Timbre

Relatório de Delegação nº 6/2020/CBC4/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.008322/2020-84

INTERESSADO: COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO DAS TELECOMUNICAÇÕES

origem

CBC 4: Desenvolvimento das Telecomunicações

evento

Reunião do Grupo de Iniciativas de Construção de Capacidades (GCBI) da UIT

período e local

1 e 2 de junho de 2020, virtual.

delegação

Chefe de delegação:

ANDREA MAMPRIM GRIPPA – Coordenadora da CBC4 e representante das Américas, juntamente com o México, no Grupo de Iniciativas de Capacitação (GCBI) da União Internacional de Telecomunicações (UIT). 

introdução

A abertura da Reunião do Grupo de Iniciativas de Capacitação foi realizada pela Doreen Bogdan, Diretora do BDT, que ressaltou a importância de manter-se as atividades em curso, com a nova realidade imposta pela COVID-19. Ressaltou a grande importância de estreitar-se ainda mais a brecha digital, aumentar a conectividade e a banda larga. Informou sobre o lançamento do projeto GIGA com a Unicef, com foco em conexão de escolas em áreas rurais e isoladas, e outras iniciativa realizadas no âmbito do BDT nesse momento de crise, tais como os Cisco Digital Transformation Centers e o lançamento do Digital Skills Guidebook. Mencionou o aumento significativo da demanda por treinamento on-line, que possivelmente passará a ser o novo normal. Na sequência, foram proferidas as palavras introdutórias pela Chair do GCBI, Sra. Lidia Stepinska-Ustasiak, apontando que  os problemas atualmente enfrentados em nível mundial trouxeram à tona a necessidade crescente de aprimoramento de capacidades digitais, destacando especial atenção às necessidades das populações vulneráveis. 

Na sequência da introdução de cada um dos presentes, foi mencionado pela Chair, a  atualização do Glossário dos termos de capacitação no âmbito da UIT, como um dos principais produtos do GCBI realizado no último ano (documento anexo).

Na sequência, foi realizada apresentação pela Chefe da Divisão de Capacitação, Susan Teltcher, sobre a atuação do GCBI e do cluster de Capacity Development do BDT, destacando: 

- Estrutura organizacional atualizada

- Resultados baseados em Resultados (RBM) e Cluster based approach (10 áreas prioritárias).

- Desafios do Cluster de Capacity Development: necessidade constante de atualização de skills; atingimento aos excluídos da economia digital,estreitar a  grande distância em pesquisa e desenvolvimento entre os membros.

- Relação dieta com as demais áreas prioritárias, envolvendo-as na programação dos cursos a serem entregues pela ITU Academy e pelos Centros de Excelência.

- Atualização das atividades dos Centros de Excelência, ITU Academy e demais atividades realizadas

- Apresentação do Digital Transformation Centers Initiatives (parceria entre Cisco, HP e PNUD)

Na sequência cada região apresentou os impactos da COVID-19 nos processos e necessidades de capacitação e construção de capacidades em suas respectivas regiões.  

África: apresentou suas prioridades digitais, necessidades de construção de capacidades, questões de infraestrutura, como ampliação de acesso via cabos submarinos, sem esquecer das necessidades dos países sem acesso ao mar,  por meio da implementação de outras formas de infraestrutura. Informou que a ATU está preparando estratégias de entrega de capacitação em e-skills para seus membros. Solicitou ajuda da UIT para ajudar a questão da falta de conectividade no continente, com vistas a ampliar as capacidades regionais e aproximar-se dos objetivos apontados na Agenda 2030. 

Américas: a apresentação foi realizada pelo representante do México, Sr. Erick Huerta, que destacou uma nova realidade nas comunicações de emergência, pouca informação disponível na literatura sobre emergências sanitárias. mencionou os desafios que devem ser considerados nessa situação, como atenção à cobertura, ética e informação acurada. Desafios nas diversas fases de prevenção, preparação e recuperação. Agenda de construção de capacidades pós pandemia: comunicações de emergência, estratégias de conectividade para o desenvolvimento econômico e TICs para a proteção do meio ambiente.

Árabe: apontou significativa variação entre os países da região na adoção de smartphones; fatos orientando as prioridades regionais, ruptura do status quo, infraestrutura e regulação colocadas à prova. Apresentou as necessidades (mundiais) de educação e habilidades, com foco em perspectiva dos mais jovens, inovação, quarta revolução industrial e força de trabalho e emprego. Destacou os desafios e oportunidades pós pandemia (estudo realizado pelo Banco Mundial).

Ásia-Pacífico: A COVID-19 mostrou ao mundo a necessidade de investimento contínuo em infraestrutura de TICs e desenvolvimento de capacitação, crescente demanda por aplicações remotas, oportunidade de oferecer novas formas de treinamento à distância, desenvolvimento e utilização de novas ferramentas, 5G, Inteligência Artificial, IoT e Big Data, Blockchain, E-applications. Alertou para a necessidade crescente de preparação e prevenção a desastres.

Comunidade dos Países Independentes (CIS): apontou a necessidade de adaptação às novas ferramentas à distância de trabalho/educação, apresentando um panorama geral da disponibilidade de TICs nos principais países da região no cenário de pandemia.

Europa: Apresentou algumas iniciativas realizadas para resposta à situação de pandemia, apontando algumas necessidades pendentes na região, tais como: re-priorização (educação, modelos de negócio). Foi apresentada uma visão geral das plataformas UIT de capacitação que tem funcionado a contento na região.

Apresentação do Digital Skills Assessment Guidebook (publicado em 28/05/2020): investigar ofertas e demandas dos países em construção de capacidades em Digital Skills; procurar orientar parcerias dos fazedores de políticas com outros stakeholders.  

Estabelecimento de um Instituto de Treinamento da UIT: contribuição da Arábia Saudita ao Conselho de 2019; realização de estudo de factibilidade de criação do Instituto; realizado um Request for Proposal de consultoria externa, em andamento; os resultados do estudo impactarão diretamente nos trabalhos do GCBI; o estudo também avaliará o trabalho dos CoE e ITU Academy; 

Apresentação de ideias para o trabalho futuro do GCBI: dentre os pontos discutidos destacam-se: estabelecer metodologia de avaliação dos trabalhos dos CoE; maior aproximação com as organizações regionais de telecomunicações (RTO); observação atenta no processo de criação do Instituto de Treinamento da UIT; novas tendências de aprendizagem pós-pandemia. A apresentação das Américas consta do documento SEI nº 5611209.

As informações referentes à reunião estão disponíveis por meio do link: https://academy.itu.int/index.php/main-activities/gcbi/meetings/8th-meeting-group-capacity-building-initiatives.

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

Na qualidade de uma das representantes da Américas no GCBI, a delegada participou das discussões realizadas, apresentando ideias e sugestões para o trabalho contínuo do GCBI. Também colaborou na revisão do Glossário de capacitação da UIT, realizado ao longo do último ano e apresentado como produto para essa reunião.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Avaliação das atividades realizadas no ano anterior;

Análise sobre as adequações do GCBI às novas estruturas do BDT;

Análises sobre como conduzir e impulsionar atividades de construção de capacidades pós pandemia;

Reflexões sobre possíveis contribuições do Grupo à WTDC-21.

POSIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS;

Apresentação de ideias para o trabalho futuro do GCBI (SEI nº 5611209). 

ATIVIDADES DECORRENTES

GCBI deve auxiliar na divulgação do Digital Skills Assessment Guidebook no âmbito das Administrações;

GCBI deverá ser consultado no âmbito do desenvolvimento do estudo sobre a criação do Instituto de Treinamento da UIT;

Participar do processo preparatório à WTDC-21 nos temas relativos a capacitação.

DOCUMENTOS RELEVANTES

Agenda da reunião (SEI nº 5606091)

Glossário de termos de capacitação da UIT revisado pelo GCBI (SEI nº 5606106)

Apresentação ITU Capacity Development Division (SEI nº  5611163)

Apresentação Américas Impactos COVID19  (SEI nº  5611183)

Apresentação Américas sobre os trabalhos futuros do GCBI (SEI nº 5611209)

Digital Skills Assessment Guidebook  (SEI nº 5611223)

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

A participação na Reunião do Grupo de Iniciativas de Construção de Capacidades (GCBI) da UIT, na qualidade de representante das Américas, juntamente com o México, foi fundamental para a discussão sobre as possibilidades e os caminhos a seguir diante do quadro de crise sanitária mundial causada pela pandemia do COVID-19.

Ademais, a reunião propiciou reflexões e análises sobre as possíveis contribuições do Grupo à CMDT-21, e, sobretudo, sobre qual foco o GCBI, juntamente com a equipe do cluster de Capacity Development da UIT, poderá priorizar nas macro ações de capacitação da União junto a seus Membros.

Importante ressaltar que a Anatel poderá usufruir de forma mais efetiva das ofertas de capacitação disponíveis nas plataformas da ITU Academy e Centros de Excelência. Para tanto, uma ação de coordenação deverá ser realizada junto à AFPE.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Andrea Mamprim Grippa, Coordenador da CBC4, em 19/06/2020, às 17:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 5604170 e o código CRC 9BFAEA24.




Referência: Processo nº 53500.008322/2020-84 SEI nº 5604170