Timbre

Relatório de Delegação nº 21/2020/CBC2/GC-CBC

PROCESSO Nº 53500.044214/2020-75

INTERESSADO: COMISSÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÕES 2 (CBC2)

origem

CBC 2: Radiocomunicações.

evento

Webinar “Simulation of Wireless Networks in Spectrum Engineering and Regulation”.

período e local

2 de Outubro de 2020, participação virtual.

delegação

Chefe de delegação:

AGOSTINHO LINHARES DE SOUZA FILHO – Gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão (ORER) da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR), Coordenador da Comissão Brasileira de Comunicações 2 (CBC-2).

introdução

Simulation of Wireless Networks Webinar, organizado pela equipe da Access Partnership, contou com a participação de especialistas do governo e da indústria de todo o mundo, e abordou as decisões regulatórias nacionais e internacionais a partir de resultados de simulações, além de tratar os impactos dessas decisões na sociedade e na indústria.

ATUAÇÃO DOS DELEGADOS NOS TRABALHOS

AGOSTINHO LINHARES DE SOUZA FILHO participou como palestrante no Webinar “Simulation of Wireless Networks in Spectrum Engineering and Regulation”.

RELATÓRIO DA REUNIÃO

O servidor destacou a perspectiva do regulador e se concentrou nos benefícios regulatórios que surgem do uso de ferramentas de simulação. Exemplos de decisões regulatórias nacionais e internacionais com base em resultados simulados foram fornecidos e o impacto dessas decisões na sociedade e na indústria será discutido. O servidor também comentou sobre a eficácia do uso de ferramentas de simulação para criar regulação do espectro, destacando como os resultados simulados representam ou se desviam do que é observado na vida real.

Adicionalmente o vídeo do painel está disponível em: http://info.accesspartnership.com/en-gb/webinar-recording-simulation-of-wireless-networks-in-spectrum-engineering-and-regulation

POSIÇÕES E CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS

A atuação deu-se acompanhando algumas apresentações e discussões nos painéis e na coleta de todas as informações disponíveis na área virtual do evento.

ATIVIDADES DECORRENTES

No que se refere aos temas apresentados, a continuidade de participação em eventos internacionais de gestão do espectro, especialmente naqueles relativos a temas da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23) deve ser continuada, de forma a manter a atualização dos conhecimentos dos servidores da agência. E ferramentas de simulação computacional serão essenciais no auxílio de decisões futuras.

PARECER DO(S) COORDENADOR(ES)

A atuação da delegação brasileira na Reunião se deu em conformidade com a Proposta de Composição de Delegação.

Desta forma, esta Coordenação posiciona-se favoravelmente à aprovação do presente relatório de delegação, enfatizando a necessidade de prosseguimento nos trabalhos relacionados a participação em eventos internacionais de gestão do espectro, especialmente naqueles relativos a temas da Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2023 (WRC-23).


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Agostinho Linhares de Souza Filho, Coordenador da CBC2, em 14/10/2020, às 15:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 6076038 e o código CRC D9B74006.




Referência: Processo nº 53500.044214/2020-75 SEI nº 6076038