Boletim de Serviço Eletrônico em 28/01/2020

  

  

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

  

Ato nº 7206, de 14 de novembro de 2019

O SUPERINTENDENTE DE OUTORGA E RECURSOS À PRESTAÇÃO - ANATEL, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria n.º 419, de 24 de maio de 2013, e

CONSIDERANDO a competência dada pelos Incisos XIII e XIV do Art. 19 da Lei n.º 9.472, de 1997 – Lei Geral de Telecomunicações;

CONSIDERANDO o Inciso II do Art. 9º do Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações, aprovado pela Resolução n.º 242, de 30 de novembro de 2000;

CONSIDERANDO o Art. 1º da Portaria n.º 419,  de 24 de maio de 2013; e

CONSIDERANDO o constante dos autos do processo n.º 53500.067849/2017-45,

RESOLVE:

Art. 1º  Alterar os requisitos técnicos para avaliação da conformidade de Caixa Terminal Óptica Subterrânea, conforme o Anexo I do presente Ato.

Art. 2º  Este Ato entra em vigor na data de publicação no Boletim de Serviços Eletrônico da Anatel.

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vinicius Oliveira Caram Guimarães, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, em 26/11/2019, às 14:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 23, inciso II, da Portaria nº 912/2017 da Anatel.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida em http://www.anatel.gov.br/autenticidade, informando o código verificador 4893960 e o código CRC 3AEE338F.



 

ANEXO I

 

REQUISITOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE CAIXA TERMINAL ÓPTICA SUBTERRÂNEA

 

OBJETIVO

Este documento tem por objetivo estabelecer os requisitos técnicos para certificação de Caixa Terminal Óptica Subterrânea.

REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações, aprovado pela Resolução n.º 242, de 30 de novembro de 2000.

Norma para Certificação de Produtos para Telecomunicações, aprovada pela Resolução n.º 323, de 07 de novembro de 2002.

DEFINIÇÕES

Para os efeitos deste documento, são adotadas as seguintes definições:

Caixa Terminal Óptica Aérea: utilizada na rede óptica de distribuição, tem como função principal realizar a interconexão entre as fibras ópticas do cabo óptico de distribuição com os cabos ópticos de acesso aos assinantes (drop). Como funções secundárias, pode permitir a realização de emendas, derivações e conectorização de fibras dos cabos de distribuição de baixa capacidade no segmento final da rede.

Caixa Terminal Óptica Aérea Selada: é a caixa na qual o ambiente interno à mesma é vedado em relação ao ambiente externo.

Caixa terminal óptica Aérea Ventilada: é a caixa na qual o ambiente interno à mesma não é vedado em relação ao ambiente externo.

Caixa Terminal Óptica Subterrânea: utilizada na rede óptica de distribuição, tem como função principal realizar a interconexão entre as fibras ópticas do cabo óptico de distribuição com os cabos ópticos de acesso aos assinantes (drop). Como funções secundárias, pode permitir a realização de emendas, derivações e conectorização de fibras dos cabos de distribuição de baixa capacidade no segmento final da rede.

PRÉ-REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO

Quando utilizados cabos ópticos, divisores ópticos passivos, conectores, adaptadores ópticos convencionais ou adaptadores ópticos reforçados na montagem da caixa terminal óptica subterrânea, os mesmos devem estar certificados pela ANATEL.

Critério para certificação de caixas terminais ópticas:

Caixa terminal óptica aérea: Atender aos requisitos específicos.

Caixa terminal óptica subterrânea: Atender aos requisitos específicos.

Caixa terminal óptica aérea e subterrânea: Atender aos requisitos específicos da caixa terminal óptica subterrânea e ao requisito de intemperismo da caixa terminal óptica aérea.

Corpos-de-prova

A preparação dos corpos-de-prova deve ser executada pelo interessado, nas dependências do laboratório de ensaios, sob supervisão do mesmo, conforme o manual de montagem, instalação, operação e manutenção.

Quando não definido no ensaio específico, o corpo-de-prova é definido como uma caixa terminal óptica subterrânea montada, utilizando cabos com comprimentos suficientes para a execução dos ensaios.

Os ensaios devem ser realizados sequencialmente dentro de cada grupo, conforme Tabela I:

Tabela 1: Grupos para realização de ensaios.

Ensaio

Corpos-de-Prova

GRUPO I

Exame visual

Todos (4)

GRUPO II

Exposição à névoa salina

1

GRUPO III

Verificação de hermeticidade inicial

(3)

GRUPO IV

Resistência ao ataque químico

1

Impacto

GRUPO V

Flexão

1

Torção

Tração

Compressão

Impacto

Imersão em água

GRUPO VI

Variação de atenuação após acomodação da fibra no estojo

1

Variação de temperatura

Vibração

O corpo-de-prova para o ensaio do Grupo I é definido como sendo a caixa terminal óptica subterrânea completa na sua condição de fornecimento.

O corpo-de-prova para o ensaio do Grupo II é definido como sendo a caixa terminal óptica subterrânea completa na sua condição de fornecimento, incluindo os acessórios de fixação para cada condição de aplicação.

Os corpos-de-prova para os ensaios dos Grupos III, IV e V são definidos como sendo as caixas terminais, montadas com cabos ópticos, utilizando o cabo principal na capacidade máxima (diâmetro externo máximo para o cabo) e 3 cabos drop.

O corpo-de-prova para o ensaio do grupo VI é definido como sendo a caixa terminal óptica subterrânea, montada com cabos ópticos monomodo, utilizando o cabo principal na capacidade máxima de fibras e com todos os cabos drop conectados ou emendados. A quantidade de estojos deve ser aquela correspondente à capacidade máxima da caixa terminal óptica subterrânea, sendo que todas as emendas devem estar agrupadas em apenas um estojo, ou em quantos forem necessários.

Quando forem utilizados conectores ópticos na preparação dos corpos-de-prova, os mesmos deverão atender à Classe III de perda por inserção.

REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO

Monitoramento da variação de atenuação óptica

O monitoramento da variação de atenuação do sinal óptico pode ser realizado através do método de medição direta, utilizando fonte e medidor de potência ou através de um reflectômetro óptico no domínio do tempo (OTDR), conforme a IEC 61300-3-3.

As medições devem ser efetuadas no comprimento de onda de 1550 nm ± 20 nm.

Exame visual

Todas as partes e componentes do caixa terminal óptica subterrânea pré-terminadas devem estar isentas de rebarbas, trincas, empenamentos, quebras e descolorações visíveis a olho nu, ou quaisquer outras imperfeições capazes de comprometer a aparência do produto. Os componentes metálicos devem estar isentos de corrosão e livres de depósito de qualquer outro material.

Os procedimentos de ensaios são os descritos na seguinte norma:

IEC 61300-3-1 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 3-1: Examinations and measurements - Visual examination.

Exposição à névoa salina

Quando submetida a 360 h de exposição à névoa salina a caixa terminal óptica subterrânea, seu corpo e demais partes metálicas, incluindo acessórios de fixação, não devem apresentar:

Para aço zincado ou niquelado – Mais de 5% da superfície com corrosão vermelha;

Para cobre e suas ligas – Corrosão verde.

Para aço inox e ligas de alumínio – Corrosão por Pitting (furo).

Metal revestido com cromo e níquel – Corrosão vermelha.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-26 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-26: Tests - Salt mist.

Verificação de hermeticidade

Quando submetida ao ensaio para o segundo numeral característico 7, segundo a ABNT NBR IEC 60529, a caixa terminal óptica subterrânea não deve evidenciar a entrada de água no seu interior após 30 min quando submersa em água. A presença de água fluorescente tingida no interior da caixa terminal óptica subterrânea deve constituir falha.

A verificação da hermeticidade dos corpos-de-prova consiste em:

Imergir o corpo-de-prova em um tanque com água com altura suficiente para cobri-lo com, pelo menos, 0,15 m de água, deixando as extremidades dos cabos para fora da água;

A água a ser utilizada deve ser tingida com fluoresceína sódica, estando a concentração da mistura na faixa de 0,01 % a 0,1 %;

Após 30 min a caixa terminal óptica subterrânea deve ser retirada e cuidadosamente enxugada.

Estando externamente seca, a caixa terminal óptica subterrânea deve ser aberta e examinada internamente com fonte de luz ultravioleta, e verificada a possível contaminação fluorescente, o que revelará a penetração de água.

Os procedimentos de ensaios são os descritos na seguinte norma:

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Resistência ao ataque químico

A caixa terminal, quando exposta durante 168 h ao ataque de isoctano/tolueno (70/30), não deve apresentar:

Deformações superiores a 5 % nas suas dimensões características;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

NBR 14411 - Conjunto de emenda subterrâneo para cabos para cabos ópticos - Resistência ao ataque químico - Método de ensaio.

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Impacto

Quando submetida a um impacto de uma esfera maciça de aço de 1 kg numa altura de 1 m, a caixa terminal óptica subterrânea não deve apresentar:

Deformação permanente maior que 5 % nas suas dimensões características;

Fratura ou qualquer alteração na sua integridade física e estrutural;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

Os procedimentos de ensaios são os descritos na seguinte norma:

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Flexão

Quando aplicados 2 ciclos de flexão em cada cabo, com ângulo variando de -30° a +30° em relação a sua posição normal, em cada um dos dois eixos mutuamente perpendiculares, a caixa terminal óptica subterrânea não deve apresentar:

Sinais de deslocamento longitudinal em cada cabo;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

O ensaio deve ser realizado nas seguintes condições:

Cargas para aplicação nos cabos:

Cabo principal: quando o cabo principal for um cabo drop, usar 100 N de carga. Nos demais casos, a carga a ser aplicada será de 440 N;  e

Cabos drop: 100 N.

Duração do ciclo: 10 min, com tempo de permanência de 5 min nos ângulos de -30° e +30°.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-37 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-37: Tests - Cable bending for fibre optic closures.

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Torção

Quando aplicados 2 ciclos de torção em cada cabo, com ângulo variando de -90° a +90° em relação a sua posição normal, a caixa terminal óptica subterrânea não deve apresentar:

Sinais de deslocamento longitudinal em cada cabo;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

O ensaio deve ser realizado nas seguintes condições:

Cargas para aplicação nos cabos: Conforme tabela 2 (IEC 61300-2-5);

Distância de torção: 400 mm do da entrada do cabo na caixa terminal;

Duração do ciclo: 10 min, com tempo de permanência de 5 min nos ângulos de -90° e +90°.

Tabela 2: Carga de tensionamento (IEC 61300-2-5)

Diâmetro nominal do cabo [mm]

Carga recomendada [N]

≤2,5

15

de 2,6 até 4,0

25

de 4,1 até 6,0

40

de 6,1 até 9,0

45

de 9,1 até 13,0

50

de 13,1 até 18,0

55

Nota: A carga recomendada para os cabos de secção não circular dependerá da maior dimensão axial do cabo. As cargas devem ser aplicadas de acordo com os valores apresentados.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-5 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-5: Tests - Torsion.

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Tração

Quando submetida a uma carga axial aplicada em cada cabo, a caixa terminal óptica subterrânea não deve apresentar:

Sinais de deslocamento longitudinal em cada cabo;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

O ensaio deve ser realizado nas seguintes condições:

Cargas a serem aplicadas nos cabos:

Cabo principal: quando o cabo principal for um cabo drop, usar 100 N de carga. Nos demais casos, a carga a ser aplicada será de 440 N; e

Cabo drop: 100 N.

Tempo de aplicação da carga: 2 h em cada cabo.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-4 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-4: Tests - Fibre/cable retention.

NBR 14412 - Conjunto de emenda para cabos ópticos aéreo e subterrâneo - Tração - Método de ensaio.

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Compressão

Quando aplicada uma carga de 1.000 N com uma placa circular de 100 mm de diâmetro sobre a face principal, durante 10 min, a caixa terminal óptica subterrânea não deve apresentar:

Deformação permanente maior que 10 % nas suas dimensões características;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-10 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-10: Tests - Crush resistance.

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Imersão em água

Quando submetida ao ensaio para o segundo numeral característico 8, segundo a ABNT NBR IEC 60529, a caixa terminal óptica subterrânea não deve evidenciar a entrada de água no seu interior após 7 dias quando submersa a 0,6 m de coluna de água. A presença de água fluorescente tingida no interior da caixa terminal óptica subterrânea deve constituir falha.

O ensaio deve ser realizado nas seguintes condições:

A caixa terminal óptica subterrânea deve ser submetida a uma pressão hidrostática de 0,6 m de coluna d’água, durante 7 dias;

A água a ser utilizada deve ser tingida com fluoresceína sódica, estando a concentração da mistura na faixa de 0,01 % a 0,1 %;

Após 7 dias a caixa terminal óptica subterrânea deve ser retirada e cuidadosamente enxugada;

Estando externamente seca, a caixa terminal óptica subterrânea deve ser aberta e examinada internamente com fonte de luz ultravioleta, e verificada a possível contaminação fluorescente, o que revelará a penetração de água.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-25 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-25: Tests - Sealing endurance for closures.

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Variação da atenuação após acomodação da fibra no estojo

Quando montadas as fibras ópticas no interior do estojo, utilizando sua capacidade máxima, com os procedimentos definidos pelo fabricante na documentação do produto, não deve ocorrer variação na atenuação da fibra maior do que 0,1 dB, para cada fibra individualmente.

Este ensaio não é aplicável a caixas terminais ópticas pré-terminadas (com coto e sem estojos para execução de emendas).

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-3-3 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 3-3: Examinations and measurements - Active monitoring of changes in attenuation and return loss.

Variação de temperatura

Quando submetida a 28 ciclos de temperatura de 6 h cada, com uma reentrada a cada 7 ciclos (quando aplicável), a caixa terminal óptica subterrânea não deve apresentar:

Variação de atenuação > 0,5 dB durante o ensaio e > 0,2 dB após o ensaio, para cada fibra individualmente;

Deformações maiores do que 5 % nas suas dimensões características;

Qualquer dano ou deformação no sistema de fechamento;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

O ensaio deve ser realizado nas seguintes condições:

Condicionamento:

Recuperação: 2 h a 25°C;

A atenuação deve ser medida, pelo menos, a cada 10 minutos.

Figura 1: Ciclo de temperatura

Após o 7º, 14º e o 21º ciclos, a caixa terminal deve permanecer durante 2 h a 25°C e em seguida deve ser realizada a operação de re-entrada.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-22 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-22: Tests - Change of temperature.

IEC 61300-3-3 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 3-3: Examinations and measurements - Active monitoring of changes in attenuation and return loss.

ABNT NBR IEC 60529 - Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (código IP).

Vibração

Quando submetida ao ensaio de vibração, a caixa terminal óptica subterrânea não deve apresentar:

Variação de atenuação maior que 0,1 dB, para cada fibra individualmente;

Desacomodação dos componentes internos que possa ter ocorrido, proveniente de qualquer deficiência de fixação;

Sinais de penetração de água, quando submetida à verificação de hermeticidade.

O ensaio deve ser realizado nas seguintes condições:

Frequência: 5 Hz a 500 Hz;

Velocidade: 1 oct/min;

Número de ciclos: 10 ciclos por eixo;

Amplitude: 3,5 mm abaixo de 9 Hz;

Aceleração: 9,8 m/s2 acima de 9 Hz.

Os procedimentos de ensaios são os descritos nas seguintes normas:

IEC 61300-2-1 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 2-1: Tests - Vibration (sinusoidal).

IEC 61300-3-3 - Fibre optic interconnecting devices and passive components - Basic test and measurement procedures - Part 3-3: Examinations and measurements - Active monitoring of changes in attenuation and return loss.


Referência: Processo nº 53500.019850/2019-25 SEI nº 4893960