Timbre

Relatório de Delegação nº 18/2020/CBC3/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.005850/2020-81

INTERESSADO: COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

origem

CBC 3: Normalização de Telecomunicações.

evento

Reunião da Comissão de Estudos 5 (SG 5) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T): Ambiente, Mudanças Climáticas e Economia Circular.

período e local

11/05/2020 a 20/05/2020 - Reunião por videoconferência.

delegação

Chefe de delegação (participação remota):

Thiago Barçante Teixeira Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Área Engenharia. Atua na Coordenação de Regulamentação Técnica da Gerência de Certificação e Numeração – ORCN, com foco na definição de requisitos para a avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações.

Delegado da Anatel (participação remota):

Frederico Fernandes Neves - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Área Tecnológica,  membro do Grupo Relator de Radiocomunicação 5 da CBC 2. Atua na Gerência de Espectro Órbita e Radiodifusão - ORER como coordenador de processos. 

Delegado da Anatel (participação remota):

Stevan Grubisic - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Área Tecnológica,  membro do Grupo Relator de Radiocomunicação 5 da CBC 2. Atua na Gerência de Fiscalização - FIGF como Assessor e substituto do Gerente.

Delegado da Anatel (participação remota):

Ailfran Moraes Martins - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações - Área Tecnológica,  membro do Grupo Relator de Radiocomunicação 5 da CBC 2. Atua na Unidade Operacional da Anatel no Estado do Tocantins - UO073 como Agente de Fiscalização, bem como em processos e grupos de trabalho da Superintendência de Fiscalização - SFI. Atuou na Gerência de Certificação com foco na definição de requisitos para a avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações.

introdução

Trata-se da participação da delegação brasileira na Reunião dos grupos de trabalho 1 e 2  (Working Parties 1 and 2 - WP1/5 WP2/5)  da Comissão de Estudos 5 (Study Group 5 - SG 5) – “Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Economia circular”, do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (ITU Telecommunication Standardization Sector - ITU-T).

O SG5 é responsável por estudos sobre metodologias para avaliar os efeitos da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas mudanças climáticas e publicar diretrizes para o seu uso de maneira ecologicamente correta. Sob seu mandato ambiental, o SG 5 também é responsável por estudar metodologias de projeto para reduzir os efeitos ambientais adversos das TICs e do lixo eletrônico, por exemplo, através da reciclagem de instalações e equipamentos de suporte à TIC.

Além das atividades focadas no clima, as recomendações, manuais e outras publicações da ITU-T, produzidas pelo SG 5, têm quatro objetivos principais:

Proteger equipamentos e instalações de telecomunicações contra danos e mau funcionamento devido às perturbações eletromagnéticas, como as causadas pela incidência de descargas atmosféricas. Neste campo, o SG 5 é um dos organismos de normalização mais experientes e respeitados do mundo.

Garantir a segurança de funcionários e usuários das redes contra as correntes e tensões usadas nas redes de telecomunicações.

Evitar riscos à saúde causados por campos eletromagnéticos (EMFs) produzidos por dispositivos e instalações de radiocomunicações.

Garantir uma boa qualidade de serviço (QoS) para serviços de dados de alta velocidade, fornecendo requisitos sobre as características dos cabos de cobre e sobre a coexistência de serviços fornecidos por diferentes provedores.

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS E PRINCIPAIS RESULTADOS

A reunião da Comissão de Estudos 5 (SG5), cuja agenda consta no Anexo 8.1 deste Relatório de Delegação, correu conforme programado pelo comitê organizador da UIT-T, entre os dias 11 e 20 de maio de 2020.

Devido às condições impostas pela pandemia do COVID-19 e a fim de preservar a saúde dos delegados que participariam presencialmente da reunião do SG 5 da UIT-T, as atividades para o referido evento ocorreram exclusivamente por videoconferência, com participação remota de todos os delegados.

Foram discutidas, de forma paralela, as questões Q1 a Q5 no WP1/5 e Q6 a Q9 no WP2/5. Dessa forma, considerando os temas de maior interesse da Agência, a delegação brasileira se coordenou para participar dos trabalhos desenvolvidos nas seguintes questões:

Q2/WP1 - Equipment resistibility and protective components.

Q3/WP1 - Human exposure to electromagnetic fields (EMFs) from information and communication technologies (ICTs).

Q4/WP1 - Electromagnetic compatibility (EMC) issues arising in the telecommunication environment.

Q7/WP2 - Circular economy including e-waste.

Em síntese, foram tratados os seguintes temas nas questões da comissão de estudos:

Q2/WP1: trata de requisitos de proteção de equipamentos contra interferências causadas por sobretensões e sobrecorrentes na rede de alimentação elétrica.

Ao fim das reuniões da Q2, foi aprovada uma nova recomendação, K.Eth -  Ethernet port resistibility testing for overvoltages and overcurrents, que apresenta metodologias de ensaios de resistibilidade a surtos de alta tensão e a outras interferências nas portas de comunicação Ethernet em equipamentos.

Foi feita a revisão da K.64safe - Safe working practices for outside equipment installed in particular environments, e foram realizadas melhorias nos textos dos seguintes suplementos que ainda estão em progresso de edição: K.Sup.access_trunk_networks to ITU-T-K.45 on "Technical rationale of resistibility of telecommunication equipment installed in the access and trunk networks against lightning , K.Sup.customer to ITU-T-K.21 Technical rationale of resistibility of telecommunication equipment installed in customer premises against lightning e K.Sup.telecom_centre to-ITU-T-K.20 Technical rationale of resistibility of telecommunication equipment installed in a telecommunication centre against lightning.

Foi proposta a criação de um novo item de trabalho a ser denominado K.gm - Technical rationale of resistibility of telecommunication equipment installed in a telecommunication centre against lightning.

Foram apresentadas, também, revisões às seguintes recomendações: K.50 - Safe limits for operating voltages and currents in telecommunication systems powered over the network, K.98 - Overvoltage protection guide for telecommunication equipment installed in customer premises, K.21 - Resistibility of telecommunication equipment installed in customer premises to overvoltages and overcurrents  e K.45 - Resistibility of telecommunication equipment installed in the access and trunk networks to overvoltages and overcurrents.

Todos esses itens de trabalho tratados nas reuniões da Q2 são de relevância para aprimoramento e atualização dos requisitos de segurança elétrica aplicáveis à certificação e homologação de produtos para telecomunicações, sobretudo aqueles instalados em ambiente de usuário.

O Report contendo o sumário das atividades realizadas no âmbito da Q2 constam no Anexo 8.2 deste Relatório de Delegação. 

Q3/WP1: trata de diretrizes para a proteção da população em geral e de trabalhadores quanto à exposição a campos eletromagnéticos emitidos por instalações de sistemas de TICs com base nos padrões internacionais existentes e recomendações relacionadas. Essas diretrizes devem fornecer apoio adequado aos países no estabelecimento de regulamentações e procedimentos nacionais sobre os efeitos da exposição humana a campos eletromagnéticos de radiofrequência. Dada à relevância do assunto à SOR e à SFI, a questão 3 foi plenamente acompanhada, sempre por um ou dois delegados, com destaque para os seguintes pontos:

Durante as sessões da Q3/5, foram discutidos 23 documentos de entrada (incluindo 11 contribuições).

Foram realizadas revisões de duas recomendações: ITU-T K.91 “Guidance for assessment, evaluation and monitoring of the human exposure to RF EMF” e a ITU-T K.83 “Monitoring of the electromagnetic field levels”.

Além disso, foi realizada a revisão do Suplemento K.Suppl  1 to ITU-T Recommendation K.91 “Guide on electromagnetic fields and health”.

O Apêndice IX to ITU-T Recommendation K.91 passou a compor como um novo Suplemento K.Supp.RF-underground “RF Exposure evaluation around base station installed underground”. A discussão sobre a revisão deste suplemento foi considerado como o principal assunto durante as sessões da Q3/5, dado que novas informações sobre os sistemas móveis 5G foram adicionadas e novas diretrizes da OMS/ICNIRP e IEEE foram consideradas. Os especialistas da Q3/5 concordaram em recomendar às administrações que sejam referenciadas às diretrizes da ICNIRP 2020.

Os termos de referência da Q3/5 para o próximo período da Comissão de Estudo (2021-2024) foram revisados, com acréscimo de referências a documentos informativos relativos à exposição à fontes que não sejam de radiocomunicações e que operam simultaneamente perto de instalações de radiocomunicações.

Foram preparados dois Liaison Statements (LS), um com objetivo de fornecer os principais resultados da Q3/5 à ITU-R e ITU-D e outro em resposta a LS da WP 6A, da ITU-R.

O Report contendo o sumário das atividades realizadas no âmbito da Q3 constarão do link apresentado no item 8.3 deste Relatório de Delegação. O documento não foi juntado, pois encontra-se incompleto. Entretanto, tão logo o presidente da Q3/5 atualize o documento, este estará disponível no referido link. 

Q4/WP1: trata de requisitos para avaliação da Compatibilidade Eletromagnética (EMC) de equipamentos elétricos e outros assuntos correlatos.

Foram propostas os seguintes itens de trabalho:

K.pim - Passive intermodulation test methods of array antenna systems in mobile communication systems.

K.power_emc to cover the EMC requirements of “Electromagnetic compatibility requirements for power equipment in telecommunication facilities” (including Grid interconnection equipment, Uninterruptable Power Supplies (UPS)) .

Foram propostas revisões das seguintes recomendações:

K.123  - Electromagnetic compatibility requirements for electrical equipment in telecommunication facilities.

K.34 - Classification of electromagnetic environmental conditions for telecommunication equipment - Basic EMC Recommendation.

K.136 - Electromagnetic compatibility requirements for radio telecommunication equipment.

K.137 - Electromagnetic compatibility requirements and measurement methods for wireline telecommunication network equipment.

K.suppl.5G.EMC - Impacts of Electromagnetic compatibility test methods for 5G AAS.

Todos esses itens de trabalho tratados nas reuniões da Q4 são de relevância para aprimoramento e atualização dos requisitos de compatibilidade eletromagnética aplicáveis à certificação e homologação de produtos para telecomunicações, sobretudo aqueles instalados em ambiente de usuário.

O Report contendo o sumário das atividades realizadas no âmbito da Q4 constam no Anexo 8.4 deste Relatório de Delegação. 

Q7/WP2: trata sobre temas voltados à economia circular e lixo eletrônico, no tocante à reciclagem de equipamentos de TIC para redução das toxicidades que envolvem o seu ciclo de vida e os efeitos gerados pela emissão de gases do efeito estufa (greenhouse gas - GHG).

As reuniões da Q7 foram acompanhadas quando não havia reuniões nem da Q2 e nem da Q4, dessa forma, só algumas atividades realizadas no grupo foram acompanhadas, tais como as discussões a respeito das seguintes contribuições:

Contribuição SG5-C614-R1 - Strategic approach to disposal of counterfeit mobile devices as a result of the installation of Central Equipment Identifier Register (CEIR).

Contribuição SG5-C664 - This Recommendation contains a three-step methodology to identify a product’s circularity in three dimensions.

Contribuição SG5-C678 - Proposed baseline text for a new draft Recommendation on Guidelines on the collection, pre-treatment, dismantling, valorization and final disposal of WEEE (Waste Electrical & Electronic Equipment).

Contribuição SG5-C679 - Proposed A.1 justification for a new draft Recommendation on Guidelines on the collection, pre-treatment, dismantling, valorization and final disposal of WEEE.

POSIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS

Os delegados Frederico Fernandes Neves e Stevan Grubisic, que acompanharam a Questão 3, interagiram com o presidente (chairman) da questão e com o editor, responsável pela revisão da Recomendação ITU-T K.83 “Monitoring of the electromagnetic field levels”, de maneira a atualizar a tabela contendo link relativo ao mapa de exposição a campos publicado pelo Brasil (Anatel). Por se tratar de ajuste meramente editorial, de atualização do link e das informações de contato, não houve a necessidade de formalização prévia de Proposta de Contribuição Brasileira. Destaca-se  que a revisão editorial passou também pela ciência da Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER) e da Superintendência de Fiscalização (SFI).

DOCUMENTOS RELEVANTES

Agenda das reuniões (SEI 5553131).

Report da Q2/WP1 (SEI 5553137).

Report da Q3/WP1, a ser atualizado pelo presidente da Q3/5 e disponibilizado em: https://www.itu.int/md/T17-SG05-200310-TD-GEN-1253/en

Report da Q4/WP1 (SEI 5553145).

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

Nos termos da PCD Nº 4/2020/CBC3/GC-CBC (SEI nº 5211419) e das PCDs complementares nº 19/2020/CBC3/GC-CBC (SEI 5483797) e  nº 20/2020/CBC3/GC-CBC (SEI 5512034), os delegados cumpriram com os objetivos propostos, atuando de forma estratégica nos trabalhos da Reunião da Comissão de Estudos 5 do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T), defendendo os interesses brasileiros e participando ativamente das discussões.

Neste sentido, esta coordenação emite seu parecer favorável ao Relatório de Delegação aqui apresentado.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Thiago Barcante Teixeira, Chefe de Delegação, em 08/06/2020, às 10:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ailfran Moraes Martins, Membro de Delegação, em 08/06/2020, às 11:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Frederico Fernandes Neves, Membro de Delegação, em 08/06/2020, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Stevan Grubisic, Participante, em 08/06/2020, às 12:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 5552577 e o código CRC F8D0ABC0.




Referência: Processo nº 53500.005850/2020-81 SEI nº 5552577