Timbre

Relatório de Delegação nº 29/2019/CBC3/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.021819/2019-54

INTERESSADO: COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES, GERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO E NUMERAÇÃO

INTERESSADO: COMISSÃO DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

origem

CBC 3: Comissão Brasileira de Comunicações 3.

evento

Reunião plenária da Comissão de Estudos 15 (CE 15) do Setor de Normalização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T) (SG15: Networks, Technologies and Infrastructures for Transport, Access and Home).

período e local

01/07/2019 a 12/07/2019, Genebra, Suiça.

delegação

Chefe de Delegação:

GERALDO MAGELA BENÍCIO JÚNIOR - Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações – Área Engenharia. Atua na área de certificação de produtos da Gerência de Certificação e Numeração – ORCN, com foco no processo de homologação dos certificados de conformidade técnica.

introdução

O delegado Geraldo Magela Benício Júnior participou da Reunião plenária da Comissão de Estudos 15 (CE 15) realizada em Genebra entre os dias 01 e 12 de julho de 2019.

As atividades da Comissão de Estudos 15 da ITU-T abrangem o desenvolvimento de padrões relativos às infraestruturas de redes de transporte ópticas e outras infraestruturas, sistemas, equipamentos e fibras ópticas, e compreende os padrões aplicáveis aos ambientes de usuários, infraestruturas de redes de acesso, redes metropolitanas e redes de longa distância.

ATUAÇÃO DO DELEGADO NOS TRABALHOS

Atualmente, a Comissão de Estudos 15 desenvolve seu trabalho com o foco em 16 questões, cujo escopo pode ser acessado no item 7.1 deste Relatório de Delegação. A 4ª Reunião do CE 15 lidou com mais de 750 documentos de trabalho, entre eles as 376 contribuições recebidas e em torno de 400 documentos temporários analisados. Também foram recebidos 103 documentos liasons, com informações e questionamentos de outras entidades, e que foram discutidos conjuntamente com as atividades dos subgrupos. Os documentos foram distribuídos aos Grupos de Trabalho (WP) 1, 2 e 3 em acordo com suas atribuições, de modo que o plano de trabalho das duas semanas de reuniões fosse consolidado. Desde a última reunião do CE 15, em outubro de 2018, foram aprovados pelo Processo de Aprovação Alternativo (AAP), que permite maior celeridade na tramitação de revisões em análise, mais de 55 Recomendações do SG15.

Considerando a diversidade de questões abordadas, o delegado priorizou as reuniões identificadas na Proposta de Composição de Delegação 18 (SEI nº 4214792). No entanto, não foi possível acompanhar todos os assuntos integralmente em virtude das agendas paralelas entre as questões.

No âmbito do WP1, que aborda aspectos de transporte em redes de acesso e redes domesticas, as questões atribuídas ao grupo foram Q1/15, Q2/15, Q4/15, Q15/15 e Q18/15.

Q1/15 (WP1/15) Coordination of access and home network transport standards (Coordenação de acesso e padrões de rede de transporte indoor​): Foram atualizados os documentos referentes ao sumário e ao plano de trabalho das padronizações Access Network Transport (ANT) e Home Network Transport (HNT). Também foi atualizado o documento referente às atividades de teste de conformidade e interoperabilidade (CIT) em organizações que trabalham em conjunto com o ITU-T, tais como Broadband Forum e HomeGrid Forum.​

Q2/15 (WP1/15) Optical systems for fibre access networks (Sistemas ópticos para redes de acesso por fibra): o Q2/15 foca seus estudos em sistemas de acesso ponto-a-ponto e ponto-multiponto como os da serie G-PON - Redes Ópticas Passivas Gigabit (G.984.x) e a nova geração de arquitetura PON. Estão em estudo não apenas novas recomendações mas também a revisão das atuais, com foco na inclusão de novos serviços, na melhora da interoperabilidade, em aplicações de maior largura de banda, e na extensão do alcance. 

Durante as reuniões foram aprovados os seguintes documentos com alterações referentes à Redes Ópticas Passivas (G-PON) e 40Gigabit (NGPON2): G.984.2 Rev. (G-PON PMD) – Especificação da camada física PMD (Physical-Medium-Dependent), G.988 Amd.2(OMCI) – Especificação da interface de controle e gerenciamento, G.989.2 Cor.1(NGPON2 PMD) - Especificação da camada física PMD do padrão NGPON2, G.9803 Amd1(RoF) – Sistemas de rádio sobre fibra e G.hsp.req(High Speed PON) – Nova Recomendação G.9804.1 com os requisitos do  sistema. 

Também foi aprovado o documento G.sup.5GP, que aborda o 5G no contexto PON, e foi proposto o projeto de uma nova Recomendação para rede óptica passiva ponto-multiponto 10 Gigabit (G.SuperPON).

No âmbito da revisão da Recomendação G.9806, quanto aos novos projetos, ainda não há um consenso no que diz respeito à nova topologia, ou seja, WDM-PON ou 25G-TDM-PON, 10km - 25G ou 20 km - 10G, entre outros parâmetros de operação. Em sistemas 25G, para arquiteturas WDM-PON e TDM-PON, há diferentes opiniões sobre o assunto. Há um senso que o P2P (WDM PON) faz mais sentido em 25G, alavancando a base óptica no mundo da Ethernet. A preocupação em 25G TDM PON é que a capacidade não seja suficiente para atender os serviços de mobilidade. Há várias empresas, operadoras e fornecedores, que não apoiam um 25G-TDM-PON, tais como Orange e ZTE.

Q4/15 (WP1/15) Broadband access over metallic conductors (Acesso Banda Larga em condutores metálicos​): Considerando a crescente demanda por mais velocidade de Internet, pelo lado dos usuários, e a necessidade de se aproveitar a rede já instalada, pelo lado das prestadoras, estão sendo desenvolvidas tecnologias de transmissão de sinais de alta velocidade em redes de pares metálicos. As tecnologias da família xDSL (Digital Subscriber Line) foram desenvolvidas dentro desta questão no CE 15. Atualmente, estão em desenvolvimento tecnologias como a G.fast e G.mgfast que permitirão aos usuários experimentar velocidades de transmissão da ordem de 10 Gbit/s.

Durante as reuniões foram atualizados diversos documentos para aprovação via AAP referentes os projetos de modens DSL, G.fast e G.mgfast, bem como a revisão do sumário e do plano de trabalho do Q4/15. Também foi aprovada pelo CE 15 a revisão da Recomendação G.9700, referente às especificações de densidade de potência espectral para G.fast, sendo submetida ao Processo e Aprovação Típico (TAP) em virtude da largura de faixa de operação, 212 MHz, e de sua coexistência com serviços de radiocomunicação. Vale ressaltar também que encontra-se em estudo a nova Recomendação G.9710, referente às especificações de densidade de potência espectral para MG.fast, cuja largura de faixa de operação prevista pode chegar a 848 MHz.

Q15/15 (WP1/15) Communications for smart grid​ (Comunicações para Smart Grid): Houve apenas uma reunião para discutir os planos e as atividade futuras em smart grid.

Q18/15 (WP1/15) Broadband in-premises networking​ (Rede Banda Larga Local): Foram atualizados as minutas para alteração das Recomendações da família G.hn – Rede Residencial (Home Network) e da G.hn2, evolução da família G.hn. Também foram atualizados os trabalhos sobre o projeto G.vlc – Comunicação por Luz Visível(VLC), e iniciados os trabalhos sobre G.iot (Internet das Coisas) e G.uvs (Suporte a UHD vídeo sobre G.hn).

No âmbito do WP2, que aborda aspectos de tecnologia ótica e estruturas físicas, as questões atribuídas ao grupo foram Q5/15, Q6/15, Q7/15, Q8/15, Q16/15 e Q17/15.

Q5/15 (WP2/15) Characteristics and test methods of optical fibres and cables​​ (Características e métodos de teste de fibras ópticas e cabos): 

A principal tarefa do grupo foi avançar na revisão da Recomendação G.654 (Características de fibra ótica com comprimento de onda de corte deslocado). Foram considerados 4 tópicos para discussão.

Especificação da estrutura do coeficiente de atenuação: Há divergências quanto a definição da atenuação para faixas, 1530-1612 nm e 1612-1625 nm, ou para pontos específicos, 1550 nm e 1625 nm, o que deve ser discutido até a próxima reunião. Em reunião conjunta com Q6/15, foi enfatizada a relevância da atenuação considerando a faixa de operação para especificação da interface óptica.

Especificação do valor do coeficiente de atenuação: Ainda não há um consenso quanto aos valores. As estimativas abrangem de 0,23 a 0,25 dB/km em 1530-1612 nm e de 0,30 a 0,40 dB/km em 1612-1625 nm.

Discrepância entre o comprimento de onda de corte (1530 nm) e o de operação (1527,8 nm): Considerando a forte relação do comprimento de corte com outras propriedades ópticas, foi mantido o nível mínimo do comprimento de operação em 1530 nm, ficando também acordado a elaboração de uma nota no sentido de aprimorar o entendimento das duas definições.

Informação sobre o modelamento da atenuação espectral: Será incluído na Recomendação o modelamento da atenuação espectral tendo como base contribuição apresentada e a Rec. G.652D, tendo em vista ser a fibra universalmente utilizada no mundo. O grupo Q6/15 ressaltou que o modelamento incluindo a região de 1625 nm é útil para especificar não apenas a interface óptica, mas também para uso em monitoramento e manutenção da fibra.

Também foi proposto novo item para estudo referente à revisão das Recomendações G.671 e L.400, que tratam das propriedades de emendas por fusão. A proposta também considera a fusão de diferentes tipos de fibras, como G.652.D com G.657.A e G.652.D com G.654.E. Para o grupo Q7/15, em reunião conjunta, tais revisões ocorreriam separadamente uma vez que a L.400 descreve o procedimento de emenda e avalia o splicer, assunto do Q7/15, enquanto G.671 avalia a perda ocasionada no link ótico. Já as propriedades de uma fusão entre tipos de fibra distintos seriam discutidas de modo apenas informativo, tendo em vista que diferentes aspectos, como geometria e ângulo de clivagem, podem levar a um mau alinhamento das fibras.

Q6/15 (WP2/15) Characteristics of optical systems for terrestrial transport networks​​ (Características de sistemas ópticos para redes de transporte terrestre): Foram avaliadas as contribuições técnicas sobre formatos de modulações viáveis para atingir aplicações 200G e 400G na revisão da G.698.2 (DWDM multicanal amplificado) e sobre tecnologias óticas potenciais para operação 25G e 50G suportando as futuras aplicações de transporte 5G. Como resultado das discussões sobre arquiteturas para transporte otimizado de dispositivos móveis, a reunião concordou provisoriamente em adicionar códigos de aplicações 25G às Recomendações G.698.1, G.698.2 e G.698.4, todas operando na banda C a 20 km de distância com 20 canais. Também foi acordado assumir o RS (544, 514) FEC para esses novos códigos de aplicação 25G. Como resultado desses acordos, a reunião concordou em criar 3 novos itens de trabalho para iniciar as revisões das Recomendações.

Q7/15 (WP2/15) Characteristics of optical components and subsystems (Características de componentes ópticos e sub-sistemas): A principal tarefa do grupo foi finalizar a minuta de revisão da Recomendação G.671 (Características de transmissão de componentes e subsistemas ópticos).

Q8/15 (WP2/15) Characteristics of optical fibre submarine cable systems (Características de sistemas de cabos ópticos submarinos): Foram atualizada as minutas de revisão das Recomendações G.971 (características gerais) e G.972(definição dos termos relevantes) e da nova Recomendação G.977.1 (Aplicações DWDM com repetição), referentes aos sistemas de cabos óticos submarinos. Também houve discussão sobre temas relacionados caracterização e comissionamento de cabos submarinos.

Q16/15 (WP2/15) Optical physical infrastructures (Infraestruturas físicas ópticas): Foi finalizada a minuta de nova Recomendação L.fbd (Requisitos para nós óticos passivos: Caixas de distribuição de fibra) e atualizadas as minutas de novas Recomendações L.oha (Cabos de fibra óptica para aplicações em residência) e L.osp (Cabos de fibra óptica para aplicações gerais outdoor). Também foram revisadas e excluídas antigas Recomendações de instalações de cabo serie L.

Q17/15 (WP2/15) Maintenance and operation of optical fibre cable networks (Manutenção e operação de redes de cabos ópticos): A principal tarefa do grupo foi consolidar a minuta de nova Recomendação L.tifm (Gestão de instalações de infraestrutura de telecomunicações).

No âmbito do WP3, que aborda características de redes de transporte, as questões atribuídas ao grupo foram Q10/15, Q11/15, Q12/15, Q13/15 e Q14/15.

Q10/15 (WP3/15) Interfaces, interworking, operation, administration and maintenance (OAM) and equipment specifications for packet-based transport networks​ (Interfaces, funcionamento, OAM, proteção e especificação de equipamentos para redes de transporte baseadas em pacotes): Foi aprovada a nova Recomendação G.8133 (G.mtdh) - Proteção dual-homing para MPLS-TP e dado prosseguimento aos trabalhos sobre as revisões da G8011 (Características do serviço Ethernet) e da G.8021 (Características dos equipamentos de rede de transporte Ethernet).

Q11/15 (WP3/15) Signal structures, interfaces, equipment functions, and interworking for optical transport networks (Estrutura de sinal, interfaces, funcionalidades de equipamentos e interoperabilidade para redes ópticas de transporte (OTN)): a Q11/15 foca seus estudos em especificações de novas funcionalidades, otimização do transporte de dados sobre tecnologias de taxa constante de bits, como SDH e a nova arquitetura OTN. Estrutura de sinais de transporte, adaptações para suportar sinais de clientes na nova arquitetura de transporte OTN, características de interface e supervisão de sinais de clientes também estão sob a área de responsabilidade da questão. 

Durante as reuniões, houve avanço nos trabalhos sobre G.mtn (Rede de Transporte Metropolitana), novas Recomendações G.mtn-eqpt, G.mtn-prot, sub-1Gbit/s OTN clients, interfaces OTN 25G/50G, G.8023 (Características de equipamento com camada física Ethernet e interface Flex Ethernet), FEC (código corretor de erro) e arquitetura de OTN.

Durante as discussões sobre a minuta G.ctn5g (Características de redes de transporte para suporte ao IMT-2020/5G), foram identificados 3 pontos para debate: a terminologia usada e como esta reflete a do 3GPP, a validade dos requisitos de largura de faixa e a atualização do G.ctn5g em razão dos avanços no G.mtn e G.709.25-50. Em virtude do pouco tempo na agenda de reuniões, apenas as questões de terminologia foram tratadas mas sem grandes avanços. Também houve pouco avanço nas discussões da G.Sup.5gotn (Aplicações de OTN para transporte do 5G) tendo em vista a falta de contribuições para a reunião, tendo sido considerado apenas os comentários sobre terminologia recebidos durante as atividades por correspondência. 

A recomendação G.709 define as especificações para transporte de serviços e dados em redes óticas DWDM e SDH. Na discussão da minuta de revisão G.709.25-50, que propõe as especificações da interface 25G/50G OTN, algumas questões, importantes para garantir a interoperabilidades das redes, foram debatidas e acordadas nessa reunião, tais como número de bit rates por interface, estrutura de payload, overhead, entre outros pontos. 

Q12/15 (WP3/15) Transport network architectures (Arquiteturas de redes de transporte): Foi aprovada a nova Recomendação G.807(Arquitetura de mídia óptica) e revisão da Recomendação G.872 (Arquitetura de OTN).

Q13/15 (WP3/15) Network synchronization and time distribution performance​ (Sincronização de rede e distribuição de tempo): Foram aprovadas várias alterações de Recomendação relativas a sincronização de rede (G.781 Amd1, G.8261 Rev, G.8262.1 Amd1, G.8265.1 Amd1, G.8271.1 Amd2, G.8272.1 Amd2, G.8273.2 Rev, G.8273.4, G.8275 Amd2, G.8275.1 Amd3, G.8275.2 Amd3). Também foi dado continuidade aos trabalhos relativos a transporte de fase e tempo, enhanced SyncE e Sync OAM.

Q14/15 (WP3/15) Management and control of transport systems and equipment​ (Gerenciamento e controle de equipamentos e sistemas de transporte): Aprovadas as revisões das Recomendações G.7710/Y.1701 (Requisitos comuns de função de gerenciamento de equipamentos) e da G.7712/Y.1703 (Arquitetura e especificação de rede de comunicação de dados). Também houve progresso nos estudos das Recomendações relativas à arquiteturas de redes de transporte (G.874, G.875, G.876, G.7711, G.7718, G.7719, G.7721.x, G.8052.x, e G.8152.x) e na avaliação de novos trabalhos, como G.7721.1(Requerimentos de gestão e modelo de informação para sincronização) e G.mtn-mgmt (Gerenciamento e controle para MTN). 

As questões acompanhadas com maior ênfase na CE 15 realizam estudos relevantes para os trabalhos desenvolvidos na gerência de certificação da Anatel. A participação nas reuniões dos grupos possibilita a avaliação das mudanças nos protocolos e equipamentos de forma a se ter uma atuação mais proativa no que se refere à criação e atualização de requisitos técnicos para certificação de produtos para telecomunicações, evitando assim possíveis entraves ou atrasos à inserção de novos equipamentos e tecnologias no mercado brasileiro.

Em resumo, as discussões auxiliam no desenvolvimento e atualização de padrões para fabricação e avaliação de fibras ópticas e cabos de fibra ópticas, para comunicação banda larga sobre condutores metálicos (cabos coaxiais e pares metálicos) e para equipamentos de infraestrutura para redes ópticas, como equipamentos para redes ópticas G-PON (G.984 series) e multiplexadores ópticos  (xWDM), de modo que possam vir a empregar novas tecnologias.

DOCUMENTOS RELEVANTES

Lista de questões sob estudo na CE 15 da ITU acessível em http://www.itu.int/net4/ITU-T/lists/loqr.aspx?Group=15&Period=16.

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

O Brasil participa dos trabalhos relacionados a protocolos e especificações de testes com vista à defesa dos interesses nacionais, conhecimento da experiência de outros países e cooperação com os esforços internacionais de padronização. Os assuntos discutidos nesta reunião plenária relacionam-se fortemente com os trabalhos de regulamentação desenvolvidos na Agência: aspectos referentes à elaboração de requisitos para avaliação da conformidade de equipamentos de redes (de acesso e de transporte) e questões sobre qualidade de rede.

Neste sentido, esta coordenação emite seu parecer favorável ao Relatório de Delegação aqui apresentado

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geraldo Magela Benicio Júnior, Participante, em 04/11/2019, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Davison Gonzaga da Silva, Líder do Grupo Relator, em 24/01/2020, às 09:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Nilo Pasquali, Coordenador da CBC3, em 29/01/2020, às 09:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 4829876 e o código CRC BC64C8B4.




Referência: Processo nº 53500.021819/2019-54 SEI nº 4829876