo B, que transmitem sinais ou informações que dizem respeito à embarcação, mas sem contribuir diretamente para a segurança da navegação. Encontra-se em elaboração um novo Report e uma nova recomendação ITU-R M.[NEW_MARNUN], conforme Anexos 10 e 12 do relatório do Chariman da última reunião. Na atual reunião houve evoluções nas discussões sobre o documento, sendo apreciadas as seguintes contribuições:

5B/646 Annex 10, 5B/667 (Canada), 5B/670 (Joint Paper), 5B/677 (Russia), 5B/687 (Japan), 5B/697 (U.S.), 5B/699 (China)

 

5B/646 Annex 12, 5B/677 (Russia), 5B/699  (China)

 

A nova Recomendação fornece definições e informações sobre as características técnicas e operacionais dos AMRD do Grupo A(que aumentam a segurança da navegação) e dos AMRDs do Grupo B, em seus Anexos 2 e 3, operando na faixa 156-162.05 MHz e utilizando a tecnologia AIS. O Anexo 1 trata de categorias e definições envolvendo esses equipamentos. 

Já o Report em elaboração procura fazer uma compilação dos dispisitivos AMRDs existentes e uma descrição das tecnologias utilizadas.Algumas aplicações para o mesmo fim podem usar diferentes tecnologias, incluindo combinações de tecnologias ( chamada digital seletiva (DSC), sistema de identificação automática (AIS), voz, etc.). Tudo isso vizando evitar a utilização indiscriminada desse tipo de dispositivo(objetivo do item de agenda). Devido ao rápido progresso técnico e à baixos custos de produção, cada vez mais aplicações desse tipo no ambiente marítimo são criadas e utilizadas em campo.

Além das contribuições acima também foram apreciadas duas questões ligadas a Liasion Statments:

5B/657, Liaison statement to ITU-R Working Party 5B (IMO): Na resposta, a IMO apresenta sua visão sobre as identidades no serviço móvel marítimo(MMSI) e a consequente revisão da Recomendação ITU-R M.585-7, al[em de uma lista de aplicações para os AMRD grupo A e grupo B  (NCSR 6/12/9).

5B/663, Response to the liaison statement to Working Party 5B from IMO (CIRM) : A CIRM, em sua resposta, levanta preocupações sobre propostas para categorizar dispositivos MOB(Man OverBoard) que usam AIS, mas não estão de acordo com a  recomendação M.493-15 da ITU-R sendo classificados como AMRD grupo B, portanto, não poderiam usar os canais AIS1 e AIS2.

Os métodos para atendimento desste item de agenda foram finalizados na   CPM19-2 e são os listados abaixo:

O item de Agenda 1.9.2 trata da alocação das faixas 156.0125-157.4375 MHz e 160.6125-162.0375 ao Serviço Movel Marítimo por Satélite (MMSS) e também não recebeu contribuições  na atual reunião. A ultima atualização sobre o assunto vem da CPM19-2, em que seis métodos foram desenvolvidos para atendimento do item de agenda. A principal diferença entre os métodos são os planos de frequências(três possíveis) e a máscara de pfd a ser imposta para as emissões do MMSS (espaço-Terra), conforme abaixo listado:

O item de Agenda 1.10 trata das necessidades de espectro e as disposições regulamentares para a introdução e utilização do Global Aeronautical Distress and Safety System (GADSS) e também não recebeu contribuições  na atual reunião.  Os estudos do GT 5B neste tópico tem se baseado na versão 6.0 do ConOps, documento da ICAO que fornece um Guideline sobre o GADSS. O GADSS não necessita de espectro adicional, assim não serão necessárias mudanças no artigo 5 do RR. A ultima atualização sobre o assunto vem da CPM19-2, conforme métodos abaixo listados:

 

A questão 9.1.4 do item de Agenda 9.1, trata de estações em veículos suborbitais (Stations on board sub-orbital vehicles). Na atual reunião, o novo Report ITU-R M.[Suborbital Vehicles] Radiocommunications for suborbital vehicles (Anexo 3 do Chairman’s Report), foi finalizado. Foram  analizadas as contribuições da França (5B/680) e dos Estados Unidos (5B/690), além de um documento com comentários da China. Este Report fornece informação sobre o atual entendimento de Radiocomunicações para veículos suborbitais, incluindo uma descrição da trajectória de voo, categorias de veículos suborbitais, estudos técnicos relacionados com possíveis sistemas aviónicos usados por veículos suborbitais e alocações de serviços desses sistemas. Tem como objetivos também identificar quaisquer medidas técnicas e operacionais necessárias, em relação às estações a bordo de Veículos Suborbitais, que possam ajudar a evitar a interferência prejudicial entre os serviços de radiocomunicações.O Relatório também aborda a questão ITU-R 259/5, “Aspectos operacionais e regulatórios para aviões operando no nível superior da atmosfera”.

A proposta de texto para CPM para Veículos suborbitais foi finalizada na CPM19-2. No texto não é proposta nenhuma alteração ao Radio Regulations para a WRC-19, portanto não estão previstos métodos para atendimento desse item de agenda. O texto da CPM mantem a definição da Resolução 763/WRC-15 de que a fronteira entre a atmosfera da Terra e o espaço é geralmente considerada como estando 100 km acima da superfície da Terra. Considerando que algumas questões regulatórias sobre as estações a bordo de veículos suborbitais e potenciais estudos de compatibilidade foram identificadas durante o atual ciclo de estudos, isto levará a um novo item da agenda para a WRC-23.

 

Assuntos fora de itens de Agenda:

No subgrupo 5B-2(Marítimo), a recomendação ITU-R M.1371-5, que trata das características técnicas do AIS usando TDMA em VHF(nas frequências do Móvel Marítimo), encontra-se sob revisão. Dos 9 documentos de entrada, 5 são Liasion Statments recebidos da IMO, CIRM e IALA. O Anexo 1 da recomendação possui as características operacionais e os demais anexos (2 a 9), cotem as características técnicas.

No subgrupo 5B-2(Marítimo), encontra-se sob revisão a Recomendação ITU-R M.585-7, que trata da numeração do Serviço Móvel Marítimo (maritime mobile service identities - MMSI), conforme Anexo 4 do último relatório do chairman. Na atual reunião as contribuições para revisão do referido documento vieram de entidades externas, sendo analizados os liasions statments abaixo listados:

- 5B/657 (Liaison statement from IMO on Autonomous maritime radio devices and identities

in the maritime mobile service)

 

- 5B/664 (Liaison statement from CIRM on Autonomous Maritime Radio Devices and identities in the Maritime Mobile Service)

 

- 5B/665 (Liaison statement from CIRM on problem related to freeform numbering of location aiddevices (AIS-SART, MOB-AIS, EPIRB-AIS))

 

- 5B/669 (Liaison statement from IALA on AMRD)

Um documento de trabalho para revisão da Recomendação ITU-R M.1798-1, contribuição 5B/684  (Korea),  propõe introduzir um sistema adicional que fornece comunicação ponto-a-ponto para terra-para-navio, navio-terra e navio-para-navio em a banda marítima de HF. Esta recomendação descreve os sistemas de rádio MF / HF e os protocolos de transferência de dados HF atualmente utilizados no Serviço Móvel Marítimo (MMS) para o intercâmbio de dados nas frequências do Anexo 17 do RR e outras.

No subgrupo 5B-2(Marítimo), outra recomendação sob revisão é a ITU-R M.2058, sendo analisadas duas contribuições 5B/686 (Japan) e  5B/704 (China). A recomendção trata de características de  um sistema digital para transmissão de informações relacionadas com segurança marítima e segurança de costa-a-navio na faixa de HF. As contribuições tratam de detalhes do protocolo e comunicação e valores de referência utilizados nas tabelas anexas a recomendação.

No âmbito subgrupo 5B-3 (Aeronáutico), foi analisado um liasion statment recebido da WP 7B (5B/575), sobre satélites não Geoestacionários de curta duração operando em 137-138 MHz. Foram analisadas contribuições 5B/653 (ICAO), 5B/676 (EUROCONTROL), 5B/683 (France) e 5B/689 (USA). A comunidade aeronáutica demonstrou muita preocupação com esse serviço operando na faixa adjcente a uma das principais faixas do serviço móvel aeronáutico (117,975-137MHz). Dentre as principais colocações inseridas na resposta ao Liasion Statment podemos destacar:

Non-GSO short duration satellites should respect the Recommendation ITU-R SM.1540 as well as Appendix 3 of the Radio Regulations; 

 a maximum power flux density (pfd) of -140 dBW/(m².4 kHz) on the Earth is applied in the frequency band 137138 MHz for emissions from any non-GSO short duration satellite assuming free space path loss 

Non-GSO short duration satellites should account for RR No. 4.5 and its associated Rules of Procedure,

Non-GSO short duration satellites should operate  in compliance with RR No. 1.147. If using a 25 kHz necessary bandwidth (Ref: Report ITU-R SA.2426), it is assumed that a 25 kHz channel centered at 137.0125 MHz cannot be used.

The short duration satellite unwanted emissions in the space to Earth direction are as contained in Report ITU-R SA.2426.

in order to minimize aggregate effect, only one non-GSO short duration satellite is transmitting per channel (25 kHz bandwidth referenced in Report ITU-R SA.2426) at a given time on the same geographical area;

Nesta mesma esteira outras 2 contribuições, 5B/682 (France) 5B/688 (USA),  sobre o Anexo 9 do ultimo relatório do Chairman foram analisadas. Trata-se de uma nova recomendação (PDNR ITU-R M.[AMRS-VHF]) sobre características e critérios de proteção para sistemas que operam no Serviço Móvel Aeronáutico (em rota) na faixa de frequências 117,975-137 MHz, o objetivo da recomendação é estabelecer os critérios de proteção e serem utilizados nos estudos de compatibilidade.

Na atual reunião, o WP 5B recebeu dois documentos, Documento 5B / 700 (IMO) e 5B / 658(USA), que levantaram a questão dos efeitos de interferência eletromagnética (EMI) de Sistemas de Iluminação por LED (diodo emissor de luz) e os impactos sobre segurança marítima. As contribuições indicaram que os sistemas de iluminação LED instalados em embarcações marítimas podem causar interferência nos rádios marítimos e no sistema de identificação automática (AIS). A visão do WP 5B é que atualmente não há normas EMI marítimas, conforme seção 2 do documento 1A / 350, que trata adequadamente desse problema. Reconhecendo que os padrões atuais não abordam o problema, a discussão no WP 5B se concentrou na identificação de possíveis meios para abordar o problema. O padrão automotivo Classe 5 do Comitê Especial Internacional sobre Interferência de Rádio (CISPR) para níveis de EMI e separações de distância (até 1 metro para antenas para instalações marítimas) parece resolver um problema de interferência similar. O WP 5B está interessado em saber se este padrão pode ser adaptado e aplicado como padrão para sistemas de iluminação marítima instalados.

No subgrupo 5B-3 (Aeronáutico), por meio das contribuições de entrada 5B/696 (USA) e 5B/706 (France), iniciou-se a elaboração de um novo Report PDNR ITU-R M.[SENSE-AND-AVOID], em substituição ao report ITU-R M.2204. Como as aplicações de aeronaves não tripuladas (UA) estão se expandindo em todo o mundo, para integração dos UAs no espaço aéreo, é essencial que o espectro para apoiar as operações de sense and avoid (S&A)seja claramente identificado. S & A corresponde ao princípio de pilotagem “ver e evitar” onde o piloto é responsável por garantir a separação de aeronaves, terreno e obstáculos próximos; conceito esse agora expandido aos UAs. O objetivo do novo Report  é fornecer orientações sobre quais bandas de frequência são mais adequadas para operações de S & A de UAs, em sistemas instalados a bordo de aviões, em particular na tecnologia de radares. As estações em terra não estão incluídas no Report, sendo necessário um novo Report contamplando a parte de estações em terra. Sobre esse mesmo assunto, o WP5B também enviou um Liasion Statmente para a ICAO informando o inicio dos estudos sobre o tema, e informando que gostaria de receber quaisquer informações ou referências que possam ajudar neste trabalho.

No subgrupo 5B-1 (Radiodeterminação), draft de um novo Report ITU-R M.[RADAR&IMT-ADVANCED SHARING], sobre estudos de compartilhamento e compatibilidade entre sistemas IMT em 3300-3400 MHz e sistemas de radiolocalização em 3100-3400 MHz, foi recebido o documento 5B/655 que trata-se da resposta do WP5D a um liasion statement informando o status atual dos estudos. Sobre o mesmo assunto, no documento 5B/668(Australia), o WP 5B oferece os comentários ao WP 5D sobre estudos relativos aos Advanced Antenna Systems (AAS), no PD NR do WP 5D.

No subgrupo 5B-1 (Radiodeterminação), também encontra-se sob revisão a Recomendação ITU-R M.1638, contribuições 5B/678 – France,5B/705 – United States e 5B/708 – Radiocommunication Bureaux. A Recomendação trata das características técnicas e operacionais e os critérios de proteção para radares que operam na faixa de frequências 5250-5850 MHz, exceto para radares meteorológicos terrestres que estão contidos na Recomendação ITU-R M.1849, para avaliar a compatibilidade desses sistemas com outros serviços. 

Ainda no subgrupo 5B-1 (Radiodeterminação), sobre radaras operando entre 92 – 100 GHz, três novos documentos estão em elaboração conforme sumarizado na tabela abaixo:

Documento

Contribuições de entrada

Comentários

  1. New Report  
    ITU-R M.[FOD 92-100 GHZ] 

 5B/692 

Características técnicas e operacionais do sistema de detecção de fragmentos de objetos estranhos (FOD - foreign object debris) operando na faixa de freqüência de 92-100 GHz para estudos de compartilhamento e compatibilidade entre o sistema de detecção de FOD e serviços passivos, bem como entre os serviços ativos.

  1. New Report  
    ITU-R M.[FOD-EESS-SHARE] 

 5B/703

Os sistemas de detecção de FOD devem ser implantados com o cuidado de proteger os  serviços pré-estabelecidos na faixa de 92-100 GHz e nas bandas adjacentes. O Report visa mostrar estudos de compartilhamento e compatibilidade entre o serviço de exploração da terra por satélite e sistema de detecção de FOD nas faixas de freqüência de 92-100 GHz

  1. New Recommendation  
    ITU-R M.[92 -100 GHz 

 5B/6795B/693 

As características técnicas e operacionais e os critérios de proteção dos sistemas de radiolocalização e radionavegação são descritos no Anexo 1  da Recomendação, para sistemas operando nas faixas de 92-100 GHz(radiolocalização) e 95-100 GHz(radionavegação)

Por fim, existe um grupo de trabalho a parte para tratar do Resolves 16 da Resolução 155 (WRC-15). A Res. 155 trata de disposições regulamentares relativas às estações a bordo de aeronaves não tripuladas(UA), que operam com redes geoestacionárias de satélites,  em faixas de frequências dos apêndices 30, 30A e 30B, para as comunicações links de comunicação CNPC (Command and non-payload communication) em sistemas de aeronaves não tripuladas(UAS), em espaços aéreos não segregados.

O Resolves 15 da Res. 155 identifica que limites rígidos de densidade de fluxo de pot (pfd) que precisam ser atingidos para comando  de aeronaves não tripuladas (UAS) e links de comunicação CNPC (Command and non-payload communication); já o Resolves 16 solicita uma revisão destes limites, definidos no anexo 2 da Res. 155 e que a WRC-19 analise e, se necessário, reveja esses limites de pfd. 

Para atendimento do Resolves 16  foram desenvolvidos três documentos: Dois novos Reports  PDNR ITU-R M.[UA_PFD] e PDNR ITU-R M.[UAS CNPC_CHAR]  bem como um Guideline para implementação da Res. 155. Abaixo breves comentários sobre estes Reports:

GT 5C

Relato do item de Agenda acompanhado pelo GT 5C:

Os trabalhos do GT 5C foram iniciados no dia 29/04/19 às 9h com a abertura da reunião plenária, coordenada pelo Chairman Pietro Nava (Huawei China), que apresentou a estrutura de trabalho do grupo bem como a agenda de reuniões para o período de 29/04 à 08/05/19.

Os trabalhos do GT 5C foram divididos da seguinte forma:

WG 5C-1:

Grupo de Trabalho (GT) responsável por abordar quaisquer questões que se referem ao espectro igual ou abaixo de 3 GHz.

WG 5C-2:

Grupo de Trabalho (GT) responsável por abordar quaisquer questões que se referem ao espectro superior a 3 GHz e igual ou inferior a 86 GHz.

WG 5C-3:

Grupo de Trabalho (GT) responsável por abordar quaisquer questões que se referem ao espectro superior a 86 GHz, bem como tópicos interdisciplinares, dentro e fora da UIT-R, não tendo sido atribuído a nenhum GT específico.

WG 5C-4:

Grupo de Trabalho (GT) responsável por abordar a revisão e propostas de revisões de recomendações, relatórios e perguntas não relacionadas aos itens da agenda da WRC-19.

WG HAPS:

Grupo de Trabalho (GT) responsável por abordar as atividades relacionadas ao item 1.14 da agenda da WRC-19 (HAPS).

 

Abreviações usadas no relatório:

AI: Agenda item

DG: Draft Group

FS: Fixed System

HAPS: High-Altitude Platform Station

PDN: Preliminary draft new

BR: Radiocommunication Bureau

RLS: Radio Location Service

SDO: Standards Developing Organizations

SG: Study group

WD: Working document

WG: Working Group

WP: Working Party

WPT: Wireless power transmission

WRC World Radio Conference
 

GT 5C-1 (WG 5C-1)

Os seguintes documentos foram tratados no GT 5C-1:

Working Group 5C-1: Systems at or below 3 GHz (Chairman: Dr. Brian Patten, USA)

Topic 

Document

From

For

Joint

Noted

TEMP

CH Rep Annex

Liaison

To SG 5

Handbook

5C/617 (Ann.1)
5C/ 644
5C/617 (Ann.3)

China

 

 

 

 

1

 

3

 

 

Quest. 258/5 (HF-ENV)

5C/617 (Ann.4)
5C/ 642

 

China

 

 

 

 

 

 

4

 

 

(HF Unwanted)

5C/ 643

China

 

 

 

 

 

 

 

ITU-R F.[CSA]
450-470 MHz

5C/617 (Ann.5)

 

 

 

 

 

5

 

 

AI 1.1
(Amat.50-54 MHz)

5C/618

5A

I/A

 

 

 

 

 

 

Legenda: I = para informação; (A) = para ação; () [] alternativas

** Cooperação com o WP 5C-3

 

Resumo dos trabalhos

Apresentações de documentos de entrada e discussões

Os documentos que foram tratados no GT 5C-1 estão detalhados no relatório do Chairman disponível em https://www.itu.int/md/R15-WP5C-C-0648/en, item 7, página 6.

Documentos de saída

Documentos de saída encaminhados para aprovação do SG 5: Nenhum.

Documento de saída encaminhado para aprovação da plenária do WP 5C:

Documento anexado ao Chairman’s Report:

Documentos mantidos no Chairman’s Report:

 

GT 5C-2 (WG 5C-2)

Os seguintes documentos foram tratados no GT 5C-2:

Working Group 5C-2: Systems above 3 GHz and up to 86 GHz (Chairman: Mr. Nasarat Ali, UK)

Topic

Document

From

For

Joint

Noted

TEMP

CH Rep Annex

Liaison

To SG 5

ENG/PMSE

WD ITU-R F.[PMSE]

Draft LS

5C/617 (Ann.6)

5C/617 (Ann.7)

5C/617 (Ann.21)

 

 

 

 

 

 

 

 

Legenda: I = para informação; (A) = para ação; () [] alternativas

 

Resumo dos trabalhos

Apresentações de documentos de entrada e discussões

Os documentos que foram tratados no GT 5C-2 estão detalhados no relatório do Chairman disponível em https://www.itu.int/md/R15-WP5C-C-0648/en, item 8, página 9.

Documentos de saída

Documentos de saída encaminhados para aprovação do SG 5: Não houve.

Documentos de saída encaminhados para aprovação da plenária do WP 5C: Não houve.

Documentos a serem anexados ao Chairman's Report: Nenhum;

Documentos a serem mantidos no Chairman's Report: Nenhum.

GT 5C-3 (WG 5C-3)

Os seguintes documentos foram tratados no GT 5C-3:

Working Group 5C-3: Systems above 86 GHz, and interdisciplinary topics (Chairman: Dr. Haim Mazar, ATDI)

Topic

Document

From

For

Joint

Noted

5C/TEMP

CH Rep

LS to/For(*)

To SG 5

AI 1.15

Bands above 275 GHz

 

 

5C/617 (Ann.9)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1A

 

Future revision of F.2416

5C/617 (Ann.2)

 

 

 

 

 

 

 

 

Mainly RPE 275-450 GHz

5C/630

5C/634

Canada

Russia

 

 

 

 

2

 

 

Smart grid

5C/619

5C/621

5A

 

I

 

 

 

 

 

 

 

Coord. area

Rec. SM.1448(WP1A)

-

5C/627

 

USA

 

 

 

 

 

4A/C, 5A/5B/5D, 7B/C

 

ITU-T SG5 activities

ITU-T questions

EMF and Human exposure

-

-

5C/623

 

 

 

ITU-D SG2

 

 

 

I

 

 

 

 

 

 

ITU-T SG15 activities

intersector

5C/620

5C/622

TSAG

ITU-T SG11

I

I

 

 

 

 

 

 

Legenda: I = para informação; (A) = para ação; () [] alternativas

 

Resumo dos trabalhos

Apresentações de documentos de entrada e discussões

Os documentos que foram tratados no GT 5C-3 estão detalhados no relatório do Chairman disponível em https://www.itu.int/md/R15-WP5C-C-0648/en, item 9, página 10.

Documentos de saída

Documentos de saída encaminhados para aprovação do SG 5: Não houve.

Documentos de saída encaminhados para aprovação da plenária do WP 5C:

Documentos de saída a serem anexados ao Chairman’s Report:

GT 5C-4 (WG 5C-4)

Os seguintes documentos foram tratados no GT 5C-4:

Working Group 5C-4: Recommendations, Reports and Questions outside WRC-19 agenda items (Chairman: Dr. Otsuki Shinya, Japan)

Topic

Document

From

For

Joint

Noted

CH Rep

LS to/For(*)

To SG 5

F.758

5C/617 (Ann.8)

USA

 

 

 

X

 

 

F.2416-0 (275-450 GHz)

5C/630

Canada

 

 

 

XN

 

 

F.1565

5C/617 (Ann.22)

 

 

 

 

X

 

 

Wide CH BW

F.383 (5925 – 6425 MHz)

F.387 (10.7-11-7 GHz)

 


F.636-4 (14.5-15.35 GHz)

 

F.637-4 (21.2-23.6 GHz)

F.1520-3 (31.8-33.4 GHz)

F.2005 (40.5-43.5 GHz)

 

5C/631
5C/617 (Ann.23)
5C/633
5C/636
5C/617 (Ann.13)
5C/637
5C/617 (Ann.12)
5C/617 (Ann.14)
5C/617 (Ann.15)

Canada

 

Canada

Huawei

 

Huawei

 

 

 

 

 

XN

 

 

 

 

 

X

X

X

 

 

 

5C/531 Ann.13

5C/608

5C/609

5C/610

5C/611

5C/612

 

Huawei

Huawei

Huawei

Huawei

Huawei

 

 

 

 

X

X

X

X

X

 

X

SG5 Questions

5C/617 (Ann.10)

5C/628

5C/639

 

USA

Japan

 

 

 

 

 

X

Legenda: I = para informação; (A) = para ação; () [] alternativas; XN = Novo Tópico

 

Resumo dos trabalhos

Apresentações de documentos de entrada e discussões

Os documentos que foram tratados no GT 5C-4 estão detalhados no relatório do Chairman disponível em https://www.itu.int/md/R15-WP5C-C-0648/en, item 10, página 15.

Documentos de saída

Documentos de saída encaminhados para aprovação do SG 5:

Documentos de saída encaminhados para aprovação da plenária do WP 5C:  nenhum.

Documentos a serem anexados ao Chairman's Report

Documentos a serem mantidos no Chairman's Report:

GT 5C-HAPS (WG 5C-HAPS)

Os seguintes documentos foram tratados no GT 5C-HAPS:

Working Group 5C-HAPS: Haps (Chairman: Chairman: Mr De Bailliencourt Hugues, França)

Topic

Document

From

MS/FS

FSS/ISS

Scientific

Sharing 21.4-22 GHz

 

 

 

5C/617 Ann.16

5C/626
5C/629
5C/632

 

USA

USA

Canada

 

 

AMS

FS/MS

 

EESS (passive)

 

Sharing 24.25-27.5 GHz

 

 

 

 

5C/617 Ann.17

5C/625
5C/632
5C/635

 

USA

Canada

Russian Fed

 

FS/MS

 

 

 

ISS

EESS (passive)

 

Sharing 27.9-31.3 GHz

 

 

 

5C/617 Ann.18

5C/624
5C/632
5C/640
5C/638

 

USA

Canada

China

Samsung

 

 

FS/MS

 

MS

 

 

 

FSS

MS

 

Sharing 38-39.5 GHz

5C/617 Ann.19

5C/632
5C/641

 

Canada

China

FS/MS

 

 

FSS

 

Sharing 47.2-48.2 GHz

5C/617 Ann.20

 

 

 

 

Legenda: I = para informação; (A) = para ação; () [] alternativas

Resumo dos trabalhos

Apresentações de documentos de entrada e discussões

Os documentos que foram tratados no GT 5C-HAPS estão detalhados no relatório do Chairman disponível em https://www.itu.int/md/R15-WP5C-C-0648/en, item 11, página 19.

Documentos de saída

Documentos de saída encaminhados para aprovação do SG 5:

Documentos de saída encaminhados para a aprovação da plenária do WP 5C: Nenhum.

Documentos a serem anexados ao Chairman's Report: Nenhum.

Documentos a serem mantidos no Chairman's Report: Nenhum.

Plenária final do WP 5C

No dia 08/05/2019 às 10:45h, teve início a plenária final do WP 5C onde foram aprovados os documentos de saída contidos no quadro abaixo:

Working Party 5C (Chairman: Pietro Nava, Huawei)

WG 

Attachments to the
Chairman’s Report

Liaison

Draft documents
to SG 5

Others

5C-1

5C/ 648 - Annexes 1, 3, 4, 5

 

 

 

5C-2

 

 

 

 

5C-3

5C/ 648 - Annexes 2, 6, 11

 

 

 

5C-4

5C/ 648 - Annexes 7, 8, 9 ,10

 

5C/TEMP/210, 5C/TEMP/211, 5C/TEMP/212, 5C/TEMP/213,

5C/TEMP/214, 5C/TEMP/221 e 5C/TEMP/222

 

5C-HAPS

 

 

5C/TEMP/215, 5C/TEMP/216, 5C/TEMP/218

5C/TEMP/219 e 5C/TEMP/220

 

Ou seja, de acordo com o planejado, em especial em relação ao HAPS, todos os documentos deste último tiveram os seus status elevados e serão ratificados na plenária do SG-5 a ser realizada no dias 2 e 3 de setembro de 2019, em Genebra.

ATIVIDADES futuras

No âmbito do GT 5A, os trabalhos de todos os grupos de trabalho (5A-1, 5A-2, 5A-4 e 5A-5) foram finalizados, ao menos em termos de texto CPM,  neste ciclo de estudos (2015/2019) e o novo ciclo de estudos (2020/2024) terá os seus temas estabelecidos após a WRC-19.

No âmbito do GT 5B, no que se refere ao texto CPM os trabalhos foram finalizados, no que se refere aos Reports e Recomendações os documentos estão finalizados porém alguns com pendências para aprovação final apenas na reunião do SG5 (09/2019), o novo ciclo de estudos (2020/2024) terá os seus temas estabelecidos após a WRC-19.

No âmbito do GT 5C, os trabalhos de todos os grupos de trabalho (5C-1, 5C-2, 5C-3, 5C-4 e 5C-HAPS) foram finalizados neste ciclo de estudos (2015/2019) e o novo ciclo de estudos (2020/2024) terá os seus temas estabelecidos após a WRC-19.

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

Esta Coordenação considera que os objetivos propostos nas Propostas de Composição de Delegação nºs 11/2019/CBC2/GC-CBC e 18/2019/CBC2/GC-CBC foram alcançados e as informações constantes do relatório apresentam-se consistentes e de acordo com o previsto.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcelo Tapajoz de Arruda, Participante, em 03/06/2019, às 14:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Licindo Pereira Alves Filho, Relator, em 03/06/2019, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Evangelista da Silva Junior, Participante, em 03/06/2019, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Tarcísio Aurélio Bakaus, Vice-Coordenador da CBC2, em 04/06/2019, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 4100277 e o código CRC E1A2DE49.




Referência: Processo nº 53500.010005/2019-94 SEI nº 4100277